UM NOVO CAMINHO PARA PIRITUBA

O distrito de Pirituba, em Vitória de Santo Antão, recebe pela primeira vez na sua história a visita de um Governador. Visita essa que vem transformar em realidade um sonho acalentado durante longo tempo por milhares de pequenos produtores rurais da região.

Na tarde do sábado 15 do mês corrente, acompanhado pelos deputados André de Paula, Elias Lira, Henrique Queiroz e outras autoridades do Estado e lideranças comunitárias da região, o governador Mendonça Filho se fez presente no distrito de Pirituba, com a incumbência de autorizar, a abertura de licitação para execução da obra de pavimentação de 10 quilômetros de estrada, que liga o distrito ao centro urbano de Vitória de Santo Antão o que o fez numa solenidade simples, ao ar livre.
O distrito de Pirituba é formado por pequenos sítios que têm como principal atividade econômica agricultura familiar, onde produzem basicamente milho, feijão, mandioca, coco, banana, hortaliças e limão a pecuária e a agricultura. Toda produção desse distrito é comercializada nos Municípios de Vitória e do Recife. A estrada que liga esse importante distrito a Vitória de Santo Antão, por onde trafegam diariamente cerca de 500 veículos, é a principal via de acesso da população dessas comunidades aos principais serviços públicos disponíveis, especialmente os de saúde e de educação.
A obra, fruto de indicação e reiterados apelos do deputado Elias Lira e que contou com o apoio do deputado André de Paula, custará aos cofres do Estado a importância de R$ 5.845.459,23 e vem beneficiar as comunidades de Caiçara II, Jardim Brasil, Chã de Serraria, Lagoa dos Cabaços, Cipoal, Ameixeiras, Pandeiro, Valado, Jenipapo, Serraria, Gameleira, Pinga-Fogo, Várzea Grande, Chã do Paiva, Mosquito, Boto, Lagoa de Pedra, Água Branca, Terra Preta, Lagoa Queimada, Munguba, Grotão, Oiteiro Grande, Pitombeiras, Pirituba, Campina Nova, Ossos, Ladeira Vermelha e Olho d'Água.
Conforme palavras do deputado Elias Lira, trata-se de uma iniciativa que vem beneficiar, em curto prazo, aproximadamente 05 mil pessoas que vivem da atividade rural, facilitando o escoamento da produção agrícola, o deslocamento de estudantes que procuram o centro da cidade por ser mais evoluído, o acesso a saúde e um transporte com melhor qualidade e rapidez. Em síntese: a pavimentação da estrada trará reflexos imediatos e extremamente positivos à vida de todos os moradores da região.

- Publicado pelo Informativo Cultural de Pernambuco em maio/2006.

                              Lima - abril/2006
limavitoria
Enviado por limavitoria em 11/05/2006
Reeditado em 31/07/2006
Código do texto: T154162