Flamengo 2009: NADA MUDOU...
Salve, urubuzada do Brasil! Ainda não encerramos a temporada, o Campeonato Brasileiro passou da metade e a Copa Sul-Americana já era.
Contudo, estive refletindo e necessito repartir com vocês:
Campeonato Carioca - 11/02
Flamengo 2x2 Boavista (Maracanã)
A primeira pataquada de Cuca. Jogo no Maracanã diante da frágil equipe de Saquarema era obrigação vencer.
Campeonato Carioca - 21/02
Flamengo 1x3 Resende
Os defensores Rubro-Negros se impressionaram com a "categoria" de Bruno Meneguel (quem é esse paquito?) e o que se viu no Maracanã foi um show (ou seria xou?) de um time baixinho...
Campeonato Carioca - 14/03
Flamengo 1x1 Tigres (Maracanã)
Notem que, fosse a mexicana e tradicional Universidad Autónoma de Nuevo León (Tigres UANL) por uma partida de Libertadores, o resultado - empatar em casa nunca é bom - ao menos seria mais expressivo. Entretanto, refiro-me ao modestíssimo Tigres do Brasil, de Duque de Caxias, que foi rebaixado para a série B do Carioca...
Campeonato Carioca - 03/05
Flamengo 2x2 Botafogo (Maracanã)
Tá, eu sei que na decisão dos pênaltis o Bruno agarrou dois ou três e fomos "Penta-tri-campeões-estaduais" (Grande coisa! Quando ganhamos Brasileiro ou Libertadores pela última vez?), mas um time que vai para o intervalo com 2x0 a favor e o total domínio da partida não pode ceder o empate em apenas três minutos para um brancaleone Botachoro!
Copa do Brasil - 13/05
Flamengo 0x0 Internacional (Maracanã)
Cabeças-de-pudim do quilate de Kléberson, Willians, Toró e Josiel fizeram o favor de desperdiçar um transatlântico de gols!
Copa do Brasil - 20/05
Internacional 2x1 Flamengo (Beira-Rio)
Contrariando a lógica, o time demonstrou fibra e poderia ter regressado de Porto Alegre com o triunfo, entretanto os ignóbeis Juan, ao entregar o primeiro gol para Nilmar e Ibson, ao cometer uma falta na entrada da área sob medida para o degenerado Andrezinho, eliminaram o Fla precocemente.
Campeonato Brasileiro - 16/05
Flamengo 0x0 Avaí (Maracanã)
O Guga F.C. era o atual lanterna, e este foi o jogo em que nosso "nobre esquadrão", ao fornecer um doce ponto para os simplórios visitantes, inaugurou sua vocação de ajudar os menos favorecidos no Campeonato...
Campeonato Brasileiro - 07/06
Sport 4x2 Flamengo (Ilha do Retiro)
Em minha modesta opinião, o Flamengo deveria ser obrigado a aplicar goleada quando o adversário é este leão recalcado. O objetivo aparentemente seria cumprido, pelo menos os dois gols do sheik Emerson deram a entender. Mas alguém consegue me dizer como um time "profissional" consegue sofrer 4 gols em OITO MINUTOS?
Campeonato Brasileiro - 14/06
Coritiba 5x0 Flamengo (Couto Pereira)
Porra, nem sei se quero comentar esta M... vou tentar ser o menos chulo possível... A m... toda ganhou corpo quando aquele f...-da-p... do Wellinton conseguiu empurrar para o próprio gol um cruzamentozinho de b.... Pior ainda é que o nosso goleiro, Bruno B...-de-P..., talvez sem almoçar, comeu três frangos. E a diretoria do c... não deixou o f...-da-p.. do Cuca ir! Nós fomos humilhados mais uma vez na cidade da "vina" e do "leitE-quentE", cujas equipes não têm relevância no cenário esportivo nacional.
