Filosofia : EMPIRISMO, o que é ???

Muitas vezes ocorre que o leitor não entende o que está lendo.N em sempre a culpa é dele . A "culpa", digamos assim , é de quem screve. O escritor que tem dificuldade em se comunicar , deixa o leitor cansado , esfalfado e... motivado a deixar a leitura de lado. O autor , às vezes usa termos que nem ele sabe o que é . Nem sempre emprega uma palavra no lugar correto e nem sempre é preciso usar palavôes , escatologias para dar nuances ao texto. O nosso vocabulário é rico e oferece belas palavras para substituir os vocábulos vulgares . Com elegância e bom senso.

Empirismo frequentemente é usado . Mas o que vem a ser empirismo ? EMPIRISMO é uma teoria filosófica que defende o conhecimento da razão , da verdade e das idéias racionais através

da experiência . Fácil de entender , não ? Se tenho conhecimento das coisas, logo eu sei , logo tenho experiência ,logo conheço.

Mesmo assim , vou destrinchar , melhor ,o Empirismo e vou até John Lock ( LOCKE, John ) , que nasceu em 1632 e morreu em 1704 .

No túnel do tempo , estamos, então no séc. XVII e início do século XVIII . Ele foi o principal filósofo empirista , teórico político liberal e inglês. No final do séc. 17 , mais precisamente em 1910 , escreveu : "Ensaio Sobre o Entendimento Humano" . Apresentou uma forma empirista (Racionalismo) , de classificação dos fundamentos e limitações do conhecimento humano.

E o que quer dizer Locke com essa afirmação ? Respondo : É que ele se considerava um "subordinado" ( ou , cativado ) a serviço das novas ciências do século 17 . Ou seja , ele aceitava estudar , ler, entender e avaliar as coisas novas que iam sendo apresentadas , aparecendo . Não ficava estacionado naquilo que ele já sabia e muito menos naquilo que já havia introduzido , de novo, em seu conhecimento. Tanto é que ele foi influenciado pela teoria atômica da química , elaborada por Robert Boyle , 1627-1691 .

Enfim , ele, Locke aceitava coisas novas , desde que ele entendesse e achasse razoável , o que significa que deveria ter Lógica. Eu já li , em toda a minha vida, tanta coisa sem lógica nenhuma. Coisas que se contradizem Enunciados de problemas tão vagos , tão mal redigidos que o leitor para responder, não achava o começo e muito menos o fim. Frases inventadas... ai... ai ...my god... Em palavras simplérrimas não era orgulhoso ,desde que não apresentassem a ele aquilo que não batia nada com nada, claro. Ele se propunha a estudar outras idéias .

Ele se opôs à teoria de Descartes , que dizia que o ser humano tinha idéias inatas e tentou mostrar que todo conhecimento provém da experiência e está limitado por ela.

Existe uma teoria chamada de INATISTA que afirma que o que temos em nossa mente, desde o primeiro choro ( o nascimento) já são princípios racionais e idéias verdadeiras .

Já John Locke em sua filosofia ,distinguiu as qualidades PRIMÁRIAS das SECUNDÁRIAS , considerando as primeiras como atri-butos dos objetos materiais , estas como dependentes do sujeito que as percebe , respectivamente. Locke fez ainda outra distinção entre:

1 - a ESSÊNCIA NOMINAL , que seria o conjunto composto das idéias que podemos ter das coisas e , 2 - A ESSÊNCIA REAL estaria nacessível ao conhecimento, mesmo científico.

Na filosofia Política , Locke foi um dos pensadores do "CONTRATO SOCIAL" . Para ele do homem os direitos essenciais

do homem como vida e propriedade , lhe são inerentes, isto é fazem parte do "estado natural" humano ( anterior aos indivíduos ligados pelo Contrato Social ). Vou trocar em miúdos : o governo tem que

respeitar os direitos individuais inalienáveis . Mas os deveres individuais , também devem ser inalienáveis.

PARA FINALIZAR : Locke foi ums figura im portantíssima do Empirismo . Com a sua corrente denominada " TÁBULA RASA" , afirma que as pessoas desconhecem tudo , mas que através de tentativas e erros ou seja , por ensaios e erros , aprendem e conquistam a ex-

periência. Essa sua corrente também contribuiu para o Behaviorismo

( vem do inglês behavior = comportamento) . Esse behaviorismo busca entendimento dos processos mentais , internos , do homem.

Vou citarais alguns filósofos Empiristas :

* Aristóteles

* Berkeley

* Hume

* Bacon

* Hobbes

Nos meus estudos descobri que esse filósofos influenciaram o

empirismo do séc. XVII. ( No REINO UNIDO).

" A experiência é a fonte de todos os nossos conceitos "

Postagem : Callena

kalena
Enviado por kalena em 14/09/2009
Código do texto: T1810445
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.