Leitura e computador

Explicação: Entre os dias 20 e 24 de julho de 2009 o Ginásio Multidisciplinar e o Centro de Convenções da UNICAMP foram palcos do 17° COLE - Congresso de Leitura do Brasil, o mais importante evento sobre o tema. Lá tive um trabalho aprovado pela Comissão Científica do congresso como Comunicação (apresentação oral), do qual socializo, aqui, o resumo do mesmo.

Um resumo tem a função de indicar a existência do trabalho e de sintetizá-lo em linhas gerais, uma vez que o trabalho completo está em vias de ser publicado na página eletrônics do 17° COLE, a qual poderá ser acessada nas próximas semanas no endereço: http://www.alb.com.br/portal/17cole/index.html.

Título do trabalho: LEITURA NO CURRÍCULO ESCOLAR: COMPREENDENDO O LUGAR DO COMPUTADOR NA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Eixo: LEITURA NO CURRÍCULO ESCOLAR: PROJETOS E PROGRAMAS

Autor: Wilson Correia, Adjunto em Filosofia da Educação na UFT

Resumo: O presente trabalho tem como tema lugar do computador como espaço de leitura no currículo escolar. Com fundamentação na literatura especializada, objetiva argumentar sobre a importância da interação entre estudantes e telatexto, tendo-a como caminho pedagógico e educativo de relevo para quem se encontra na condição de aluno da educação básica brasileira. O estudo pugna pela tese de que essa relação vai além do simples direito à informação, indo incidir, também, no trato dos direitos de justiça econômica, democracia política e acessibilidade ao mundo da cultura letrada da sociedade de que somos parte. O trabalho é consubstanciado por uma análise que vise a possibilitar conclusões que preconizem a urgência de uma prática inovadora de leitura pelo computador, tendo-a como atividade educativa da identidade e da subjetividade de sujeitos sociais ativos e senhores do próprio processo de aprendizagem e da própria liberdade. Conclui que programas que viabilizem esses procedimentos devem se imbuir de pressupostos políticos, teóricos, metodológicos, éticos e práxicos que contemplem a formação para o exercício da cidadania. Reforça compreensão de que a democratização do acesso ao computador é condição necessária para a justiça social, sem a qual não se pode falar da escola como um legítimo lócus de educação do cidadão.

Palavras-Chaves: Leitura; Computador; Cidadania.