(Foto do Buda Shakyamuni, localizada no Centro da Sala do Grande Herói, no Templo Zu Lai, a foto  e o texto foram publicados no Jornal Portal da Luz de Buda, edição 13, março 2009.)

Oferenda de Frutos e Flores

“Fazer o Bem e Falar o Bem”
                  
 
Discípulos costumam fazer oferendas de frutos e flores aos templos. Estas oferendas são consideradas como formas apropriadas para reverenciar os Budas. Frutos e flores embelezam altares, atestam a fé e a consideração dos discípulos aos mestres e aos ensinamentos do Buda.
A Doação é uma forma de acumulação de méritos.
Ao nos retirarmos de um templo, podemos continuar fazendo oferendas de frutos e flores em outro altar, para os outros Budas, os frutos de nossas boas ações, as flores de nossas boas palavras.

O “outro altar” é ainda mais vasto, cobrindo toda extensão do mundo. Ensinam os Sutras que os seres e o Buda não são diferentes entre si, logo o mundo está repleto de  futuros Budas. Buda é um ser senciente realizado enquanto os seres sencientes são os Budas a se realizarem no futuro.

Não há motivo para distinção. Podemos ir ao templo reverenciar Buda Shakyamuni ou Buda Amitabha e depois percorrermos o mundo reverenciando os demais Budas.
 
Que frutos e flores nós podemos oferecer ao Buda?
 
São oferendas apropriadas, frutos de sabores variados, pequenos ou grandes, em qualquer quantidade. São oferendas igualmente apropriadas, flores das maios variadas cores, pequenas ou grandes, em qualquer quantidade.
 
Que frutos e flores podemos doar aos Budas do futuro?
 
São adequados para oferenda os frutos da compaixão em forma de alimento, roupa, remédios, proteção e cuidados. Também são oferendas apropriadas as flores dos bons ensinamentos, as palavras de incentivo e de encorajamento.

O voluntário doa seu tempo levando seu coração a toda gente aflita. Um coração generoso é um vasto e variado pomar estendendo seus galhos e frutos para todos, indistintamente.

Ensina Buda Shakyamuni que o carma da fala é a maior fonte de infortúnios. As palavras podem conduzir os outros para o paraíso ou para o inferno, para libertação espiritual ou para a mais funda ignorância.
A boca do sábio é um cesto que contém flores belas e perfumadas.
Cada boa palavra é uma bela e perfumada flor.
Há palavras virtuosas de todo tipo, há as que encorajam, instruem ou pacificam. São tipos de flores com perfumes adequados à cada circunstância.