CRISTIANISMO UNIVERSAL

Pela regra básica da "Grande Comissão", dada por Cristo a Seus discípulos, conforme Mateus 28:19, Sua Igreja deveria ser universal (católica), seja no sentido geográfico, seja no sentido demográfico, devendo abranger "todos as nações, tribos, línguas e povos" e atender a todas as necessidades das pessoas. Nesse sentido seria universal também etnologicamente, não discriminando pessoas, castas, classes, culturas, etc.. No sentido doutrinário, porém, essa Igreja seria sublime, não admitindo em seu corpo de doutrinas a universalidade dos cultos pagãos, como a crença na vida além túmulo, a inicialização de inaptos (como o batismo de recém nascidos), a confissão e intercessão de seres humanos (em vez da graça expiatória de Cristo), a reverência a obras humanas (como a adoração ou petição e confissão a imagens), bem como a astros e deuses estranhos, etc., como faziam os romanos, o que herdaram dos latinos, etruscos, gregos, babilônicos, egípcios, assírios, fenícios, etc.. Todavia, nesse sentido é que mais a Igreja oficial de Cristo se tornou universal, ampliando a universalidade nos dias atuais e evoluindo até o ponto em que, certamente, congregará todas as denominações cristãs, bem como as crenças médio-orientais, o esoterismo, espiritismo e crenças orientais, congregando a todas sem a menor dificuldade.

Nesse mesmo sentido a moderna igreja de nome universal o é nos dias atuais, diferenciando-se da original apenas no sentido em que admite teoricamente a graça expiatória de Cristo como pagamento dos pecados humanos. Todavia, em contrapartida, crê no poder dos sacrifícios financeiro para alcançar perdão e bênção, levando os devotos a pagar pesadas somas para tal, a exemplo dos que Igreja Católica cobrou durante o período da Inquisição.

E, por centrar-se tanto na materialidade, esta moderna igreja de nome universal acaba por lembrar as deidades pagãs do enriquecimento, da propriedade e a cura, bem como do obscurantismo afro em seus cultos de descarrego e abertura de caminhos, a exemplo das crenças de pavores e deidades esotéricas e orientais. Entretanto, no sentido geográfico, esta última tornou-se mais universal, apesar de que a primeira ganha muito terreno. Todavia, nesse sentido há uma terceira igreja universal – a igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem sua bandeira hasteada em quase todos os países do mundo, passando já de 200, a despeito de seus aproximados 150 anos. Além de ser muito mais universal que as duas primeiras no sentido geográfico, tem atuado na vida das pessoas, tanto no sentido doutrinário (que é sublime), quanto social. Sendo assim, logo teremos três igrejas católicas, ou seja, universais em muitos aspectos, sendo todas cristãs. Resta saber, porém, qual continuará sendo a mais fiel ao significado da palavra cristã – ao verdadeiro cristianismo.