A era Mandrake

Fernando Bandeira

fermandoluizbcosta@yahoo.com.br

Engenheiro e jornalista

Estamos vivendo a era Mandrake (personagem de revista em quadrinhos e uma série de televisão brasileira produzida pelo canal HBO Brasil em parceria com a Conspiração Filmes) que, usa de truques para iludir os seus oponentes. Ou seja, aqui neste belo País, vivemos num mundo surreal.

Sinto-me até enojado de citar casos de ações enganosas e oportunistas, por parte das autoridades deste País. Olha só: delgados da polícia federal, da polícia civil, afastados do cargo por improbidade administrativa (será)? Padre da Aeronáutica condenado por peculato. Soldados da Polícia Militar, julgados por atirarem em inocentes, político dono de castelo e, que construiu um verdadeiro império, - sem declarar imposto de renda, - ainda continua solto. Temos que usar um conhecido bordão: que país é esse? (país com letra inicial minúscula mesmo!).

Como um Juiz de Direito prioriza para julgamento “um ladrão de galinha”, ou uma senhora que subtraiu uma lata de leite de um mercantil para matar a fome de sua filha? Por que não julgar em primeiro lugar assassino, ladrões, estupradores e políticos corruptos? Não estamos defendendo o erro, estamos priorizando os processos. Por que os Juízes não começam e concluem os processos que envolvem os ‘tubarões” desse país? Seria um trabalho muito mais honroso e profícuo. Por que perder tempo com pequenas causas? Aguardamos os resultados. A justiça no Brasil só é quase cega para os ricos.

Sinto-me até enojado de citar casos de ações enganosas e

oportunistas, por parte das autoridades deste País

E nós, o que podemos fazer para acabar com essas irregularidades? Em primeiro lugar, votarmos em pessoas honestas. Em segundo lugar, protestarmos através dos meios de comunicação, fazer greve em todo o sistema Federativo da União, do Estado e do Município e, por último, paralisarmos este país (com letra minúscula mesmo), para acabarmos de uma vez por todas com essa roubalheira sem fim. Nós, brasileiros, estamos angustiados e revoltados.

E as indicações de cargos públicos dos governos nas três esferas, - por que são tão infelizes? Cadê a moralização do serviço público? Cadê as indicações corretas? Onde anda a honestidade? Chega de falcatruas, chega de aconchavos políticos, chega de querer nos fazer de imbecis!

Por que nós brasileiros recebemos um tratamento diferenciado

(somos humilhados) nos aeroportos estrangeiros?

O Brasil é um País enorme que produz muito e, que é sugado por facínoras que se dizem políticos (com raríssimas exceções), e por familiares indicados por políticos: pai, esposa e filhos que, comem do mesmo prato. Será que estou faltando com a verdade? “Que País é esse”, minha gente?

Antes que nos esqueçamos: e as nossas jovens, por que vão se prostituir aqui e em outros países? De quem é a culpa? Dos nossos dirigentes que, não dão a mínima condição de emprego e de um salário digno aos filhos deste País.

Por que nós brasileiros recebemos um tratamento diferenciado (somos humilhados) nos aeroportos estrangeiros? Respondo: por tudo que citei acima.

Acorda Brasil! Nós já esperamos muito: pais, filhos, netos, bisnetos e outros ‘netos’. Chegou a hora do Presidente Lula e toda a sua “corte”, fazerem pelo menos trinta por cento do que prometeram.

As eleições se aproximam. Usemos nossa inteligência, nosso conhecimento e, elejamos políticos patriotas, que possam transformar o Brasil num País de todos. Atualmente é um País de poucos: banqueiros e grandes empresas. O resto, para o Governo brasileiro, não representa nada. Ações como bolsa família e outros mais, são pura propaganda eleitoreira. Até vereadores recebem o Bolsa Família. “Que País é esse”?