DIÓGENES - O mais EXÓTICO , o mais ESQUISITO dos FILÓSOFOS

"Diógenes se comportava

como o ASNO de BURIDAN.

Sempre hesitava entre a

selha dágua e a Quarta

de Cevada"

Minha epígrafe é baseada na locução de Jean Buridan (1327-1358), doutor escolástico francês, que foi reitor da Academia de Paris e se tornou célebre por esse sofisma , que passou a ser mais importante do que seus COMENTÁRIOS sobre ARISTÓTELES. Na minha opinião , Diógenes , se encaixa bem , aí . Mas, nem sempre...

<<<<<¨.....oOo.....>>>>>

DIÓGENES (413 - 323 ou 325), filósofo grego popularmente

considerado o fundador do CINISMO . Veio para Atenas onde vivia como pobre e zombava do comportamento convencional. Desdenhava todas as convenções sociais , PASSAVA SEUS DIAS NO INTERIOR DE UM BARRIL e se vestia com trapos , com farrapos. Ele acreditava que um indivíduo precisava apenas satisfazer suas necessidades naturais da maneira mais simples ,possível, para ser feliz.

Seu APARENTE DESPUDOR deu origem ao seu apelido : "CÃO" em grego Kuon, daí cínico. Sabe-se que , realmente, ele vivia dentro de um barril , tal como o Chaves , personagem de um programa humorístico de uma Emissora de TV . Claro que a idéia foi copiada do exotismo do filósofo em questão. Esses dados devem muito a Antístenes, de Atenas, ele próprio discípulo devoto de Sócrates . É bom , também , lembrar que muitos detalhes de sua filosofia são vagos.

CÍNICOS : - Na Antiguidade , membros de uma seita de filósofos que popularmente se pensava ter sido estabelecida por Diógenes . Mas , não só a ele . Acreditava-se que , ao seu mentor, Antístenes, de Atenas , poderia ser creditado o títuilo de fundador da seita dos CÍNICOS. Uma vez que os cínicos não eram uma Escola Filosófica, formal, com nenhuma filosofia completamente definida , diferenças consideráveis emergiram entre os seguidores, entre os discípulos de Diógenes que , adotaram apenas as ideias que lhes agradavam.

CRATO , de Tebas, foi o seu mais fiel seguidor : ele demonstrou em épocas tumultuadas que, a felicidade era possível para os homens que desistissem das possessões materiais , mantendo suas necesidades no nível mínimo e, assim, a sua independência.

A Filosofia Cínica, floresceu durante o século 3º a.C e o mendigo-filósofo , de mochila nas costas e cajado na mão tornou-se uma cena familiar na Grécia . ( No caminho de Santiago de Compostela, as pessoas andam com um cajado muito bonito . Eu fiz esse caminho; fiz bolha, nos pés , fiquei resfriada , mas ... em troco, trouxe o meu cajado e a capa de chuva, azul claro ,de nylon ou plástico... com capuz e tudo. Já viu alguém não trazer nada desses lugares ???? rsrsrs Kallena) . Um declínio uniforme, posteriormente, reverteu-se em uma ressurreição temporária no séc. 1º d. C , embora a presteza dos cínicos em criticar a conduta dos Imperadores tenha levado á expulsão de muitos , dem Roma. O último filósofo-mendigo , lembrado , viveu no final do século 5º d. C.

Dizem que Antístenes foi o criador do Cinismo Teórico e Dió-

genes o criador do Cinismo Prático . ( Na Universidade, ao estudar esse episódio , em que falava que Diógenes foi o criador do Cinismo Prático , eu caí em risadas e não conseguia parar.... rsrs rs e, precisei sair da classe... rsrsrs , rsrsrs Imaginava ele , gordão dentro do barril... claro que ele era o prático... rsrsrs , rsrsrs ). ( Antístenes mais educado, não iria adotar a moradia num barril ....rsrsrs - Kallena) . Diógenes não foi um homem, lá muito honesto . Ensinava os amigos como ganhar dinheiro por meios fáceis e ilícitos . Sua filosofia consistia em desprezar a riqueza e rejeitar as convenções sociais. A matemática, a física, a astronomia e a música eram ,para ele ,desnecessárias . Na visão de Diógenes , o homem (como regia a vida ) devia sobrepor o seu aspecto animalesco sobre o espiritual. Portanto é o animal que indica ao cínico o modo de viver : viver sem regras , sem metas, sem necesidade de moradia fixa e sem o conforto das comodidades oferecidas pelo progresso . Diógenes proclamou a liberdade das palavras. O cínico , diz o que pensa a todos , sem limites. Proclamou , também , a liberdade de ações , uma liberdade levada , às vezes , ao limite da imprudência.

COMENTO : O método de Diógenes que pode conduzir à liberdade, à virtude , e, à felicidade ( na visão dele... ) resume-se , a meu ver , em 2 conceitos essenciais : Exercício e Fadiga . Isto consistia em uma prática própria para temperar o espírito e o físico ante as fadigas impostas pela natureza . O desprezo do prazer é fundamental na vida do cínico . Alguns historiadores atribuem o cinismo que usam hoje em dia , como sendo influência do cinismo de Diógenes . Eu poderia citar dezenas de escritores , colunistas , contistas , etc... que se aproveitam , e bem , da escola do cinismo de Diógenes. Mas não vou citar... O cinismo foi propagado até o final da era pagã , influenciando várias correntes filosóficas, posteriores . Eu sei , também ,que os historiadores , consideram , Diógenes , o mais anticultural dos filósofos . Ele não deixou nada escrito . O que se sabe dele é através de muita pesquisa e alguns escritos de seus seguidores. Nem todos são confiáveis.

Para terminar , exponho as EXCENTRICIDADES do filósofo em questão: Uma vez Diógenes se encontrou com Alexandre, o Grande.

Este , vendo a pobreza e o desleixo em que se encontrava , Diógenes , perguntou-lhe se podia fazer alguma coisa para ele . Como Alexandre , o Grande estava em uma posição em que encobria o sol, fazendo sombra em Diógenes , este respondeu, olhando para cima :

"Sim , pode ! Afaste-se e deixe o sol bater em mim"! rsrsrs

Outra excentricidade: é sabido que ele só se alimentava de lentilhas . Sim, aquelas que somos orientados a comer, na passagem do ano , para trazer sorte. rsrs .

E finalmente : certa vez , com o sol brilhante e ardente , em pleno dia, Diógenes pega uma lanterna acesa e sai pela cidade dizendo que estava procurando HOMENS ( seres humanos) honestos. Logo ele que não era ,lá chegado à honestidade . Era caloteiro. Ou melhor, não gostava de pagar suas contas.

Fico, por aqui... teria mais coisas para contar , embora nada tenha sobrado de suas reflexões . Mas também, eu me pergunto : SERIA PRECISO ????

>>>>>oOo<<<<< (By Kallena, maio, 2009) >>>>><oOo<<<<<

kalena
Enviado por kalena em 27/05/2009
Reeditado em 31/05/2009
Código do texto: T1616940
Classificação de conteúdo: seguro