O FUTURO DO BRASIL

Romeu Prisco

Quem nunca ouviu dizer que "o futuro do Brasil está nas mãos dos jovens" ? Meus avós disseram isso para meus pais, que, por sua vez, disseram isso para mim, que, por meu turno, estou dizendo isso para meus filhos, os quais, certamente, irão dizer isso para meus netos.

Equivale dizer: num dado momento, eu e os jovens da minha geração fomos o futuro do Brasil. Ora, se o Brasil ainda está mal das pernas, significa que eu e os jovens da minha geração falhamos em nossa missão, como falharam os nossos pais, como estão falhando os nossos filhos e como, certamente, irão falhar os nossos netos.

Ou não seria bem assim ? Será que, quando se diz que "o futuro do Brasil está nas mãos dos jovens", estar-se-ia querendo dizer que eles, jovens, devem apenas dar continuidade ao "status quo", a este se amoldando e dançando de acordo com a música tocada pelos mais velhos, aqueles mesmos que, um dia, também foram "o futuro do Brasil" ? Se for assim, então todos cumpriram a sua missão e não há o que reclamar.

Confesso que ainda não encontrei uma resposta satisfatória para essa questão, pelo menos que seja de aplicação pacífica, já que a arma do voto não está funcionando. E você, caro leitor, já fez um "mea culpa" ?