Gripe comum X Gripe A X Incompetência e Descaso

Vou contar uma coisa pra vocês, uma breve novela do que aconteceu comigo domingo, dia 26/07/2009, e daí vocês vão me dizer o que todos nós já sabemos, O BRASIL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA EPIDEMIA NENHUMA!!!

Desde a semana passada eu tava com tosse, mas achei que fosse somente uma crise asmática forte, pois o frio ficou intenso aqui no sul e essa variação brusca de temperatura só faz piorar e aumentar as crises. No sábado comecei com febre, domingo além da febre, cansaço e da falta de ar excessiva eu quase desmaiei. Procurei o hospital daqui de Porto Alegre (HSL da PUCRS) somente porque não conseguia respirar (detalhezinho esse né?!). Bom, eu tenho sorte por conseguir pagar um convênio de saúde então lá fui eu no atendimento paticular. Cheguei por volta de umas 17:15 da tarde de domingo do atendimento de emergência, o qual, lógico, estava lotado. Uma moça pergunta o que estou sentindo e me manda pegar uma ficha para abrir meu boletim de entrada. OK! Outros chegam lá e a mesma moça coloca uma linda máscara azul e os conduz para outra ala do hospital. Isso que eles falaram o MESMO que eu!

Após aberto o boletim de entrada, eu esperei SOMENTE 3 horas para ser chamada para a triagem. Até aí o povo já estava revoltado, xingando, um paciente passou mal e a atendente não teve a capacidade de ir buscar uma simples cadeira de rodas para ele, um outro paciente que esperava atendimento fez isso, o pobre homem teve sua temperatura tão elevada que teve convulções, a princípio até achei que ele tava se fazendo pra passar na frente, mas mais tarde descobri que não, pois ele foi internado no hospital!

Bom, lá estou eu na triagem, medindo minha temperatura, a qual já havia subido é lógico! Aí o maledeto do téc de enfermagem foi medir minha PA (pressão arterial), eu ainda não descobri como ele conseguiu a façanha sabem, já que a mediu por cima de DUAS blusas de lã que eu estava usando! Pra quem não sabe, a gente mede com o braço de fora, ou seja, sem roupa e sem formar torniquete com camisetas e afins!

Ele conseguiu medir uma pressão de 140/80mmHg! NUNCA eu tive essa pressão, a minha é baixa, mas enfim, ele poderia dizer que estava um pouco elevada por causa da febre né?! Perguntou se eu estava com sintomas de gripe! E eu pensei, "mas que diabo de pergunta é essa? Ele não reparou ainda que não consigo respirar??" [:o] Como ele deve ter estudado muito a "medicina gripal", assim como téc de enfermagem se acha médico (não todos, me refiro a alguns poucos, não fiquem brabos os técnicos comigo, por favor), ele decidiu que SIM, eu estava com sintomas de gripe! Então eu ganhei uma linda máscara azul, e meu namorado ganhou outra para poder me acompanhar a uma outra sala do hospital da PUCRS, agora chamada de AMBULATÓRIO DA GRIPE!! Lá chego eu, sem conseguir respirar, esperando há mais de 3 horas... E a sala? LOTADA, é lógico! Colocaram TODOS os paciente com sintomas de gripes lá, SUS, CONVÊNIOS, PARTICULARES... Não quero ser preconceituosa, mas se já pagamos por um plano de saúde o mínimo que podem acontecer é ser separado o atendimento, digo isso no sentido da demora e não pelas pessoas!

Acho que deveria ter mais de 50 pessoas, não tinha nem cadeira para sentarmos. Alguns lá nem estavam com febre, afirmo isso, pois quando fui procurar meu boletim e atendimento pude ler algumas temperaturas que estavam escritas em outros boletins!

Bom, aí pergunto a atendente quanto tempo estava demorandoa consulta, agora PASMEM!!! Em torno de 4 horas para fazer o primeiro atendimento. Só até aí eu já teria esperado em torno de 7 horas por um atendimento! Ok! Meu namorado e eu vamos para o corredor, pois eu tinha certeza que o meu problema era somente a asma, e não GRIPE A! Tive que ficar sentada no chão, pois não havia cadeiras. Liguei para o plantão do jornal aqui da cidade, para denunciar o descaso com as pessoas que ali estavam, pois ainda por cima HAVIA APENAS UMA MÉDICA para atender a todos! UMA!!!! Mas o plantão de denúncias já havia encerrado à tarde, que tipo de plantão é esse afinal de contas? Me refiro ao Jornal Zero Hora.

Decidimos ficar fora da sala, pois se eu não estava com gripe, era ali que eu a pegaria com certeza!

Bom, para resumir um pouco essa coisa toda... Fui chamada para o meu primeiro atendimento a 01:48 da manhã!! SIM, isso mesmo!!! Mesmo meu namorado tendo falado com a atendente que eu estava mal, sem conseguir respirar, quase desmaiando. Eu acho que às vezes eles pensam que não temos vida, ou mais nada para fazer em casa... Lógico que eu pensei assim "ah não tenho nada para fazer em casa, vou até o hospital então!" FALA SÉRIO!!! Pelo menos o atendimento da pobre médica que estava exausta foi bom. Lá fui eu pro RX pra saber se possuia ou não umapneumonia, era a rotina dali no momento. NADA, ainda bem! Depois de medicada e reavaliada fui liberada! Que horas isso? 04:30 da manhã! SIM, PRATICAMENTE 12 HORAS DENTRO DE UM HOSPITAL para me falarem o que eu já sabia, eu estava com crise asmática agravada e talvez um resfriado comum! Não me receitaram nem antibióticos já que não estavam com infecção.

Agora, o problema é o seguinte: TODAS as pessoas que estavam tossindo, espirrando ou algo do gênero era enviado pro AMBULATÓRIO DE GRIPE! Por quê? Lógico, estão todos assustados com a nova Gripe A, o que não é de estranhar. Porém também precisamos de bons profissionais que saibam diferenciar uma crise asmática de uma gripe! E é lógico que isso não caberia a um técnico de enfermagem fazer!

Peguei frio, lógico que no dia seguinte estava espirrando e ainda com febre. Tive que procurar meu médico e ele teve de me receitar um antibiótico, pois devido a tanto frio, epor ficar zanzando num hospital durante a madruga, a princípio sem essa necessidade, acabei piorando um pouco.

Conclusão dos acontecimentos: O BRASIL NÃO ESTÁ PREPARADO PARA NENHUM TIPO DE EPIDEMIA, ASSIM COMO SEUS PROFISSIONAIS NÃO ESTÃO, EM ALGUMAS VEZES, QUALIFICADOS PARA ESSE TIPO DE TRABALHO!!!

Alguém discorda?

Lilith Góthica
Enviado por Lilith Góthica em 30/07/2009
Código do texto: T1727396
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.