AGOSTO bate à porta e, com ele, o FOLCLORE

"O folclore é uma das riquezas

de qualquer país . Com ele

enriquecemos nossos conhe-

cimentos e ampliamos nosso

horizonte cultural e o nosso

capital cultural". (KALLENA)

Gostaria de falar , aqui, do folclore de um modo geral , mas não só de lendas, crendices, etc... Gostaria de e vou fazer uma abordagem mais profunda no sentido histórico-filosófico.

FOLCLORE é uma disciplina, estritamente ligada à Antropologia Cultural que estuda a expressão do SENTIR , do PENSAR, do AGIR, do REAGIR do ser social, do homem na sociedade em que vive, ou melhor de um grupo humano nas sociedades civilizadas. Isto eu aprendi na Universidade e também estudando A. Maynardi Araujo .

A PALAVRA FOLCLORE (folk-lore) surgiu na Europa, na época do romantismo quando se procurava dar maior valorização às coisas

nacionais, e a empregou pela primeira vez o arqueólogo britânico

William John Toms que usava o pseudônimo Ambrose Merton. E ainda diz o Prof. Maynard que : O Brasil , vasto, qual um continente , apresenta regiões distintas onde há diferenças de intensidade das influências dos povos formadores .

Por outro lado cada região possui seu gênero de vida de acordo com o meio ambiente, o que influi , também, no floclore. As próprias regiões tambe´m foram passíveis de mudanças , porque a exploração dos recursos naturais ajudou a criar diferenças. Por exemplo o Ciclo do Pau Brasil, que devastou florestas , como todo mundo sabe. E isso foi, infelizmente , o prefácio da epopéia açucareira, modelando no barro pegajoso , no massapê nordestino , a fisionomia de uma Nação nascente . Ou seja, o Brasil estava começando a engatinhar , a se formar . Lembro-me muito bem disso quando estudei História e geografia na escola de primeiro grau e no Ensino Fundamental e Médio . Isso fazia parte do programa , do plano de curso que ele ministrava.

Já o ciclo açucareiro preludiou a fixação do homem nas terras do Piauí por meio do gado. Depois vem o ciclo da mineração , os ciclos econômicos se sucedem . Um dia, veio o CAFÉ . O negro presente nos canaviais e nas grupiaras ( lavra; garimpo de diamantes)

dos faiscamentos (diamante) e nas catas ( catar café ) se deu também na região cafeeira. Vieram os colonos . Difundem línguas e costumes. Formaram grupos de italianos em São Paulo , sírios, libaneses,espanhóis , japoneses , etc... No Paraná : poloneses, ucranianos, russos e outros . Santa Catarina : alemães . Rio Grande do Sul : italianos e alemães. Vieram outras culturas . Tanto espirituais como materiais . A migração interna se fez sentir e as estradas aproximaram os brasileiros . E isto , vai se formando a massa do espírito do povo , que fala pela poesia , pela arte , os jogos e os folguedos .O índio, assim como o negro , deixou a suas marcas de contribuição , de sua influência : ora é a rede gostosa onde se podia descansar da azáfama diária ou o "pityn" na boca abatonada das mulheres - o cigarro que ele ensinou ao branco. O "petum" do bugre

deu o nosso pitar, pito, e o rurícula ainda o conserva no seu linguajar.

O povo da cidade fala fumar e cigarro .

O milho e a mandioca foi o índio que no-los legou . E veja a importância desses alimentos , às vezes desprezados : sem eles , o Brasil não teria sido conquistados pelos bandeirantes. É preciso pensar e conhecer essa maravilhosa história , para tomarmos gosto pelo nosso povo, nosso país e tudo o mais ... E o negro ??? Nossa, a sua contribuição é vastíssima . devemos muito a ele . A contribuição dele é fluxo contínuo na vida nacional . Não resta nenhuma dúvida que ele está presente na vida brasileira e é notada em nossos hábitos de : comer , falar, brincar, dançar, cantar, amar.

Bem , mas agora tem outra coisa que preciso dizer . Também não resta dúvida que a maior contribuição veio do branco colonizador,

que metido na pele do português , vestiu de ocidental a nudez do índio e do negro com a roupagem da tradição européia. Maravilhoso tudo isso . Culturas em contato . Assimilação. Amálgama. Aculturaçõ. Sinccretismo .Brasil - cadinho cultural em plena ebulição E ouso dizer mais : Brasil é o cadinho onde se fundem todas as raças . Veja a maravilha que é o nosso Brasil .

