A TRAGETÓRIA DOS PRIMEIROS LÍDERES MORMONS MAÇONS

Joseph Smith Junior Precursor do Evangelho Restaurado, tradutor do Livro de mórmon, profeta, vidente e revelador. Também serviu em várias atividades seculares, por exemplo, como Tenente Geral da Legião de Nauvoo, Prefeito de Nauvoo, etc. Joseph Smith foi apresentado à augusta ordem por Mestre Abraham Jonas, sendo iniciado como um Aprendiz no dia 15 de março de 1842 e, no dia seguinte foi elevado nos Graus da Arte Real. Ele foi martirizado em uma Prisão de Cartago no dia 27 de junho de 1844.

Hyrum Smith, irmão do profeta, serviu como patriarca da Igreja depois da morte do pai deles, Joseph Smith Sr., que também era Maçom. Hyrum era filiado da Loja Monte Moriah em Palmyra, Município de Ontário -NY. Depois ele veio a servir como Venerável Mestre, quando fundou em 1841 a Loja Worshipful onde serviu novamente como Venerável Mestre de 10 de novembro de 1842 a 27 de junho de 1844 encerrando sua trajetória quando assassinado em Cartago, ao lado de seu irmão, O Profeta.

Sidney Rigdon era um pastor de Cambellite que se converteu a Igreja, Rigdon serviu na Primeira Presidência da igreja como conselheiro de Joseph Smith. Ele também foi iniciado na maçonaria por Mestre Abraham Jonas, foi elevado e exaltado com Smith na mesma data. Rigdon continuou sua escalada maçônica mesmo depois da crise causada pela morte do profeta, e da divisão dos santos em grupos religiosos. Rigdon, de acordo com o filho dele, Wickliffe (e vários registros), foi um Maçom ativo até o fim de sua vida. Ele ajudou a levantar colunas da Loja Maçônica “A Amizade”, em 18 de junho de 1851. Após sua morte foi enterrado segundo os Ritos maçônicos administrados pela Loja Allegheny.

Brigham Young era membro do Quorum dos Doze Apóstolos, foi iniciado quando Joseph Smith ainda estava vivo. Young foi iniciado nos mistérios da Franco maçonaria na Loja de Nauvoo, em 4/7/1842, foi elevado em 4/8/1842 e exaltado em 4/9/1842. De acordo com os registros oficiais da Loja, Joseph Smith estava presente aos 1º e 3º destes graus, Young conduziu seus seguidores na jornada de Nauvoo para o Grande Vale de Lago Salgado em Utah depois do assassinato do Profeta e lá serviu como o segundo presidente da Igreja. Young ficou conhecido por usar um alfinete maçônico na camisa pelo resto de sua vida. Este alfinete foi editado (retirado) de todas as imagens oficiais de Brigham Young. Excetuando-se os registros fotográficos maçônicos e de outros proprietários.

Willard Richards era um Apóstolo, e Historiador da Igreja, e secretário pessoal de Joseph Smith. Ele estava presente na Prisão de Cartago quando foram assassinados o Profeta e o irmão dele. Richards foi iniciado, elevado e exaltado ao mesmo tempo em que Brigham Young e na mesma Loja de Nauvoo.

Heber C. Kimball era um novo convertido à Igreja que se tornou um membro do Primeiro Quorum dos Doze Apóstolos sob a direção de Joseph Smith e também foi conselheiro de Brigham Young. Kimball foi iniciado em Winner, Município de Ontário, NY em 1825. Ele foi preparado para o Capítulo do Arco Real em Canadigua, NY em 1826, não sendo concretizado devido o sentimento Antimaçônico estimulado pelo caso Morgan que ocasionou o fechamento da maioria das Lojas naquela região do país. Kimball desenvolveu várias funções na Loja de Nauvoo.