Campeonato Brasileiro - 12/07
São Paulo 2x2 Flamengo (Morumbi)
O Fla, do gordo Adriano e dos cabeças-de-bagre Fierro, Toró, Wellinton, Aírton e afins, tinha totais condições de abater o bambi em sua campina. Entregar o empate com um jogador a mais é certamente um atestado de incompetência incondicional.
Campeonato Brasileiro - 15/07
Flamengo 1x2 Palmeiras (Maracanã)
Foram dois erros primários de marcação que deram origem a gols de Diego Souza e Ortigoza, felicitando os suínos com imerecidos três pontos.
Campeonato Brasileiro - 22/07
Flamengo 1x1 Barueri (Maracanã)
Quem? Grêmio quem? De qual cidade? Que estado? Joga onde? Na Série A há quanto tempo?
Campeonato Brasileiro - 02/08
Flamengo 1x1 Náutico (Maracanã)
Vindo de dois triunfos sobre equipes de alta periculosidade, é irônico o Fla empatar em casa contra o agora vice-lanterna do campeonato. Eu já mencionei que torcemos para um time deveras caridoso?
Campeonato Brasileiro - 05/08
Goiás 3x2 Flamengo (Serra Dourada)
Estou ciente de que o Goiás é uma equipe qualificada e que seria difícil abatê-los em pleno cerrado brasileiro. Contudo, buscar o empate depois de uma desvantagem de 2x0 para ceder o terceiro gol com 45 minutos do segundo tempo é querer sacrificar a saúde cardíaca do torcedor.
Campeonato Brasileiro - 16/08
Grêmio 4x1 Flamengo (Olímpico)
Eu sei o que vocês vão dizer. O tricolete dos pampas é “muito macho” em casa. Mas o balofo Imperador e o itinerante Sheik fizeram questão de facilitar a vida do goleiro Victor, enquanto o dócil Bruno fez exatamente o contrário. Fica difícil, não acham?
Campeonato Brasileiro - 20/08
Flamengo 1x2 Cruzeiro (Maracanã)
A Raposa pode até ter bom elenco, mas desde a virada cedida para os Estudiantes-ARG que os celestes não vêm bem no certame. Sair na frente, em pleno Maracá, e permitir a virada é um ato digno da “grandeza” de Ronaldo Angelim e Cia.!
Meus nobres e prezados correligionários de torcida: desculpem-me ser pessimista, mas pondero que o controvertido time atual do Flamengo ainda vai dar muito pouco pano pra manga. Considerando-se as titubeadas pelo Brasileirão, estimo que poderíamos ter uns 19 pontos a mais. Somados aos atuais 30, uma pontuação valor 49 já nos daria a ponta do campeonato. No ano passado reclamávamos de Caio Júnior, Cuca assumiu a nova função de "alvo" e agora temo que Andrade possa ser colocado em uma berlinda nada aprazível para um ex-jogador de seu quilate.
Para quem se lembra das mazelas do ano de 2008 e combinar a episódios como Libertadores de 2007 e as temporadas inteiras de 2005, 2004, 2003, 2002, 2001 e 2000 vai se lembrar da longínqua e desastrosa parceria com a suíça ISL, que investiu 80 milhôes de dólares para o pagamento de parte da dívida, a construção de um CT e a montagem de um supertime. Pois é, meus amigos, o que aconteceu foi que o CT Fla-Barra foi perdido para o bacalhau, o "supertime" de Denílson, Alex (lembram deles?), Petkovic, Adriano (saudosos?) e Reinaldo fez água, nossos títulos começaram a se restringir a Cariocas e a dívida...bem, aumentou...
Não sei se todos concordam: o problema flamenguista está muito além da defesa queijo-suíço e da marcação pouco combativa. Estou falando de bastidores.
Pode parecer venal de minha parte, todavia considero cá com meus botões que os comandantes do Flamengo encontraram no clube uma forma de garantir-se financeiramente. Problemas técnicos, estruturais e administrativos seriam deixados completamente de lado.
Infelizmente, e meu teclado se umedece neste exato momento, padecemos de uma moléstia que aflige completamente o outrora rico, pujante, vibrante e efusivo futebol carioca.