A CONDIÇÃO BÁSICA DA CIDADANIA PLENA

CARTA ao Prof. WILLIAM P. DA SILVA

EM RÉPLICA AO TEXTO: “CONSCIÊNCIA POLITICA E SOCIAL”

LINK:

http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1695414

SENHORES, SOMOS ACADÊMICOS! PORTANTO, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E CRÍTICA, DENTRO DO BOM SENSO E DA ÉTICA, DEVE SER SEMPRE VALORIZADA E DEFENDIDA, ALÉM DO MAIS, DIGNO DE LOUVOR É O DEBATE DE IDÉIAS CONSTRUTIVAS, CERTO?. POR OUTRO LADO, ESTE É UM SITE DE DOMÍNIO LIVRE, ACEITA TODOS OS TIPOS AUTORAIS DE TEXTO!

A PROPÓSITO, CITO VOLTAIRE: “Não concordo com o que dizes, mas defendo até a morte o direito de o dizeres.”

QUANTO AO TEXTO EM TELA, DESTACO OS SEGUINTES PERÍODOS POR CONSIDERÁ-LOS POLÊMICOS OU PROFERIDOS SEM A DEVIDA REFLEXÃO:

“Devemos ensinar quem são as pessoas responsáveis pelo caos e incitar aos estudantes ir para as ruas com atos idênticos aos movimentos das Diretas Já, caso seja necessário inclusive o uso da força, da revolta.”

ANTES DE MAIS NADA, É PRECISO QUE FIQUE BEM CLARO QUE O USO DA FORÇA SÓ SE LEGITIMA PELO AGIR DO ESTADO, COMO BEM OBSERVOU MEIRELLES:

“Poder de Policia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado” (MEIRELLES, 2002p. 127).

É NESSE CONTEXTO, TÃO SOMENTE, QUE O USO DA FORÇA NECESSÁRIA E CONSCIENTE TEM LUGAR, SEM QUE COM ISSO SE FIRA A CONSTITUIÇÃO.

A NOSSA CARTA MAGNA, TAMBÉM CONHECIDA COMO CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, POIS ESTABELECE A ATENÇÃO AO CIDADÃO À FRENTE DO ESTADO, COMO SEU PONTO DE PARTIDA, ASSEGURA DIREITOS CIVIS, SOCIAIS E POLÍTICOS, BEM COMO NOS CONCEDE OS MEIOS APROPRIADOS PARA QUE ELES ESTEJAM AO NOSSO ALCANCE. EIS A CONDIÇÃO BÁSICA DA CIDADANIA PLENA: SABER SE IMPOR DENTRO DE UMA ESTRUTURA QUE REGULA AS VONTADES INDIVIDUAIS EM FAVOR DOS INTERESSES COLETIVOS, NUMA DICOTOMIA DE DIREITOS E DEVERES, PORÉM SEMPRE ABERTA ÀS AÇÕES POPULARES.

É OPORTUNO, AINDA, CITAR BERTOLD BRECHT:

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto é TÃO BURRO QUE SE ORGULHA E ESTUFA O PEITO DIZENDO QUE ODEIA A POLÍTICA. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce prostituta, o menor abandonado, o assaltante, o corrupto das empresas nacionais e multinacionais e o pior dos bandidos, que é o político vigarista e pilantra.”

PORTANTO, AMIGO PROFESSOR, NÃO SÃO COM ESSES RECURSOS, NEM POR ESTES CAMINHOS QUE O SENHOR DEFENDE, CITADOS EM ALGUNS EXCESSOS DE RETÓRICA, NESTE TEXTO ESPECIFICAMENTE, QUE EXIGIREMOS QUE O ESTADO CUMPRA COM AS SUAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS. INCITANDO A FORÇA E A REVOLTA, DESTA MANEIRA, NÃO INFLÓI NEM CONTRIBÓI. PORÉM, LOUVO A EDUCAÇÃO, A INFORMAÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA.

INFELIZMENTE, SOMOS ESCRAVOS DAS PLAVRAS QUE JÁ DISSEMOS E REIS DAQUELAS QUE SILENCIAMOS. PODEMOS INCORRER EM FALÁCIAS, CONCLUSÕES IRRELEVANTES EM TEXTOS BRILHANTES, COMO NESTE CASO, DESLIZES GRAMATICAIS, ALÉM DE GRANDES ACERTOS EM ÓTIMOS TRABALHOS, QUE AQUI PUBLICAMOS.

DEPOIS DE PUBLICADOS, OS TEXTOS ESTÃO ABERTOS À OPINIÃO PÚBLICA, E COMO OBRAS DE ARTE LITERÁRIA QUE SÃO, ESTÃO SUJEITOS ÀS VAIAS E AOS APLAUSOS! E SE DELES APROVEITARMOS AO MENOS ALGUMAS VÍRGULAS, TODOS ELES SERÃO DE ALGUMA FORMA VÁLIDOS.

CORDIALMENTE,

VALEU!

G Matos
Enviado por G Matos em 23/07/2009
Código do texto: T1715997
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.