O DIA TEM 24 HORAS, COMO APROVEITÁ-LO?

O DIA TEM 24 HORAS, COMO APROVEITÁ-LO?

William Pereira da Silva

O termo Dia pode ser avaliado por 3 (três) conceitos diferentes: Dia Solar: Unidade de tempo equivalente a 24 horas em média. Mais precisamente, um dia é composto por 24,016438 horas. Este é, aproximadamente, o tempo que a Terra demora a fazer uma rotação completa sobre o seu eixo. Há sete dias numa semana; Número variável de dias em cada mês (Janeiro:31, Fevereiro:28/29, Março:31, Abril:30, Maio:31, Junho:30, Julho:31, Agosto:31, Setembro:30, Outubro:31, Novembro:30, e Dezembro:31). 365 por ano (salvo nos bissextos em que são 366). Usa-se o adjetivo diário, para se referir a ele. Dia Sideral: Tempo que o nosso planeta realiza uma rotação verdadeira de 360º, em torno de si mesmo, a cada 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Dia Natural: Tempo em que o Sol pode ser observado, a partir da Terra, acima da linha do horizonte. Período compreendido entre ao Nascer-do-Sol e o Pôr-do-Sol. É o oposto da Noite. É dividido em Manhã e Tarde. Usa-se o adjetivo diurno, para se referir a ele (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia).

De acordo com o Dicionário Aurélio o Dia é um substantivo masculino: 1. Tempo em que a Terra está clara, ou o intervalo entre uma noite e outra. 2.A claridade que o Sol envia à Terra. 3.Cronol. Tempo que qualquer corpo celeste leva para descrever uma volta em torno de seu eixo de rotação. 4.P. ext. Este intervalo (24 horas) considerado como unidade de medida de tempo. [Símb.: d.] 5.Tempo, temperatura: O dia está quente; Era um dia frio. 6.As horas ou período diariamente estabelecido pelo uso ou pela lei para o trabalho: Meu dia no banco é de seis horas. 7.Ocasião própria; oportunidade: Tudo tem seu dia. 8.Atualidade, momento:

Questiono muito com meus alunos sobre o dia, o que fazemos com ele. Nosso corpo ocupa um espaço e um tempo, de que forma utilizamos esse dia para nossa educação, para a manutenção deste corpo de forma saudável e com qualidade de vida, estamos utilizando bem o tempo para nossos afazeres? O Esquema Corporal dentro do estudo da Educação Psicomotora questiona e dá as diretrizes como utilizar nosso corpo em relação a este espaço-tempo.

Consideremos o dia como um círculo, desenhe no papel este círculo, o fatie com as atividades do seu dia-a-dia, quanto mais ele for fatiado, bem dividido é sinal que estás vivendo intensamente, suas atividades são bastante diversificadas, entretanto quando seu círculo permanece com pedaços grandes em seu interior, as fatias são bem maiores é sinal que deves rever suas ações, seu dia está monótono, sua vida esta com pouca criatividade.

Vamos dividir o dia de um estudante ativo, considerando que o dia tem 24 horas; 8 horas de sono, 6 horas na escola, 2 horas estudo em casa, 1 hora de atividades física (academia, natação, dança...), 1 hora afazeres caseiros, 1 hora internet, 1 hora para refeições e higiene corporal, 1 hora namoro, 1 hora música, 1 hora tempo livre, fora os feriados e finais de semana para lazer, viagens, festas, passeios, arte, cultura, praia e tudo que tem direito. Nesta divisão vemos que o tempo foi bem aproveitado. Esta divisão pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer atividade humana, estes são apenas exemplos fictícios que podem tornar-se realidade. Mostremos agora um círculo em que seus pedaços ficaram grandes: 12 horas de sono, 4 horas de escola isso incluindo as aulas gazeadas, namoros e passeios dentro dela, 2 horas jogando pelada, 4 assistindo televisão, 2 horas de refeições. Dá para perceber a diferença entre os dois círculos.

Olhe ao seu redor, sinta o espaço e os objetos a sua volta, analise como usa seu tempo. Para quem pretende ter um futuro proveitoso, com qualidade, tem de saber situar-se diante destas circunstâncias que trazem uma vida mais saudável e inteligente.

Aproveitando o tema o dia, 24 horas, narro um diálogo interessante entre duas irmãs:

Duas irmãs estavam conversando sobre a programação da televisão e o que estavam assistindo.

Uma delas pergunta:

- Vera estava vendo o que ontem na TV?

- Um seriado na rede globo, é bem tarde da noite.

- Qual o nome deste seriado? – interroga Carmem.

- Eu acho que o nome é “UM DIA” – Diz Vera.

- UM DIA? Sei não. Como é esse seriado? Tô lembrada não, responde Carmem.

- Mulher é um seriado de um policial que enfrenta terroristas, todo dia uma aventura diferente! Exclama Vera

- Hei Vera não é “UM DIA” não, o nome, é “24 HORAS”! Rebate Carmem

- Ué, UM DIA não tem 24 HORAS não bichinha, então tanto faz – Diz Vera com a cara mais lisa do mundo.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 13/05/2009
Reeditado em 13/05/2009
Código do texto: T1591717