VERGONHA NACIONAL II --------O DESFECHO.........


Pra quem leu meu artigo de ontem sobre a VERGONHA NACIONAL, a respeito dos catadores de lixo de Ponta Porã- MS, na edição de hoje saiu o desfecho do caso, que transcrevi e aqui está, pra que vejam como é nosso país, esta corrupção e sujeira que assola o país todo, mas o que aconteceu aqui, é revoltando e repugnante.
 

Abaixo o texto da edição numero 6.870 de 06.08.2009 do JORNAL DA PRAÇA de Ponta Porã –MS
 

Em represália  a denuncia feita a Imprensa, de que estavam sendo obrigados a pagar “ pedágio” no lixão de Ponta Porã, a secretaria Municipal de Obras e Infra-Estrutura abriu o dia ontem expulsando todos os trabalhadores que vem da coleta de rejeitos do lixão coberto da cidade.

O novo fiscal da coleta de lixo enviado pela prefeitura foi que assumiu o ônus da expulsão dos catadores de lixo.
 
O novo fiscal também externou a orientação que recebeu para hostilizar os catadores de lixo e recicláveis e dizer que a culpa pela situação toda é da Imprensa. ” Esses catadores não tem porque estarem aqui , não quero ninguém deles aqui., a TV veio aqui e eu pedi a eles pra não falarem com a imprensa, ela vem aqui e fica publicando matéria, se não fosse a imprensa, não teria problema.”
 
De acordo com os catadores, ele (( fiscal)) está aqui há dois dias , no primeiro dia ele até permitiu que a gente entrasse, mas aí veio uma equipe de TV e ele mudou de opinião e mandou enterrar tudo.
 
Outro apontou que o caminhão de lixo chega e antes que eles possam se movimentar, o trator de esteira joga terra sobre os detritos.

Alguns dos catadores já coletam lixo no aterro coberto há quase dez anos. Há aproximadamente 8 meses pagavam “ pedágio” pra trabalhar. Alegam ainda que além da taxa, também faziam serviços extras pra prefeitura pra poder catar o lixo. ” A gente ajudou os servidores públicos do município a plantar cerca de 60 arvores de eucalipto,” revelam.
 
O pagamento por reclamarem da exploração da prefeitura foi a retaliação e proibição de buscar o sustento da própria família no lixão de Ponta Porã!
 
 
Sem palavras,
 
Tamanha minha indignação termino este triste artigo.. publicado com autorização da fonte .....JORNAL DA PRAÇA ...edição 6870 de 06.08.2009.......
 
06.08.2009