A SELA do CAÇADOR

"na vida não há prêmios ,

nem castigos , apenas

consequências". (Kallena)

Ele tem 80 anos e o seu affair é fazer selas. ( arreio acolchoa-do de cavalgadura e que constitui assento sobre o qual monta o cavaleiro ou a amazona.) . E faz com perfeição . As mais lindas selas que eu já vi , aqui , no Brsil, foram feitas por ele . Sim , pelo Sr. Otacílio. Ele tem uma prosa boa . Dá vontade de ficar um tempão conversando com ele. Como eu disse ele é produtor de selas há 42 anos . E um dos últimos representantes da cultura sertaneja da minha região. A amizade e a herança familiar fez com que Otacílio criasse e patenteasse uma das selas mais famosas do país : a canadense ( ou sela do cavaleiro e da amazona) Diz ele : aponte 400 quilômetros de diâmetro e eu lhe garanto que conheço tudo. Já esteve em 8 estados e acabou inventando a cavalgada.

Ele chegou a produzir um lote de sua premiada sela para o então Presidente João Baptista Figueiredo . Explica que o trabalho foi se aperfeiçando , por iniciativa própria , pela experiência e pelos palpites dos camaradas de caçadas.

O esporte , do qual Otacílio participa até hoje, consiste em perseguir uma presa _ em geral veados matreiros e catingueiros _ a cavalo. Cachorros acompanham para farejar e acuar a presa : "nós não matamos , só perseguimos. Os cachorros são treinados para cercar sem machucar , porque matar seria como furar a bola , perde a graça. " . Eu , xereta, perguntei se ele não faz conta de fadigar a presa, pois ser perseguido , não deve ser muito bom , nem para os bichos . Ele me olhou com ar de reprovação e eu desisti de provocar.

Mas essa perseguição já não é mais como antigamente . Os grandes percursos mato dentro são mais difíceis por causa das cercas de segurança que agora limitam as propriedades . E tem muitas histórias . Uma delas é a seguinte : o causo de um fêmea de veado que correu 36 quilômetros antes de ser pega e que deixou seis cavalos mortos ao longo da correria ( morreram de cansados ) . DESAPROVEI , isso , na hora e com veemência . Aí ele ouviu e ficou quieto . Essa eu não deixaria passar em branco . Seis cavalos ??? Acho um crime, eu disse. E vem companheiros de caçada de tudo quanto é lado . Inclusive tem participantes urbanos , também. E são empresários : taxistas , motoqueiros, cantadores, profissionai liberais , etc...No entanto a paixão pela música sertaneja , de 30 amigos , logo se transformou em gosto por cavalgadas. Tem uma COMITIVA REZA PRA NÓIS . E eu perguntei quem rezava pelos bichos e pelos cavalos... outra cara feia , rsrs.

Depois da caçada é hora do happy hour : cachaça, cerveji -nha e á vezes , de fazer negócio . O lema é não perder tempo , rsrs.

Uma vez, nesse escambo , um único cachorro foi trocado por 10 novilhas cruzadas , um cavalo pampa e 50 mil réis que dava para comprar um boi, disse-me ele. rsrsrs - vá entender !!! ,rsrs . Otacílio foi um dos últimos cachorreiros da região . Chegou a ter 30 cachor -ros e que , depois, acabou doando para os amigos . Ex- berranteiro ,

fala que a diferença do berrante para a buzina, instrumento utilizado para chamar os cães é que a força do sopro vem do pulmão.

A buzina é só para chamar cachorros e tem três significados: vida ou morte ; vamos embora e a terceia , achamos a caça .

Percebi , porém, que a presa mais difícil é o próprio . rsrs. Ele caça desde criança , fez 80an0s em junho mas nem fazer pergunta se pode . Marca a caçada e vai indo , desabafa a 1ª Dama , de 78 anos . Para um amigo do cavaleiro , o comissário e berranteiro Caco, Otacílio representa a tradição :"Ele é um ícone para a gente, um símbolo de cavaleiro , diz ".

E eu , mesma, digo ._ Não posso dizer que esse valente cavaleiro, cachorreiro, caçador e negociante , PASSOU A VIDA EM BRANCO . rsrs.

Dicionário da cultura de Fazenda :

> Cachorreiro = caçador que zela pelos cachorros e cavalos.

> Buzina = instrumento de sopro para chamar cães de caça.

> Berrante = instrumento de sopro para tocar bois.

> Caçada = quando cavaleiros se reunem para perseguir uma presa - a morte do animal não é o objetivo.

> Cavalgada = Reunião de cavaleiros para peregrinação religiosa ou festiva - embora haja pessoas da área rural participantes, é um hábito que inclui membros da cidade.

Postagem: Kallena, 18/07/2009.

kalena
Enviado por kalena em 18/07/2009
Reeditado em 18/07/2009
Código do texto: T1706384
Classificação de conteúdo: seguro