Difícil separar uma por uma as influências e resumir a visão integral dessa vstidão que é o folclore do Brasil . Vou tentar , ainda resumir para que não fique muito longo o texto e sem perder a qualidade. Vamos lá :

LINGUAGEM POPULAR: Deus-nos Deus o dom de nos comunicarmos pela palavra . É uma característica dos seres humanos : exprimir e transmitir idéias e pensamentos . Em linguagem popular temos a GÍRIA , os APELIDOS ou ALCUNHAS , LEGENDAS, LINGAGEM ESPECIAL ou CIFRADAS , METÁFORAS , FRASES FEITAS , DITOS . Além disso há a MÍMICA . os GESTOS . A mímica muitas vezes antecede a linguagem oral e as mãos falam , o corpo fala, muitas vezes mais e melhor do que as palavras , mais do que os lábios. Há gestos populares universais que todos entendem . Haja vista os gestos que fazem alguns jogadores de futebol e, também , alguns motoristas sem nenhuma educação. motoristas ansiosos , amalucados etc... Portanto , digo que os gestos são um dos maiores

recursos de comunicação e seu sentido é quase universal .

FRASE FEITA - a frase feita evita o circunlóquio . Com todas palavras diz tudo . Ma s é necessário que tenha lógica, coerência . Já vi frases inventadas e sem nenhum sentido e muito menos lógica.

A frase feita é síntese de alguma coisa como : "tirar o pai da forca" rsrsrsrs . "mais velho que a Sé de Braga " ; " o fulano está se virando", erc... APELIDOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS , estes brasonam cidades e estados : os paneleiros , os papa-jerimum ,capixaba , cabeça-chata e ... no momento não me lembro de mais coisas...mas são muuuuiiiiitas... rsrs.

LINGUAGEM ORAL - a palavra Literatura foi criada por Paul

Sébillot a fim de designar as manifestações culturais de fundo literário, transmitidas oralmente como : poesia , estória hoje pouquíssimo usada (eu particularmente não gosto e jamais usei), fábulas , lendas , mitos, romances, parlendas, adivinhas , anedotas, provérbios, orações, pregões e literatura de cordel. Esta forma literária é encontrada mais facilmente nas comunidades rurais que nos grandes centros urbanos.

ESTÓRIAS - Termo , pouqíssimo usado . Usa-se , geralmente Histórias : são contos que o povo transmite de geração em geração, pela literatura oral. Nela , incrustada no tema da narrativa tradicio -nal , está a colaboração do narrador, por sua capacidade inventiva ,

aproveitando-se da cor local, veste seus personagens com a roupagem ambiente .

ADIVINHA - é uma forma lúcida na qual a anunciação da ideia

fato, objeto ou ser, vem envolta numa alegoria, a fim de dificultar sua descoberta. PARLENDA - é uma arrumação de palavras sem acompanhamento de melodia, mas às vezes é ritmada e nesse caso a emissão da voz obedece a um ritmo que a própria harmonia das sílabas empresta. A FINALIDADE DA PARLENDA é ensinar algo à criança ou entretê-la .

PROVÉRBIOS - máximas rxpressas em poucas palavras , forma de sabedoria popular, espécie de manual de boa conduta. Anexim, adágio, rifão, ditado, aforismo, exemplo ou sentença , são sinônimos de provébio para o povo brasileiro.

LITERATURA de CORDEL - nas feiras nordestinas é comum encontrarem-se nas bancas verdadeiras peças literárias populares e tradicionais, as quais refletem com espontaneidade vários assuntos

desenvolvidos pelos trovadores , autores desses folhetos.

LÚDICA - a recreação está para o espírito humano assim como

a alimentação está para o seu corpo. O homem precisa do LUDUS, quer nos folguedos populares tradicionais , quer nos jogos , nos brinquedos. Como folguedo tradicional temos a Cavalhada. Além disso tinham a missão de ensinar a lição do Bem vencendo o Mal , Por isso

o catequista fomentava a sua prática. O mesmo fez com a congada, bailados e autos de cunho religioso, pastoril. BRINQUEDOS - são jo- gos em que não há disputa . Ah...ia me esquecendo . Rem também os BRICOS . Isso mesmo, brincos . São jogos onde há disputa , como bolinha de gude ( também chamao búrica), jogo da castanha ou pinhão.

