Prefeitos de Goiatuba de 1.931 à 1.958

JOSÉ MARTINS DE PAULA - 1957 à 1958 - Nascido em 1900 na cidade paulista de Franca, aqui chegou muito novo. Ocupou, por várias vezes a função de vereador. Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, inesperadamente foi obrigado a assumir o cargo de prefeito municipal com o afastamento do Sr. Antônio Rodrigues de Freitas. Período muito curto para governar, impossibilitado de realizar grandes obras. Abriu a Av. Amazonas.

ANTÔNIO RODRIGUES DE FREITAS - 1955 à 1957 - Eleito pelo voto livre e direto nas eleições de 3 de outubro de 1954, tomou posse em 31 de janeiro de 1955. Prosseguiu os serviços de calçamento, iniciou a arborização da cidade, no seu governo fez-se a primeira reforma da Praça São Sebastião (hoje Pça. Cel. Lúcio Prado). Fez aquisição de terreno para a instalação de Correio e telégrafos. Por motivos de força maior teve que se afastar assumindo o cargo o presidente da Câmara.

JOSÉ MARIA AFONSO FILHO - 1951 à 1955 - Eleito pelo voto livre e direto. Elegeu-se com grande votação. Nosso município teve em seu governo uma grande ascensão. Principais obras: compra de um novo gerador para aumento da nossa energia elétrica; escoamento das águas pluviais; criação de escolas rurais. Pela Lei nº 956 (13.11.53), nossa cidade foi elevada a Segunda Entrância.

FRANCISCO EVARISTO DE OLIVEIRA - 1948 à 1951 - Eleito pela legenda do antigo PSD deu continuidade às obras anteriores, aumentando o limite de calçamento de ruas e encascalhando várias estradas. Encomendou um novo traçado da cidade, obra que ficou a cargo de Fritz Wilken dando nome de rios, às ruas no sentido norte/sul e de Estados brasileiros que estão no sentido leste/oeste. Iniciou o serviço de calçamento da cidade e adquiriu tratores para a prefeitura.

JOAQUIM JOSÉ DE BARROS - 1947 à 1948 - Com a eleição do Jerônimo Coimbra Bueno para o governador de Goiás. Por ato do Governador Coimbra Bueno foi nomeado Prefeito e passou a ser ele o homem da UDN em Goiatuba . Abriu a estrada que liga Goiatuba á Região da Mata Preta . Dispensou proteção ao ensino rural. Conseguiu verbas para o aumento do nº de postes para a iluminação pública. Pouco tempo de governo e portanto sem obras de grande importância. Permaneceu frente á prefeitura até 1948.

ANTÔNIO FARIA - 1946 à 1947 - Nomeado também por interventoria em 27 de fevereiro de 1946. Das suas realizações destacamos apenas pequenos trechos de calçamentos na Avenida Presidente Vargas, Praça Lucio Prado e outras. Em seu governo Goiatuba foi elevada á categoria de Comarca de Primeira Entrância a ser instalado em 1.948. O Estado como o resto do País ainda sofria da transição dos novos rumos da política brasileira pós-Vargas. Pediu a criação da comarca de Goiatuba. Em sua gestão, Goiatuba foi elevada á categoria de primeira entrância – 1º de janeiro de 1948.

HÉLIO ARAÚJO - 1945 à 1946 - Pouco tempo contou para administrar; Nomeado por Interventoria Federal em novembro de 1945, governando até março de 1946. Jovem, assumiu a Prefeitura com a queda do governo Vargas. Era genro do poeta goiano Leo Lince.

ORLANDO BORGES JÚNIOR - 1942 à 1945 - Nomeado por Interventoria Federal lei nº 560, tomando posse no dia 31.10.42, destacando as seguintes obras: Fixação do quadro de divisão judiciária, passando GOIATUBA à categoria de cidade, pelo decreto de cidade, pelo decreto Lei n. 8305 de 31 de dezembro de 1943. Iniciou os serviços de encascalhamento e meio-fios das ruas; Encascalhou todas as ruas da cidade e as proveu de meios fios. Era Sobrinho do então interventor do Estado de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira.

