Mundo Moderno

Vivemos hoje, num mundo globalizado e interligado, onde as culturas de qualquer lugar, através da internet se tornam mais conhecidas por todos. Até os programas televisivos, têm esse interesse de que possamos conhecer tudo que acontece nesse nosso imenso globo terrestre, através das TVs abertas e ultimamente dos canais fechados por assinatura.

A curiosidade é tão grande, que o reality shows, é uma febre, um desejo de dar aquela espiadela, de saber o que acontece com a vida do vizinho por exemplo. De outro lado, se esvaziou praticamente as relações humanas nos bairros. O medo de que os outros saibam do que pretendemos, ou temos em posse, faz as pessoas se fecharem e no máximo, ter um contato superficial, de "olá", bom dia e daí não passa.

As economias, que antes eram assunto pra poucos analistas, se tornam agora a bola da vez, apesar de a maioria não entender muito bem, o que é um spread bancário, por exemplo, superávit primário, taxa cambial e outros termos econômicos. Em contrapartida, qualquer economia hoje é afetada em qualquer parte do nosso imenso planeta, por países que nem imaginamos que temos relações comerciais.

Muitos não sabem o que é neoliberalismo, porém sabem quem é o presidente dos EUA e que esse país está mal das pernas e com isso estamos numa crise mundial sem precedentes, gerando milhares de desempregados pelo mundo. Também podem nem saber, o que é protecionismo, mas sabem que os preços dos produtos importados chegam aqui no Brasil com um preço abusivo.

Quem acompanha os noticiários, pode observar como são as coisas; por exemplo: Um play station 3, lançado nos EUA, onde se formavam filas imensas. Ano passado era vendido por U$$ 100,00 dólares; quando chegou ao Brasil, estava custando mais de 2500,00 reais, isso por causa do protecionismo. O aço do Brasil, pra entrar nos EUA, enfrenta milhares de barreiras, ou seja, impostos, tudo para eles comprarem seu próprio aço e assim se tornarem competitivos e alcançarei o crescimento econômico.

Como podemos intervir nessa nossa dura realidade, se não conhecermos os mecanismos que nela atuam. Acredito que os que conhecem, não podem fazer muito, pois estão tendo que lutar para se manterem no emprego e têm que se adequar ao sistema, ou serão por ele tolhidos. Muitas mentes brilhantes, usadas enfim, para um mesmo objetivo, o lucro dos grandes bancos, empresários.

A própria cultura que nos cerca é produto do mercado, acesso para poucos endinheirados, que podem se divertir assistindo grandes atrações, sem comprometer o orçamento mensal. A grande maioria tem apenas o necessário para sua subsistência, nem imagina o que é fazer uma viagem, ou ir a um teatro, pois, o seu pequeno ordenado, dá mal para pagar o aluguel, luz, água e comida.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 07/07/2009
Reeditado em 04/11/2015
Código do texto: T1687764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.