EM CLIMA de CHUVA

"A música , seus arranjos , seus

intérpretes revelam novos

caminhos harmônicos

tanto para o clássico >>>ooOOOoo<<<

como para o pop". (Kallena)

A chuva não só fez o mar revirar no avesso , como também mexeu em uma obra que estava em andamento , como uma onda. Fez mais do que isso : chegou à praia e parou nas suas areias em uma tarde "gris". Digo isso , porque chove muito , esfria muito , mas aquece e chove tempestade , sobre o disco de Caetano Veloso.

O seu novo CD é um sucesso, desde á capa até às letras . Aos 66 anos , ele mesmo diz : " estou estreando na velhice". O que eu discordo categoricamente . Com aquela cabeça e com o seu CHARME , pode vir a velhice que não faz a menor diferença. Sem falar na voz . Nome do disco Zii e Zie . Eita baiano porreta . Ele manda

aumentar o volume das guitarras . ( Segundo seu guitarrista , Pedro Sá ). Abandonou as musas e vai seguir os passos do Rock. Tem , agora , novo parceiro de palco : Lobão .

Percebe-se que seu diálogo musical , agora é outro. Usa o rock com espírito sensível . Fico pensando o que Caetano pode fazer de mais sensível do que interpretar London , London e Sozinho . Quando eu ouvi pela primeira vez essas músicas , senti que elas mexeram não só com o meu ouvido ( pela delicadeza e o tonal usado ) Mas elas invadiram todos os meus sentidos . Quando me emociono , muito , logo vem as lágrimas e o querer ouvir de novo, de novo , de novo.... A música boa , que inflama é como uma Sinfonia. Toda Sinfonia é escrita em 4 movimentos , com textos músicais diferentes, claro . Só Górecki , eu conheço, que escreveu uma Sinfonia com 3 movimentos . Mas é de uma beleza inarrenável . E, quardada as devidas proporções , caetano , também usa os movimentos de uma Sinfonia . E há uma coberura sensorial ...

Lobão é mesmo um dinossauro e Caetano anda nas pegadas dele. . Esse dusco tem um nome que nos remete ao isioma italiano :

Zii e Zie ( em italiano : tios e tias ) . Colocou um título ininteligível , de propósito . Era o que desejava . ten duas faixas espetaculares, mas não são composições do Caetano . Uma delas é de Aldir Blanc e João Bosco :Incompatibilidade de Gênios ; a outra faixa é de Serafim Adriano ( não conheço nada dele ) e chama : Ingenuidade .

A histíografia musical conta que a primeira já foi passada pela Clementina de Jesus , só que João Bosco resume o trans - samba em transrock , processado pela Banda Cê . Aí eu encontrei maravilha maior : as guitarras soam leves, igualzinho às batidas lentas de um cavavaquinho , e o melhor , com ecos elétricos distorcidos de um violão joãogilbertiano , definido pelo ouvido do próprio Caetano .

O inusitado : não tão inusitado , porque Caetano já foi preso junto com o Gil , exilado . Morou no exterior , inclusive em Londres, etc... ele faz apologia aos momentos vividos pelo Brasil, nos últimos anos e a presença cultural mundo afora . Caetano escreveu LAPA , homenageando Lula e FH . Fala também sobre o encontro de Lula com Obama , quando o Presidente dos USA chamou o Presidente Lula de "O CARA" ( expressão que revela a jovialidade , o bom humor e a modernidade de OBAMA ) . Claro que o presidente do Brasil adorou !!!

Mas a ironia ou sei lá o que , ele dispara :" Obama fez um espelho. Disse até que Lula era bonito, e não é. Obama estava falando de si mesmo ".

Num outro momento elogia Lula e HF , dizendo que os dois formam período marcante , um luxo com o qual não teríamos coragem de sonhar em 1989.

É ...poeta pra valer , é assim mesmo ... rs . Fico por aqui. BEIJOS!!!

%%%%%:::::*** by KALLENA , 06/09 ***:::::%%%%%

kalena
Enviado por kalena em 15/06/2009
Código do texto: T1649472
Classificação de conteúdo: seguro