O que Fazer?

Que padrão educacional adotar em uma sociedade globalizada onde o individual já não existe o que existe é um ser cosmopolita, onde os novos produtos tecnológicos ao serem lançados já se encontram defasados, onde o hoje tecnológico é ontem, o amanhã tecnológico é hoje e o futuro tecnológico é amanhã?

Que padrão educacional adotar em um país onde o individual perdura e a visão de ser cosmopolita começa a existir em pequenos seguimentos desta sociedade e que tecnologicamente o ontem é ontem o hoje é hoje e o amanhã é futuro?

Que padrão educacional adotar em uma unidade federativa deste pais onde tecnologicamente o ontem é hoje, o hoje é o amanhã e o futuro a Deus pertence?

Maria Cândida Moraes, ao analisar em seu livro O Paradigma Educacional Emergente os desafios da Educação no mundo globalizado, propõe o paradigma construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente como ponto de partida para se repensar a Educação.

Neste contexto social que papel deve desempenhar o professor? Deve sair de cena como o professor transmissor de conhecimento e dar lugar à figura do mediador e entender que na era da internet, o professor não é a única e nem a mais importante fonte do conhecimento.

Deve entender que a educação como sinônimo de conhecimento não pertence mais a escola tradicional que se intitula como a instituição do conhecimento. Que o saber imutável já não existe. Que a escola do indivíduo hoje é seu universo social e tecnológico, pois o indivíduo é bombardeado de informações a todo o momento e através de diversas fontes. Cabe ao professor, mais do que transmitir o saber, articular experiências em que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento, assumindo o papel ativo no processo ensino-aprendizagem, que, por sua vez, deverá abordar o indivíduo como um todo e não apenas como um talento a ser desenvolvido.

A incorporação do novo tecnológico a novos processos de aprendizagem é o desafio maior do professor, pois neste processo deverá oportunizar ao discente atividades que exijam não apenas o seu investimento intelectual, mas também o seu eu por completo.

Já que sabemos que papel deve exercer o professor no padrão educacional emergencial por que tantos questionamentos?

É que este processo exige ambientes apropriados tecnologicamente, como à sala de aula, os laboratórios, os espaços sociais da escola, como também os disponíveis na Comunidade, para que o discente tenha o universo tecnológico a todo instante modificando-o e sendo modificado e se não os temos.

Então o que fazer? Só Deus Sabe.

Ielton Mendes
Enviado por Ielton Mendes em 15/06/2006
Reeditado em 18/06/2006
Código do texto: T176258