Gerações se encontram nas salas de aulas de Ribeirão Preto

A partir de livros infantis que falam sobre a história de Ribeirão Preto e de depoimentos dos moradores mais antigos da cidade para os alunos nas escolas, o projeto História da Gente estimula as várias gerações a repensar a questão da preservação da memória e seu próprio papel e importância na vida do município

Chega ao fim mais uma etapa do projeto História da Gente, realizado desde 2003 pela Fundação Palavra Mágica, com o patrocínio do Santander e Gráfica São Francisco e apoio das Secretarias Municipal e Estadual da Educação e do Espaço Aberto à Terceira Idade do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto. É um convite para as crianças conhecerem e respeitarem a história da cidade e sentirem orgulho de viver em Ribeirão Preto, cidade paulista que fica a 320 km da capital.

Para essa última etapa foram selecionadas oito escolas, cinco já conheceram de perto como é legal ouvir e participar dos acontecimentos que marcaram a cidade. A partir do próximo dia 9 de setembro, quarta-feira, o projeto passa pelas últimas três instituições. Veja o cronograma abaixo. O História da Gente é um projeto de educação para a cidadania que tanto estimula a leitura como propõe uma reflexão sobre valores importantes para a comunidade, a começar pela preservação da sua própria história.

A ação – que recebeu o Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura e já beneficiou mais de 11 mil crianças e idosos da cidade – também busca resgatar e valorizar o papel dos cidadãos da terceira idade na sociedade. A partir de livros infantis que falam sobre a história de Ribeirão Preto e de depoimentos dos moradores mais antigos da cidade para os alunos nas escolas, o projeto estimula as várias gerações a repensar a questão da preservação da memória e seu próprio papel e importância na vida do município. “Ele une, ao mesmo tempo, a valorização da história local, a inclusão cultural e social da terceira idade e a formação de novos leitores bem como o resgate de leitores mais antigos para o mundo dos livros”, explica a presidente da Fundação Palavra Mágica, Luciana Paschoalin.

E para ajudar a incentivar a leitura o projeto História da Gente doou um total de 88 minibibliotecas, instaladas nas salas de aulas de 1ª a 4ª séries das escolas participantes, constituídas por exemplares de títulos diversos da literatura infanto-juvenil. Este pequeno acervo permanecerá na escola e poderá ser utilizado por outros alunos nos anos posteriores, podendo ainda ser completado com outros títulos. As caixas que acomodam os livros nas salas de aula foram produzidas pelos jovens da oficina de marcenaria da Fundação Lazzarini de Batatais (interior de SP), que proporciona atendimento a adolescentes em situação de risco social da cidade.

O lançamento da coletânea do História da Gente (encerramento do Projeto), que acontece entre a 1ª e a 2ª semana de setembro, começou com a EMEF Profa. Eponina de Brito Rossetto, no dia 31 de agosto. Depois foi a vez da EMEF Prof. Dr. Domingos Angerami, no dia primeiro de setembro; da CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio, dia 02; da EMEF Prof. Dr. José Rodini Luiz, dia 3; e da EMEF CAIC Antônio Palocci, no dia 4 de setembro.

As próximas visitas do História da Gente:

• 09/09 – 4ª feira - às 13h - Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira - Avenida Cav. Paschoal Inechi, 500

• 10/09 – 5ª feira - às 08h e às 13h - EMEF Prof. Dr. Jaime Monteiro de Barros - Rua Pirassununga, 1100 - Jardim Aeroporto

• 11/09 – 6ª feira - às 8h e às 13h - E. E. Dr. Edgardo Cajado

Rua General Câmara, 157 – Ipiranga

Informações

Fábio Diegues

Assessoria de imprensa Consulado das Letras

11 8399-4331

fabio.diegues@consuladodasletras.net

Fundação Palavra Mágica

R. Américo Brasiliense, 1205 - Casa 2

CEP: 14015-050 - Centro

Ribeirão Preto - SP

Telefone: (16) 3610-0204

E-mail: fundacao@palavramagica.org.br

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 07/09/2009
Código do texto: T1797500