Alimentação saudável para uma infância sadia

13/04/2009

Rio de Janeiro/RJ — No dia-a-dia dos alunos do Centro Educacional, Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade (LBV), no Rio de Janeiro, além das atividades pedagógicas, há diversas brincadeiras, esporte e lazer.

Para ter tanto fôlego, as crianças recebem quatro refeições diárias, com uma dieta rica em nutrientes e balanceada. O alimento é fonte de energia, e com a alimentação balanceada os alunos produzem energia para se desenvolverem e terem disposição para estudar e brincar. Mas a brincadeira pode ficar séria se a criança apresentar alguma deficiência nutricional ou obesidade infantil.

Para isso, a Instituição conta com o trabalho da nutricionista Rita de Cássia, que cuida pessoalmente do cardápio e do controle da saúde dos pequenos: "Quando uma criança recebe, desde que ela nasce, uma alimentação necessária para desenvolver todo o seu potencial, ela consegue adquirir todas suas potencialidades intelectuais, físicas, motoras, emocionais de uma maneira percentualmente favorável. As crianças que atendemos na LBV vêm de comunidades de alto risco social, elas não têm acesso à uma alimentação adequada. A preocupação da Instituição é justamente essa, oferecer a todas as crianças atendidas, de todas as faixas etárias, uma alimentação adequada", conta.

Foto: Vivian Ribeiro Desde o maternal as crianças aprendem que alimentar-se bem é uma questão de saúde. O pequeno Renan, de 3 anos, comprova: "Tenho de comer bem para ficar forte, inteligente e crescer, se não comer a criança vai ficar no hospital".

Além do alimento do corpo, necessário para o bom desenvolvimento físico do aluno, a escola também se preocupa com o alimento espiritual, imprescindível para a boa formação moral da criança. A cada refeição, as crianças fazem uma Prece Ecumênica agradecendo o pão de cada dia.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! No Rio de Janeiro, o Centro Educacional, Cultural e Comunitário José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3.059 — Del Castilho. Para outras informações, ligue: (21) 2501-0247.