Que língua?*

Hoje, em Brasília, Fernando Henrique Cardoso disse: "Faremos o possível e o impossível para que saibam falar bem a nossa língua. É por isso que em Minas Gerais o ensino passou para nove anos, e não quatro. Queremos brasileiros bem-educados, e não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria."(I)

Como não sou advogado, não estou aqui para defender, nem denunciar “A” ou ”B”. Centro-me nas idéias: os “brasileiros bem-educados” são aqueles que falam “bem a nossa língua”? De que educação fala FHC? A que língua ele se refere? Confusão dos entendimentos, espíritos confusos.

Há a educação que vai do nascimento à morte e há a educação escolar. A primeira é aquela por meio da qual homem e mulher se fazem humanos. Bons ou maus, mas humanos. A segunda é a escolarização, cuja função é propiciar o letramento. Porém, o fato de uma pessoa não ser letrada não significa que ela não seja educada.

Quanto ao uso da língua, creio que os gramaticistas estão batendo palmas para FHC. Já os cientistas do idioma, esses estão de cabelo em pé. Pode ser o caso, por exemplo, de Marcos Bagno. Segundo ele, “Quando o assunto é língua, existem na sociedade duas ordens de discurso que se contrapõem: (1) o discurso científico, embasado nas teorias da Lingüística moderna, que trabalha com as noções de variação e mudança; e (2) o discurso do senso comum, impregnado de concepções arcaicas sobre a linguagem e de preconceitos sociais fortemente arraigados, que opera com a noção de erro.”(II)

Então FHC está aí: no campo do senso comum, metido em arcaísmos, vociferando preconceitos e operando com a noção de erro. Sim, porque em língua materna não há que se falar em erro. Só do ponto de vista da gramática, a temida nas escolas, é que é possível se falar em certo e errado, pois ela é um dique de regras tentando conter o fluxo de água viva que é a língua, essa que é sempre certa se possibilita a comunicação.

Não creio que o “Príncipe da Sociologia” desconheça essas informações. Só fico em dúvida se a fala dele contribui mesmo para aperfeiçoar nossa língua e nossa educação – escolar-acadêmicas, claro.

Será que contribui?

___________

(I) Fonte: Folha Online.

(II) http://www.marcosbagno.com.br/art_nada-na-lingua-e-poracaso.htm.

*Do meu blog FiloEducação

=> http://filoeducacao.blogspot.com/

23.Nov.2007.