Pessoas, percepções e processos

O amigo Carlos Hilsdorf escreveu em página do site www.c-eventos.com:

"A qualidade das ações (em sua macro abrangência) e dos relacionamentos humanos é resultante da soma: pessoas + percepções + processos. As particularidades das pessoas: sua personalidade, caráter, temperamento, seus antecedentes, compõe um todo. É do equilíbrio deste ser integral que depende em última instância todo o processo de qualidade. Se quisermos mais qualidade teremos que ampliar a capacitação das pessoas, ampliar a sua percepção e/ou aprimorar os processos.

A mudança em uma das variáveis determinará também uma alteração nas demais.

Para alterar a percepção de uma pessoa temos que considerar: sua cultura, crenças, valores e experiências. Se lhe fornecermos uma experiência altamente significativa, esta experiência (uma vez vivida) alterará as opiniões que ela tinha a priori (incluindo preconceitos) com respeito a uma determinada atividade, pessoa ou processo.

Uma coisa é o conceito, outra é a experiência. E isto é fundamental!

É freqüente a queixa de gerentes e supervisores de que as equipes e/ou funcionários não fazem exatamente o que deveria ser feito ou, o que se esperava que fizessem. Onde está o problema?

Conceito apresentado não é o mesmo que conceito vivenciado: se não criarmos mecanismos para interiorização de um conceito como parte da cultura de um indivíduo, ele o reconhecerá, mas, não o aplicará!

Mudando sua percepção, a relação deste profissional com as demais pessoas que compõe seu universo de trabalho se altera e o mesmo acontece na sua relação com os processos. É fácil entender isto: observe as campanhas de prevenção de acidentes e doenças!

Tratar teoricamente de acidentes de trânsito não reduz significativamente estatísticas de acidentes - afinal, onde está a experiência? Quem já passou por um acidente, este sim, compreenderá melhor a situação e buscará de maneira efetiva evitar que o mesmo lhe ocorra outra vez. Eis a experiência.

Para mudar as percepções de uma pessoa e alinhá-la para a ótica da qualidade é preciso proporcionar-lhe experiências, colocá-la em contato com fatos e situações reais."

A transcrição que trago aos leitores é parcial, mas gostei muito do texto porque todos temos a tendência de passar teorias e pouco ou quase nunca nos preocupamos em transmitir oportunidades de experiências para as pessoas. E a vivência de experiências vivas é o melhor, senão o único meio de educação e aprendizado. A teoria pode ser bela, mas somente a experiência vivida propiciará mudanças de comportamentos e trará qualidade no que fazemos.

Orson
Enviado por Orson em 26/05/2006
Código do texto: T163342