Texto escrito por ela.
Roberta
Jornalista (Coordenadora de conteúdo)


Como surgiu a ideia de criar um dia exclusivo para os pais?

A data foi comemorada pela 1ª vez no dia 14 de agosto de 1953 no Brasil
05/08/2009 (atualizado às 17:42)


O que se comemora todos os anos no segundo domingo de agosto? Ah, essa é fácil, o Dia dos Pais, né! Mas você já se perguntou como a data surgiu? Se este dia tem algum motivo especial ou é apenas uma jogada do comércio para vender mais? Diante de tantas perguntas, a equipe do TEMMAIS.COM ficou curiosa e foi buscar as respostas.

O primeiro fato que ocorreu na história e que no futuro nos remeteria ao Dia dos Pais foi há mais de 4 mil anos na Babilônia. Foram encontrados vestígios de uma escultura feita em argila que um jovem chamado Elmusu fez para saudar seu pai. A escultura se parecia com o que hoje chamaríamos de cartão, já que nela estava escrito uma mensagem afetiva, como a que escrevemos em datas especiais para felicitar alguém.

Mas, o Dia dos Pais como conhecemos surgiu em 1909, quando ao ouvir um sermão dedicado às mães, a americana Sonora Louise Smart Dood quis também criar a data para homenagear seu próprio pai, que criou seis filhos sozinho, depois da morte da mulher.


Já no Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. A idéia partiu do publicitário Sylvio Bhering para vender mais presentes. Mas, nem tudo é homenagem. Por motivos comerciais, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.


A comemoração se espalhou por todo o planeta. Mas, cada país escolheu a data mais conveniente de acordo com seus costumes. Na Alemanha e na Rússia não existe uma data fixa. Na Argentina, Peru e Estados Unidos a festa acontece no terceiro domingo de junho. Grécia, Paraguai e Canadá também comemoram em junho. Itália e Portugal homenageiam os pais no dia 19 de março. Já a África do Sul comemora na mesma data que o Brasil.


Independente de razões históricas ou comerciais, o importante é aproveitar o segundo domingo de agosto para fortalecer os laços familiares. Afinal, ser pai não é fácil. É uma mudança drástica e permanente na vida de qualquer homem.

 
Ter que cuidar de um ser indefeso, saber que ele depende de você pra tudo é um desafio enorme e não é fácil encarar isso. É preciso estar aberto para esta experiência instigante e desafiadora. “Só depois de ser pai é que descobrimos o verdadeiro significado da vida e do amor. Só sendo pai para descobrir o quanto somos fortes e do que somos capazes de fazer para ver nosso filho vencer na vida”, afirma Gustavo Criscione Vidotto, pai do João Vítor, 2 anos.
 
Por isso, aproveite a data e beije muito aquele que sempre esteve ao seu lado em todos os momentos.
 
Feliz Dia dos Pais!
 

Obs: texto da minhoquinha filha ...rs para o Dia dos Pais,escrito para o site  da tv.
 

Beju nu bicu
Minhocavovo
Enviado por Minhocavovo em 06/08/2009
Reeditado em 19/03/2010
Código do texto: T1739463
Classificação de conteúdo: seguro