Newel K. Whitney era um comerciante próspero que se uniu a Igreja no inicio de 1830. Ele foi ordenado um Bispo por Joseph Smith para presidir sobre os Santos de Ohio e os Estados Orientais. Whitney foi iniciado na Loja Orbe, em Painesville, Ohio. Ele serviu depois como Tesoureiro da Loja de Nauvoo quando levantado suas colunas.

John Taylor também era um membro do Quorum dos Doze Apóstolos, e supervisionado por Joseph Smith foi iniciado na Loja de Nauvoo. Ele sucedeu Brigham Young na presidência da Igreja.

Parley P. Pratt, um novo convertido à Igreja (1830) serviu como um Presidente de Missão no Missouri e depois como um Apóstolo. Ele cumpriu várias missões para a igreja, Pratt também era o editor do Estrela Milenar, um jornal mórmon. Ele foi iniciado na Loja de Nauvoo em 7/10/1843, Elevado 7/13/1843 e Exaltado 7/30/1844.

Wilford Woodruff outro Apóstolo que sob a surpevisão de Joseph Smith recebeu os graus maçônicos na Loja de Nauvoo. Woodruff foi o quarto presidente da Igreja.

Lorenzo Snow que Como Taylor & Woodruf, também era um Apóstolo que sob a supervisão de Joseph Smith foi iniciado também na Loja de Nauvoo e mais tarde veio a se tornar o quinto presidente da Igreja.

Orson Hyde outro Apóstolo e que logo após sua conversão assumiu funções proeminentes na Igreja. Ele serviu várias missões para a igreja, dedicou a Terra Santa para o ajuntamento final de Israel. Hyde recebeu os 1º e 2º graus da Maçonaria na Loja de Orbe nº 10 em Painesville, Ohio. Ele foi exaltado ao grau sublime de um Mestre Maçom na Loja de Nauvoo no dia 18 de janeiro de 1843.

Orin Caring Rockwell era um novo converso da igreja e era um amigo pessoal de Joseph Smith. Acredita-se que ele era um dos donos do Jornal Danites no Missouri,. Rockwell foi acusado da tentativa de assassinato de Lilburn W. Boggs, Governador do Missouri que tinha emitido a "Ordem de Extermínio" contra os mórmons. Ele passou 9 meses na prisão por causa desta acusação. Rockwell se tornou um Maçom na Loja de Nauvoo em 3/9/1844.

William Clayton um convertido inglês que migrou para Nauvoo em 1840, veio a tornase um dos secretários pessoais e confidentes de Joseph Smith. Ele foi um dos primeiro a adotar o casamento plural. Antes da morte de Joseph Smith. Ele foi iniciado na Maçonaria na Loja de Nauvoo em abril de 1842. Ele era muito meticuloso, e em seu diário escreveu e preservou uma riqueza grandiosa de informações importantes relativas aos primeiros rituais mórmon, prática, e convicção como também os detalhes do dia a dia da vida em Nauvoo. Ele estava entre os Santos que se deslocaram para o Oeste, liderados por Brigham Young e o Conselho dos Doze.

George Miller se converteu ao mormonismo em 1839. Ele foi chamado para substituir Edward Partridge como Bispo, e Don Carlos Smith como presidente dos Sacerdotes em Nauvoo. Bispo Miller tornou-se Maçom em Albemarle, Milton Country, VA. De acordo com os registros daquela Loja, Miller foi iniciado como um Aprendiz em 11/13/1819, passando ao grau da Arte Real na mesma categoria em 12/20/1819, e exaltado ao grau sublime de um Mestre Maçom em 12/22/1819. Ele foi Venerável Mestre da Loja de Nauvoo. Miller era um dos membros originais da "Ordem Sacra" de Joseph Smith e também membro do "Conselho dos Cinqüenta”. Depois da morte de Joseph Smith, Miller teve desentendimentos com Brigham Young e outros que tinham assumido a liderança da Igreja e eventualmente afastou-se da Igreja.