Leitura é essência

Ler é considerado uma habilidade fundamental para a formação dos seres humanos. A leitura de folhetos, jornais, revistas, livros, textos em geral, é de extrema importância nos dias de hoje, não importando o sexo, a idade, situação econômica ou classe social e país de origem.

Mais importante que saber escrever, a leitura é essencial. Seja a leitura em busca de informações ou de consulta (jornais e revistas em geral), de reflexão (obras filosóficas ou literárias, teses, etc.), de distração (o pequeno livro de bolso usado como passatempo), ou até as leituras comuns a todos (placas de aviso, de sinalização, orientação ou instrução, banners, cartazes, propagandas...).

Leitura é aprendizado. A criança que, desde pequena, está acostumada a ler, adquire uma facilidade enorme em aprender tanto as matérias da escola quanto de outros aspectos da vida, pois tem sua imaginação estimulada, aprende a interpretar diversos tipos de textos, adquire conhecimento de palavras novas, consegue criar seu próprio texto com muito mais facilidade, aprende a criticar e ter a sua opinião formada...

Utilizada também como um dos principais meios de prevenção para a enfermidade conhecida como Mal de Alzheimer, que atinge grande parte dos idosos do mundo inteiro, a leitura estimula as células do cérebro e do Sistema Nervoso, melhorando assim o conhecimento e a memória.

Além disso, ler faz parte dos aspectos socioeconômicos dos países. Os programas do governo que estimulam a alfabetização de pessoas de qualquer idade têm melhorado a qualidade de vida e a educação de jovens e mais velhos, e, consequentemente, melhorado o nível de desenvolvimento do país.

Insubstituível e indispensável, ler faz um grande diferencial na vida das pessoas. Sendo uma forma de aquisição de conhecimentos, de entretenimento, lazer e prazer e de enriquecimento cultural, sempre devemos tê-la presente em nossas vidas, pois, a pessoa que não gosta, não quer ou não sabe ler está infinitamente atrasada em diversos aspectos em relação às outras.