ABERTURA DO MUSEU DE ARTE DE SÃO BERNARDO JÁ

Transcrevo aqui texto do profº Aldo dos Santos publicado no site do CLIQUE ABC:

"O Jornal eletrônico CliqueABC publicou recentemente uma nota do poeta popular Manoel Hélio, que chama a atenção para o fechamento inexplicável do Museu de Arte de São Bernardo (Masb).

A nota diz o seguinte: “O MASB Museu de Arte de São Bernardo foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2008 com a presença de mais de 500 pessoas, o antigo FÓRUM da cidade foi totalmente reformado para abrigar o Museu de Arte, a Pinacoteca Municipal e a Biblioteca de Arte, que desde janeiro de 2009 encontra-se com as portas fechadas, e sequer consta o endereço no GUIA CULTURAL da cidade. Por que o Museu de Arte de São Bernardo do Campo está fechado?”

Entendemos que inauguração de obras no final de mandato como é o caso em tela, tem um forte conteúdo de embaraço político ideológico para o sucessor. Todavia, não podemos deletar os equipamentos públicos; fundamentalmente os que estão vinculados a Arte, a Memória, a Cultura e ao fomento educacional da população da Cidade.

A disputa legítima de projetos do atual Prefeito com o anterior, deve se dar no campo do respeito ao povo, onde o interesse coletivo deve estar acima das “questiúnculas partidárias”.

Nosso partido entende que esse debate deve ser enfrentado pela população consciente da importância da preservação da Memória, da Arte e da Cultura, como elementos combinantes e privilegiados do processo educacional da população local e regional.

Ao nosso ver, esse Museu deve ser aprimorado com a preservação popular da História e da memória dos índios, negros e operários; resgatando assim, o caráter popular da Educação, da Cultura e da Arte da Classe Trabalhadora em nossa Cidade.

Nesse sentido, fazemos um chamado aos Educadores da cidade, região e do País, para que possamos nos organizar, inicialmente através de um abaixo-assinado; combinando com outras formas de pressão que deve ser exercida junto ao Prefeito Municipal, ao Legislativo da Cidade e outras instâncias de poder.

Com isso, devemos recuperar o caráter público dos equipamentos municipais para o conjunto da sociedade de São Bernardo. Diante deste fato inusitado de fechamento de um patrimônio público, exigimos que jogo político se dê num patamar de respeito, preservação de direitos e promoção da Educação, Cultura, Esporte e as Artes, como expressão viva da História e da Memória do nosso povo. Lutar é preciso!"

FONTE: Site do CLIQUE ABC.

Manoel Hélio
Enviado por Manoel Hélio em 29/04/2009
Reeditado em 06/05/2013
Código do texto: T1567183
Classificação de conteúdo: seguro