Capacete Rosa.

Muitos hábitos perdem-se no tempo, mas há aqueles que se aperfeiçoam e atravessam os anos.

A motocicleta e similares, desde a sua invenção, inspiraram liberdade. No pós-guerra a sua difusão foi ampla, mas era um meio de transporte caro e perigoso. Nos anos seguintes, os hippies a coloriram, "envenenaram-na", porém, sempre em poder dos homens.

A globalização, por sua vez, trouxe muitas divergências; contudo, popularizou esse meio de condução. Hoje, produzida em larga escala, seu custo caiu e - paralelo à liberdade em que a juventude conquistou - ganhou as ruas, seja por necessidade, casualidade ou puro prazer.

Nesse embalo, o terceiro milênio veio consolidar uma prática quase desapercebida que, lentamente, foi ganhando espaço na sociedade. Sempre agarradinha igual a "parasitas" na garupa de seus companheiros, as mulheres davam charme e trazia ao cavalheiro status social. Com o semblante tradicionalmente passivo, esbanjava sensualidade trocando os sonhos pelo cheiro de asfalto; todavia, eram poucas que se aventuravam nessa peripécia. O pó da estrada, na visão conservadora, difamava a conduta das moçoilas, sendo, portanto, um número reduzido delas -quase sempre junto com o namorado - que se arriscavam nesse vôo sobre duas rodas.

Mas o avanço dos costumes as vem colocando em lugar de destaque. Impondo-se sobre a conhecida postura machista, estão dominando as ruas, parques e cidades. Independente do lado agressivo das ruas, as vaidades continuam em alta. Altas, baixas, não importa: há equipamentos com várias cilindradas conforme o tamanho da proprietária. Os destaques começam pelos pés. Não comportando salto alto, na falta das sapatilhas, as unhas vermelhas se expõem em frente a sandálias sugerindo tatuagem temporária na extensão das pernas que, sendo "toras", curtas ou longas, despem-se mediante qualquer aragem. É frio, um jeans apertado dá um jeito, cobrindo, torneando e expondo os contornos insinuantes.

O corpo é outro aparato. Quando o calor impera, a blusa "tomara que caia"ou não, tem o hábito de subir costa acima enquanto os cós das calças, rebaixados, abrem um espaço entre o cóccix, as vértebras e os simpáticos pneuzinhos. Um pequeno mural ali se forma e cavalos marinhos, rosas, borboletas, enguias, estrelas e tudo o que a imaginação sugere, em oposição aos piercing reluzentes que, às vezes, se apoderam do umbigo.

As "cheinhas" enfrentam as "saradas" com naturalidade. Há aquelas que exibem seus decotes, com seios opulentos... A cabeleira, quando farta, faz deslizar-se pelos ombros suados, em rabo de cavalo ou solto ao vento, como na era psicodélica, do pé na estrada, da power flower... Por fim, contrastando com o carmim do baton, um capacete personalizado, rosa, envolve a cabeça.

Se por um lado, perdem-se os ares de sedução, por outro se ganha o companheirismo; sai a fêmea sedutora, entra a parceira ativa; a donzela dá lugar para a guerreira, à amazona moderna, independente, na corrida diária.

O cavalo branco, símbolo dos sonhos juvenis, deu lugar a máquinas prateadas, rosnantes, fumegantes, que obedecem, nervosas ao comando.

Em seu contexto diário, novos elementos ganham espaço. Além da concorrência acirrada entre elas, os sonhos, a aspiração pessoal, os encargos típicos do sexo alteram a sua rotina preocupando-se com pneus desgastados, combustíveis, semáforos, faixa de pedestres, os riscos do trânsito; novos fatos que povoam o universo feminino, substituindo os delírios românticos pela praticidade da vida.

Antes era como "parasita"; hoje, em formato de "conchinha" envolve seu parceiro e, juntos, vão ao encontro da liberdade.

Passo a passo, aquelas que deixaram o véu da ingenuidade perdido pelas curvas sinuosas da adolescência vão assumindo os caminhos que a natureza lhes concede. São ou serão as modernas "senhoras" que José de Alencar nunca pensou descrever.