Ainda em cartaz na cidade de São Paulo, Jean Charles, para mim, é um filme  quatro estrelas… importante dizer, não sou crítico de cinema, nem de qualquer outra coisa.

Sem estragar o longa, falarei sobre ele

Em busca de uma vida melhor, inúmeros brasileiros saem do país… Jean Charles de Menezes (foto), por exemplo, foi tentar a sorte em Londres.

Lá, segundo o que é mostrado, viveu inúmeras experiencias, conheceu muitas pessoas e, lamentavelmente, foi morto pela polícia britânica ao ser confundido com um terrorista.

Sobre ele/sobre o que aconteceu, vários filmes poderiam ser feitos, um diferente do outro, de acordo, entre outras coisas, com o ponto de vista retratado. 

A respeito disso, saiu no UOL:

O longa, que inicialmente havia sido encomendado pela rede estatal britânica BBC, foi cancelado por questões legais e divergências artísticas com Henrique Goldman, o diretor do filme.

Na época, Goldman disse que gostaria de privilegiar o ponto de vista brasileiro da história, enquanto a rede estatal queria algo com a visão inglesa do caso.

Palavras dele: O fato de a BBC tê-lo deixado de lado me motivou ainda mais, porque a porta se abriu para fazer o filme que eu queria.

Palavras minhas: e ficou ótimo

Por Sergio Beni Luftglas, editor do site Pindaíba (www.pindaiba.com.br)