O MINISTÉRIO DO MESSIAS - Texto IV

PALAVRAS DE VIDA

Pr. Serafim Isidoro.

O MINISTÉRIO DO MESSIAS

(Texto IV)

"E a ciência se multiplicará"... - Dn. 12.4.

De certa altura do Seu ministério, Jesus passou a dizer aos discípulos acerca da Sua morte e ressurreição. Tal fato só se deu no final dos três anos e meio de atividades evangelísticas. Em Sua última semana de vida terrestre, a tônica dos Seus ensinos tomou outro rumo. Não mais as parábolas. Não mais a pregação do Reino. Agora a reta de uma despedida e de responsabilidades que os onze teriam que assumir. Ainda ouço na lembrança, meu primeiro mestre, Pr. João Joaquim de Oliveira, de saudosa memória, nos ensinando que no Evangelho de Lc. 19.41-44 acontecia a grande mudança na dispensação de Deus: Jesus chora sobre Jerusalém, dizendo ser aquele o seu DIA - dia de Jerusalém - en tê hêmera tautê - "em o dia teu "- a última chance - perdida - para um povo que sempre rejeitou os apelos de Deus. Nem ao Filho de Deus respeitaram. Eklausen, é a palavra grega do texto que define Seu gemido profundo, angustiante, lamentoso sobre Jerusalém que desprezara a oferta última de Deus.

O evangelista João continua a narrativa dizendo - Jo. 12.20 - que uns gregos, gentios, pediram a Filipe para ver, para encontrar, Jesus. A resposta do Mestre agora é: "É chegada a HORA de ser glorificado o Filho do Homem"... - E os recebeu. É um novo tempo, uma nova dispensação. A Igreja que Ele havia dito que edificaria - oikodomêsô - tempo do verbo no futuro - agora - receberia a Sua mensagem, o Seu favor, a Sua pessoa divina. Ressurreto, Ele não mais lhes diz: "vocês vão e preguem o Reino". Não mais às ovelhas perdidas de Israel, mas: "Ide, pregai o Evangelho, a boa nova, a todas as gentes - ethnes". - Não só aos judeus, mas aos árabes, aos etíopes, aos italianos, aos indianos, aos japoneses, aos franceses, e até aos confins da terra - Brasil, Américas, do outro lado do globo terrestre - entendemos.

Finalmente, temos a terceira divisão da Bíblia, que é a dispensação da Igreja.

Como vimos, essa nova dispensação começa, não no inicio do livro Atos, mas nos últimos capítulos dos evangelhos, com o fato da atenção do Senhor ter-se voltado aos os gentios. Só uma vez nos evangelhos Jesus se refere à Sua Igreja. O texto de Mt. 18.17 é uma má tradução da palavra EKKLESIA que, entendido o texto na acepção que estamos colocando, deveria ser traduzida "CONGREGAÇÃO". Observe-se que o Senhor não está a falar senão ao sistema legal vigente em Israel. A Igreja, pois, somente uma vez é citada por Jesus em Mt. 16. 18. Aqui, o termo se refere a uma instituição e não a uma simples congregação. É um título. O povo de Jesus seria chamado: Igreja.

Jesus não veio pregar para a Igreja. Não veio para edificá-la nos Seus dias. Ela só nasceria no Pentecoste, cinquenta dias após a morte de Jesus. O tempo verbal usado no texto de Mt. 16.18 é futuro: "Edificarei" - repetimos. Os doze discípulos não eram a Igreja. Eram os aprendizes, eram os enviados (apóstolos). Teologicamente entendemos que a Igreja nasce no Pentecoste. Só com a vinda do Espírito do Senhor é que o corpo inerte, medroso, covarde, recebe vida, poder - dynamis - ação.

Então, a terceira divisão da Bíblia é a mais poderosa. Jesus transformou a Páscoa em Sua Ceia. Ressuscitou. Apareceu a Saulo de Tarso. Está à direita de Deus - como O viu Estevão. É o Senhor Todo Poderoso, como o viu João, no Apocalipse. Esta terceira divisão pode ser também chamada "A Dispensação do Espírito Santo". O Senhor dissera: "E obras maiores do que estas farão" - "Tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar". O mistério seria desvendado através de Paulo, o décimo segundo apóstolo. A revelação de Deus é sempre progressiva. O doutor da Igreja é Paulo. Jesus é o autor e consumador da fé - da Igreja - mas Paulo é o amigo do noivo que cuida da noiva. Paulo cumpre no seu corpo o resto das aflições de Cristo. À Paulo foi revelado, por Jesus, o mistério que esteve oculto em todos os séculos, que é: "Cristo em vós (gentios) a esperança da glória - Cl. 1.27. Assim entendidas, são três as divisões da Bíblia: 1ª.) Velha Aliança - 2ª.) Ministério do Messias a Israel - 3ª.) Ministério da Igreja - ensinos e doutrinas dos apóstolos.

Só Jesus.

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O Pr., Th. D. Honoris Teologia, D.D., Serafim Isidoro, oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê: E-mail: serafimprdr@ig.com.br