Conferência Municipal de Educação de Maceió: hora da lição de casa

“Ninguém caminha
sem aprender a caminhar,
sem aprender a fazer
o caminho caminhando,
refazendo e retocando o sonho
pelo qual se pôs a caminhar"
                       Paulo Freire




     Uma conferência de educação é espaço pedagógico. É a lição do exercício da cidadania executada por todos os segmentos de uma comunidade escolar e seu entorno.
     Uma conferência de educação é espaço de debate. Todas as vozes devem ser ouvidas, respeitadas, incluídas ao corpo de um texto de intenções, sonhos, propostas que apontam para a melhoria da educação no município, no estado e no país.
     Uma conferência de educação é espaço de conflito, tensão, de interesses diversos, mas aí é que está a possibilidade de vivermos a gestão democrática como um princípio: respeitar as diferenças, compreender e incentivar a participação de qualquer a pessoa envolvida no processo, mesmo que seja voz discordante.
     O município de Maceió já é uma metrópole, com tudo o que há de melhor e pior em ser metrópole. Problemas sociais não nos faltam, problemas com educação também não e nem vou desfiar o rosário dos demais, mas, estaremos reunidos, a sociedade civil e o conjunto de todas as representações da educação no município em torno de um objetivo comum: a construção do Plano Municipal de Educação e a participação na  1ª Conferência Nacional de Educação.
      Teremos três pré-conferencias nos dias 20 e 21 de agosto (regiões administrativas 01, 02, 03, 04 e 08) e mais três nos dias 03 e 04 de setembro (regiões administrativas 05,06 e 07). A tão esperada IV Conferência Municipal de Educação de Maceió acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro, prazo máximo para a conclusão de todas as etapas municipais. A conferência Estadual de Educação será em novembro e da municipal sairão os delegados para esta etapa.
     Até lá muito, muito mais trabalho. Até lá também compensaremos nosso cansaço com a alegria e a esperança de que cada uma e cada um irá se empenhar na lição de construir uma educação pública, acessível a toda população, com qualidade social e pautada nos princípios de uma gestão verdadeiramente democrática.
     Minha militância é pela vida e também por isso assumi, representando o Conselho Municipal de Educação de Maceió, a coordenação deste processo. Acredito em sonhos e luto para realizar todos eles.O sonho de uma cidade onde todas as crianças, adolescentes e adultos tenham acesso a uma escola pública de qualidade é um deles e sei que tenho ótimos parceiros.

“...Uma cidade, sim. Edificada
nas nuvens, não — no chão por onde vais,
e alicerçada, fundo, nos teus dias,
de jeito assim que dentro dela caiba
o mundo inteiro: as árvores, as crianças,
o mar e o sol, a noite e os passarinhos,
e sobretudo caibas tu, inteiro:
o que te suja, o que te transfigura,
teus pecados mortais, tuas bravuras,
tudo afinal o que te faz viver
e mais o tudo que, vivendo, fazes.
[fragmento do poema Sugestão- Thiago de Melo]