O que os filhos herdam dos pais

Ao “perder” minha mãe (entre aspas porque mãe nunca se perde) e ao constatar que ela não possuía bens materiais que pudesse deixar para os filhos , foi que pude perceber o quanto ela já tinha deixado para todos nós. Um tesouro imensurável e de grande valor: o seu exemplo.

Os pais, na maioria das vezes se preocupam em construir um patrimônio para que, ao partirem, possam deixar “algo” para seus filhos.Vendo dessa maneira, seria injusto admitir que somente os mais abastados, poderiam contribuir de forma significativa para o futuro de seus descendentes.

Os bens matérias são importantes para garantir a sobrevivência, mas se o indivíduo não possuir outros bens, adquiridos através de uma base familiar que lhe garanta a maturidade e responsabilidade necessárias para administra-los, poderá em pouco tempo, mesmo herdando um patrimônio valioso,colocar tudo a perder (os bens aos quais me refiro são os espirituais).

Desde a adolescência já me questionava sobre o que de melhor meus pais poderiam deixar para mim quando da terra partissem.Todo adolescente é um tanto materialista e preza pelas coisas imediatas e concretas que possam lhe proporcionar algum tipo de satisfação.Nessa fase é preciso ver as coisas para acreditar que e]lãs existem. Por isso pensa apenas na herança material que os pais deixarão ao morrer. Só depois, quando adulto, é possível que o indivíduo perceba que não é necessário que os pais morram para receber deles uma herança muito especial.

Cada ser recebe de seus antepassados uma bagagem hereditária composta de vários elementos como semelhanças físicas, postura, manias, princípios(e até mesmo algumas doenças).Com o passar do tempo,através de suas atitudes ,ações e até mesmo suas obras(que valem bem mais que palavras), os pais passam para os filhos,valores reais que são eternos pois jamais se dissiparão com o tempo e que se perpetuarão passando para as outras gerações que venham a surgir.

Em uma sociedade desumana e desleal como a que vivemos, só os valores como o amor ao próximo (que leva à solidariedade),a integridade do caráter, a honestidade e a perseverança no bem, serão capazes de construir um mundo melhor.

O maior bem, portanto, que os pais podem deixar para os seus filhos é a educação através do exemplo positivo. Ainda que não tenham condições de custear uma educação escolar de “primeira linha” e outros cursos complementares, estarão contribuindo de forma muito mais concreta, investindo na educação familiar e inserindo nestes entes queridos conceitos e princípios importantes para suas vidas.

Os pais não precisam passar todo o tempo preocupados com o que deverão obter ao longo dos anos para deixar de herança para seus filhos. Basta que vivam com dignidade de forma correta e estarão criando todas as condições necessárias para que esses construam um futuro numa base sólida que jamais será destruída. Assim garantirão uma aquisição de valores, muito mais preciosos e que sobreviverão apesar de todos os obstáculos que possam encontrar ao longo da jornada.

Texto publicado no Jornal Mundo jovem em novembro de 2006.

mundojvem@pucrs.br