'A SENTENÇA QUE CONDENOU JESUS'

Publicado pela GAZETA DE PASSOS- Minas Gerais, em 01 de maio de 1960

'A SENTEÇA QUE CONDENOU JESUS"

Ditadas por Poncio Pilatos, está escrita em

hebreu e teria sido lavrada por Anás---Artigo

de Rui Barbosa sobre o texto histórico desse documento.

O Sr. João Batista Pereira, Pesidente do conselho Deliberativo da Sociedade Metapsíquica de São Paulo, pronunciou, recentemente, notavel conferencia na Federação Espirita do Estado de São Paulo, sobre a sentença que condenou Jesus. Esse documento que patenteia um dos mais flagrantes erros de justiça da história da humanidade, está escrito em hebreu, e teria sido lavrado por Anás. Ele mereceu atenção de Rui que o comentou longamente,a fragilidade da justiça sujeita aos mesquinhos interesses humanos, aos argumentos politicos e à vanalidade. O Sr.Batista Pereira, fiel ao pensamento de Rui esclarece:"Era mister que se encontrasse algum fundamento frágil que fosse, para que se consumasse a horrorosa condenação dos inocentes. Isso acontece,sempre, na justiça dos homens iníqous da terra, consuante da fábula do lobo e do cordeiro, de Lafontaine: "Se não foi você que turvou as águas, foi algum de seus parentes, e devorou o cordeiro.

A SENTENÇA.

No ano XIX de Tiberio César, imperador romano de todo mundo, monarca invencivel, na Olimpíada CXXI e na Elíade XXIV, na criação do mundo segundo o número e cômputo dos hebreus quatro vezes, mil cento e oitenta e sete, da progenie do romano Imperio no ano LXXIII e da leberdade do cativeiro da Babilônia no MCCVII sendo governador da Judéia Quinto Servio, sob o regimento o governo da Pontifice do sumo sacerdócio Caifás;Alis Amael,magni do Templo Roban Achabel,Franchino Centauro,cônsules romanos da cidade de Jerusalem;Quinto Cornelio Subrima e sexto Pompilio Rusto no mês de março e dia 25 do mesmo: Eu. Poncio Pilatos, aqui Presidente do Império Romano, dentro do Palácio da arqui-residência, julgo, condeno e sentencio a morte a Jesus chamado pela plebe Cristo Nazareno e farizeu de nação, homem sedicioso contra a lei mosaica, contrário ao grande Imperador Tiberio César.Determino e ordeno por esta que se lhe dê a morte na cruz, sendo pregado com cravos como os réus, porque congregando e ajuntando aqui muitos homens ricos e pobres não tem cessado de promover tumultos por toda a Judéia, dizendo-se filho de DEUS, Rei Israel, ameaçando com a ruina de Jerusalem e do sacro templo negando o tributo a César, tendo ainda tido o atrevimento de entrar com ramos e, em triunfo e com parte da plebe dentro da cidade de Jerusalem, e no sacro templo.E mando que seja conduzido Jesus Cristo, pela cidade de Jerusalem ligado e açoitado e que seja vestido de purpura e coroado de alguns espinhos com a própria cruz aos ombros, para que sirva de exemplo a todos os malfeitores e quero que juntamente com ele sejam conduzidos dois ladrões homicidas e sairão pela porta Jaguarda hoje, Antoniana, e que se conduza Jesus Cristo ao monte publico da justiça, chamado Calvário, donde crucificado e morto ficará seu corpo na cruz, como espetáculo para todos os malvados e que sobre a cruz seja posto este título em três linguas (hebraica, grega e latina:"Jesus Nazareno, Rex Judeorum". Mando também, que nenhuma pessoa de qualquer estado ou condição se atreva temerariamente a impedir a justiça por mim mandada administrade e execultada com todo rigor, segundo os decretos e leis romanas e hebraicas, sob as penas de rebelião contra o Imperio de Roma.

Testemunha da nossa sentença, pela doze tribos de Iarael:Rabbaim Daniel,Rabbaim Joannim, Bonicar-Barbosa Labe, Petuculani. Pelos fariseus: Bulia, Simeão, Ronol, Rabbani, Mondaani, Boncurfosse. Pelo Imperio e pelo presidente de Roma: Lúcio Sextilo, Amassio Chilio.

Raimundo Otoni
Enviado por Raimundo Otoni em 02/06/2006
Código do texto: T167822