MÚSICA - a música e o canto tiveram bastante importância na obra de catequese no Brasil . Os jesuitas usavam o canto, a música na propagação da fé entre os índios. Era um folclore transformado , CRISTIANIZADO . Penso que seja por isso que hoje , muitos cantos do rurícula (gente da roça, do campo , da terra), fazem lembrar o cantochão acaipirado . ( eu acho ,extremamente , lindo. ) .A música

folclórica é conservada na alma do povo. Ela foi afinada espontaneamente com seu SENTIR, seu PENSAR, AGIR , REAGIR. Nasce do povo e é para o povo. E isso é maravilhoso !!!!! A música folclórica está presente em todas as manifestações populares , tanto na alefria , como na dor. SERENATA (lindo !!! ), CORETO , CANTIGAS DE RIXA , CANTIGAS DE CEGO, CANTOS de VELÓRIO e cânticos para as almas são formas de músicas folclóricas .

CRENDICES e SUPERSTIÇÕES - a forma de defesa de um mal

que o espírito humano engendra , dá-se o nome de superstição .AS d caráter ativo se manifestam nas religiões, seitas, cultos de fetiches

e as de carater passivo, se manifestam nos presságios, esconjuros, orações , tabus, totemismos. É preciso lembrar que são folclore tipicamente espiritual . Mas , neles, há uma fartura de manifestações do folclore material : patuás, relíquiqs, talismãs. amuletos, santinhos.

Da crendice e superstição as figuras tipificadoras são o beato , o

fanático ( aquele exagerado, escandaloso ) , o penitente, os milagreiros , os taumatugos ( adjetivo , aquele que faz milagres ).

USOA E COSTUMES - aqui são arrolados fatos folclóricos como os ritos que acompanham o homem do berço ao túmulo são os ritos de passagem das instituições do nascimento , puberdade , casamen-to , morte e luto ;o mutirão ; a vaquejada ( pastorís) ou a festa de apartação e o rodeio ; a medicina rústica : são fómulas , técnicas , remédios. etc.. que oa rurículas fazem para se curar ( Chá dacabelo de milho para pedra nos rins ; chá de alecrim, arruda para cólicas,

enfim , compreende empirismo ( conhecimento prático , devido à experiência ) , atos religiosos e mágicas.

ARES POPULARES E TÉCNICAS TRADICIONAIS - sse campo é muito vasto , vastíssimo. Ficaríamos horas e horas afalar sobre ele. Vai desde comidas típicas até as mais expressivas manifeatações artísticas . A culinária brasileira é muito rica, tanto no salgado como na doçaria . Nela , contribuiram o índio , o negro e o europeu. Já falei várias vezes sobre culinária . (VEJA O TEXTO DA POLENTA QUE FIZ PARA O JOSÉ CLAUDIO ,noso colega ). A lista de pratos salgados e de doces é extremamente longa. Nem vou falar nisso... rsrs .Já forneci algumas receitas aqui no Recanto ). No vestuário as rendas e bordados são frutos de técnicas tradicionais : bilros, no labirinto, no

nhanduti, na rede de dormir , ou nos traçados de palha desde o ouricuri à carnaúba, nos trabalhos em couro ,etc... A cerâmica está presente em todo o Brasil. Enfim artesãos populares quer trabalhando o barro ou um pedaço de madeira, quer pintando , vão produzindo

uma obra que na sua beleza e pureza é bem o retrato da alma

simples e boa do povo.

Fico por aqui, mas antes darei a definição de FOLCLORE -é

o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provébios, contos ou canções , de uma época ou re-gião . Lendas, crenças costumes. Do inglês FOLK (povo) , e LORE

(conhecmento).

É fácil, foi tirada do próprio texto. Você também, se lembraria de definir, após ler o texto , ou mesmo sem o fazer.

POSTAGEM :KALLENA, 30/07/009

AGOSTO: Mês do folclore e da ventania ... rsrs . BEIJOS.

kalena
Enviado por kalena em 31/07/2009
Código do texto: T1728712
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