Pilates equilíbrio corpo-mente

PILATES equilíbrio corpo-mente

Com o verão chegando, faz aumentar a procura de algumas pessoas por exercícios físicos. Para aqueles que como eu, evitam a agitação das Academias, estas oferecem a opção do Método Pilates, já no Brasil a alguns anos, torna o corpo mais firme, com resultados rápidos e duradouros.

Há muito para pesquisar e conhecer sobre esta atividade prazerosa, que restabelece o equilíbrio e a conscientização corporal, envolvendo concentração e respiração.

Tendo influências do yoga, dos exercícios gregos e romanos, das artes marciais e na meditação, é realizado tanto em aparelhos quanto no solo. Utilizando como acessórios: bolas, pequenos pesos, molas e faixas elásticas.

O Método Pilates de condicionamento físico foi criado há 70 anos na Alemanha, por Joseph Pilates. No período da 1º Guerra Mundial, trabalhou como enfermeiro voluntário, cuidando de pessoas incapacitadas e enfermas. Iniciou o desenvolvimento de aparelhos específicos que ajudam na reabilitação e estes modelos de equipamentos são usados até hoje.

Em Nova York recebeu a atenção da comunidade de dança, tornando-se parte integral do treinamento de bailarinos, que reconheceram a importância de ter uma boa condição física, como forma de evitar possíveis lesões.

É indicado para todas as idades. Estes exercícios especiais podem ser feitos por qualquer indivíduo, desde o mais atuante atleta até o indivíduo mais sedentário, isto é o idoso ao adolescente, da grávida aos pacientes em fase de reabilitação.

Aqueles com problemas de saúde devem procurar um médico antes de iniciar a prática, é acompanhado por profissionais de Educação Física ou Fisioterapeutas, os quais vão avaliar e adaptar os exercícios de acordo com as possibilidades e limites e da capacidade física de cada um.

Em todos os Studyos de Pilates a evolução levou a pequenas diferenças nas formas de ensinamento dos movimentos. Onde a mente molda o corpo, para gerar maior flexibilidade, tonificação e definição da musculatura.

Considerada também como uma solução antiestresse, dá condições aos praticantes de superarem suas possibilidades no cotidiano, obtendo equilíbrio e o bem estar pessoal.

Vale a pena conhecer a Scultural Pilates uma parceria com a Happy Fitness Academia, que ambas com um diferencial para aqueles que, querem praticar esta atividade supervisionada por um instrutor, com aulas direcionadas para as necessidades individuais do aluno.

Aglaé Meinberg

Novembro/2008

Aglaé Meinberg
Enviado por Aglaé Meinberg em 03/06/2009
Reeditado em 03/06/2009
Código do texto: T1629657
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.