POR UM MUNDO MELHOR

Ainda estarrece-me o rugir dos pequenos tigres escondidos por detrás do poderio dos seus exércitos , construídos na maioria das vezes, com a miséria dos seus povos, bramindo suas vozes cada vez mais ameaçadoras, afim de demonstrar ao mundo o quanto pode os seus delírios de poder. Refiro-me aos ditadores e o caso mais recente é o da Coréia do Norte Kim Jong il. Que acaba de lançar seu foguete balistico de alcance intercontinental.

Quantas vezes a história já mostrou que, o que está por trás do desvario de loucos,como ele, nunca foi a busca do progresso para seus povos, nem o direito do seu país de se armar, de defender seus territórios contra o imperialismo externo, ou de desenvolver suas próprias tecnologias, mas ao contrário, visou e visa tão somente dar vazão as suas ambições desmedidas, seu egocentrismo enfermo e as sua visão messiânica. Esposar as teses destes fanáticos para alimentar nossos ressentimentos e ódios contra o imperialismo ianque ou a qualquer outro ranço ideológico ou religioso é uma aleivosia equivale a dar um cheque em branco a um lunático.

Lembro que intelectuais do partido nacionalista Alemão do porte de um Richard Wagner, o músico que compôs entre outos clássicos, "O Rapto das Valquirias", deu apoio irrestrito às loucuras do discurso ufano-insano-nacionalista de Hitler incitando os alemães e o mundo a aceitar seu discurso incinerante, que impunham valores duvidosos que rompiam com os direitos humanos baseados num ódio crepuscular contra os judeus e desrepeito às mínimas leis da vida, afim de se construir um estado alemão puro que deveria durar mil anos. Não durou nem dez.

Foi destruído e como sabemos, causou, a maior catástrofe humanitária que a história já registrou.

O que pergunto àqueles que tentam justificar as atitudes do megalômano da Coréia do Norte é porque construir foguetes e arsenais atômicos na Coréia? O que pensa em conseguir Jong il num cenário tão belicoso como a peninsula asiatica em que se encontra? Destruir os EUA? Renascer o já defunto e decomposto sonho comunista? Desbalançear o equilíbrio precário de terror em que o mundo já balança? Ou alguém acredita que o presidente Coreano do Norte, pretende apenas desenvolver tecnologias nucleares para fins pacíficos? Faça-me o favor!!

A tese de que os EUA tem arsenal atômico, então, logo, todos tem o direito de desenvolvê-lo é o mesmo que pedir para que se chova gasolina e o que todos deveríamos fazer doravante seria apenas manusear o fogo com mais cuidado.

A luta é outra. A solução está na distensão. Devemos lutar para que os espíritos sejam desarmados, para que amanhã não seja necessário construir arsenais atômicos e que possamos viver em paz e assim possamos ter uma paz duradoura e os arsenais nucleares hoje existentes e capazes de destruir nosso planeta milhares de vezes, deixem de fazer qualquer sentido e que portanto, sejam destruídos, por iniciativa dos próprios países.

Olha, tempos atrás, todas as nações guerreavam uma com as outras por qualquer razão, como à pouco ainda faziam as tribos na África e das florestas. Aos poucos conseguimos uma relativa paz e prosperidade com base no diálogo, no entendimento, no progresso da ciência, do desenvolvimento das idéias e no desenvolvimento dos valores humanos. A tese do toma-lá-da-cá, a lógica do cowboy, tem de ser superada. Afinal o mundo precisa de paz e progresso e o debate das idéias é melhor caminho para superarmos as diferenças.

Celio Govedice
Enviado por Celio Govedice em 05/04/2009
Reeditado em 22/04/2023
Código do texto: T1524194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.