GLICÉRIO CUNHA - 1939 à 1942- Tomou posse a 5 de julho de 1939,e entregando a prefeitura a 30 de agosto de 1942. Construiu o primeiro campo de aviação, em duas pistas com hangar criando o “Aeroclube de Goiatuba”, Incentivado pelo jornalista Assis Chateaubriand, conseguindo através da campanha da aviação civil, , um avião teco-teco. Promoveu o treinamento de vários pilotos. Organizou o alojamento do fórum.. No seu tempo havia grande animação na cidade. Memoráveis foram às barraquinhas e os carnavais no Grupo Escolar Dr. Laudelino Gomes.

DURVAL PEREIRA - 1938 à 1939 - Tomou posse no dia 13 de junho de 1938. Dotado de certa cultura, dispensou grande ajuda ao ensino primário, pois também era professor, compôs um hino homenageando Goiatuba. Providenciou o levantamento topográfico da cidade, trocou o nome da rua Goiás para Presidente Vargas (nome correto da avenida é Presidente Getúlio Dorneles Vargas). Mudou o nome de Bananeiras para Goiatuba, por esse motivo sofreu com a adversidade de políticos da ocasião, inclusive em artigo escritos em jornal do Rio de Janeiro por Guilherme Xavier de Almeida, então Deputado Federal por Goiás. Notadamente uma página sob o titulo: “Goiatuba, isto é nome que se dá a uma cidade? Durval Pereira ainda sofreu a guerra de outros comentários irônico como aquele de Vasco dos Reis, secretário de Pedro Ludovico na ocasião, que disse: “de Bananeiras para Goiatuba é o mesmo que de banana para goiaba, que é uma fruta muito pior”. A propósito do nome de Goiatuba, quando de sua escolha outros foram sugeridos: Brasília, Itápolis, Goiaçu (que não foi bem aceito porque alguém observara os perigos de serem denominados de goiaçuínos). O professor Durval pereira Organizou e fez o mapa do município e comprou a Ponte Afonso Arantes, sobre o Rio Meia Ponte, liberando-a ao transito público.

JOAQUIM DE SOUSA FILHO (SR. ZOTE) - Inteirino - 1932 Época em que não existia o "Cargo de vereador e sim os Conselheiros Municipal", Sr. Zote foi prefeito Interino por um curto período (21 de julho a 19 de setembro de 1932) na qualidade de Conselheiro Municipal, administrando as obras iniciadas pelo Sr. Francisco Evaristo de Oliveira.

JOÃO GARCIA - 1938 - Interino, por um curto período, dando prosseguimento as obras iniciadas pelo Sr. Francisco Evaristo de Oliveira.

FRANCISCO EVARISTO DE OLIVEIRA -1931/38 Nascido a 23 de Outubro de 1903 em Ouro Preto-MG, diplomado em farmácia.Veio inicialmente para Morrinhos como goleiro do América Futebol Clube e posteriormente radicando-se em Goiatuba exercendo inicialmente a carreira de comerciante no ramo da farmacologia. Além de exercer a sua profissão, jogava futebol, o qual, do dizer de Dr.Álvaro Xavier de Almeida, chegou a defender a seleção goiana de futebol , nos idos de 1930. Mercê á sua popularidade de farmacêutico e capacidade profissional, chegou a cumprir o mandato de prefeito por três mandatos. Para administra melhor, encomendou também o primeiro mapeamento da cidade, organizando o traçado das ruas. Nomeado para exercer as funções de Prefeito Municipal, pelo Decreto Lei nº 677 de 21 de Janeiro de 1931. Tomou posse no dia 20 de fevereiro no mesmo ano. No ano seguinte afastou-se do cargo para incorporar as fileiras dos combatentes das “forças legalistas” quando foi substituído interinamente pelo Sr. Joaquim de Souza Filho Reassumiu seu cargo em 19/10/32 das suas obras destacaram-se: a)Abertura das primeiras ruas, b)Cadeia Municipal (na Rua Araguaia) c)Construção do primeiro cemitério (São Sebastião) d)Construção do primeiro Grupo Escolar de Goiatuba (hoje Centro Cultural Dr. Laudelino Gomes de Almeida).

Juares Moraes
Enviado por Juares Moraes em 18/05/2009
Código do texto: T1600972
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.