Quando o Monstro pode Criar a Vida!

por Diogo Raphael Simione, Seção: Cotidiano/ Filmes, Pedreira – SP - 06/06/2001

A alguns dias atrás eu assisti a um filme chamado “Rosas são vermelhas e Violetas são azuis”. Este filme conta uma história real acontecida na Inglaterra, quando em uma cadeia criada para recuperar criminosos de todos os tipos,(alguns destes homens liderados por um velho que cumpre prisão perpetua), resolvem, ou melhor são obrigados a trabalhar com jardinagem. Eles começam com muitos problemas, mas depois de algum tempo lendo livros sobre o tema e conhecendo uma especialista no assunto acabam participando de um concurso para eleger o melhor jardim da Inglaterra.

Este filme (que confesso não botava muita fé quando começou) me fez pensar muito na real possibilidade de reabilitação de pessoas não só de enfermidades mas também da moralidade, uma reabilitação de corpo e alma. Uma das cenas do filme que mais me chamou a atenção é quando o protagonista vivido por Cleven Owens (filme Rei Artur), fala as seguintes palavras aos inspetores da penitenciária: ¨Senhores, acho que o único nesta sala que já matou um homem sou eu. E quando vocês me perguntam se estou preparado para voltar para a rua só consigo pensar em uma coisa. A alguns meses pensei que minha vida estivesse acabada. Mas no simples conhecimento da jardinagem descobri algo que mudara minha vida para sempre.“Descobri que posso dar vida a algo, e cuidar disso como se fosse parte de mim. E isso é incrível.”

Espero que você que esteja lendo este artigo, entenda da maneira que eu entendi esta frase.

Tudo o que o filme mostra, me fez pensar melhor sobre como deve ser o tratamento com os presidiários. Continuo não vendo como correto o tratamento de reis para alguns tipos de presos. Porem em alguns casos como pequenos furtos e outros delitos mais leves, a jardinagem seria uma saída de mestre para a reabilitação do preso.

Fica aqui uma dica para as autoridades e um alerta a população. Já esta na hora de nos mobilizarmos e procurar algo melhor para todos. Cada um deve fazer um pouco para que juntos possamos construir um futuro melhor. Deixo aqui minha palavra que pesquisarei mais deste assunto e que se preciso for levarei esta idéia da jardinagem nos presídios a alguma autoridade para que ela de andamento ao processo. No momento não vejo nada que impeça o bom andamento da idéia tendo em vista que na Inglaterra já deu mais que certo.

Diogo Raphael Simione

Diogo Raphael Simione
Enviado por Diogo Raphael Simione em 05/06/2009
Código do texto: T1633152
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.