Pois naci nunca vi Amor e ouço d'el sempre falar. Pero sei que me quer matar, mas rogarei a mia senhor ou que me mostr' aquel matador ou que m'ampare d'el melhor.

A banda mais polêmica da década de 80 cria disco, hoje lançado em CD que na época de seu lançamento ainda era vinil, depressivo que trata de assuntos como amor, morte e até política.

Um CD que leva a reflexão e trás certa paz interior. Suas músicas funcionam como calmantes que nos fazem relaxar e pensar na vida.

A primeira melodia nele encontrado chamasse Love Song que significa Cantiga de Amor, ela é escrita em português arcaico, datado de aproximadamente 1200. Registrada com autoria de Nuno Fernandes Torneol. É a premissa do que o Cd tratará. Nessa música já vem impregnado a melancolia de todas as próximas faixas, da tristeza e da falta de amor.

Seguindo o CD a música encontrada é “Metal contra as Nuvens”, a mais longa de todas as músicas deles, ela fala do governo de Collor e do descontentamento dos integrantes da Legião com o eleito. A indignação existente fica impregnada em várias frases como “Estes são dias tão desleais” e “Quase acreditei nas suas promessas”. Acusa o ex-presidente de ladrão e as pessoas que nele acreditam de tolas, confessa que também quase acreditou, mas a visão do país que ele está vendo fez com que mudasse de idéia. Acusa as pessoas de estarem acreditando muito naquele que só está trazendo ao país, que ele chama de “minha terra”, fome e destruição. Ele encerra a letra dizendo que tem como mudar que a “estória” (com “e” mesmo, como se fosse um conto) está pelos avessos, mas que tem muita coisa pra contar por que tudo ainda está no começo e da para mudar “O mundo começa agora. – Apenas começamos”, frase esta que pode ser considerada como o inicio das manifestações a favor do Impeachment. Muitos no momento do lançamento da música preferiam não manifestar opinião a respeito dela.

A Ordem dos Templários é uma música unicamente instrumental, que inclui arranjos além dos de Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá produzidos por Douce Dame Jolie de Guillaune de Machaut, que o produziu no século XIV. Com sopros de ventos ao fundo a sensação de que há um oceano e produz leveza.

A Montanha Mágica fala de drogas, em específico a heroína, e como o vocalista da banda se sentia diante dela. Chama a droga com nomes carinhosos como ''papoula'' e ''flor da Tailândia'', mas não deixa de dizer o quanto de mal que ela faz para ele. Cita também como que a droga é descontrolada na vida das pessoas ''Existe um descontrole, que corrompe e cresce''. Fala de crianças que são envolvidas no tráfico ''Cada criança com seu próprio canivete'' e dos traficantes que andam armados ''Cada líder com seu próprio .38''. Encerra dizendo que vai mudar de vida, largar a droga e aproveitar um dia de sol. Essa música foi escrita após Renato ter saído de uma clínica de recuperação, onde fez o tratamento e largou da heroína.

O Teatro dos Vampiros é a minha música favorita do CD, fala de amor, do momento em que duas pessoas se encontram a diferença que um faz na vida do outro. Mostra como o outro é importante pra ele (Renato), mas que no momento em que eles se conheceram ele chegou a se assustar porque era um sonho bom tornado realidade. Conta como foi à conversa dos dois e afirma que necessita do outro ''E esperamos que um dia Nossas vidas possam se encontrar'', termina mostrando como o egoísmo destrói as pessoas ''Comparamos nossas vidas E mesmo assim, não tenho pena de ninguém''.

Sereníssima apresenta gritos no meio da música que demonstra pavor, como se algo de muito ruim estivesse ocorrendo. Começa falando do instinto animal presente nas pessoas ao afirmar que se apegam as pessoas que lhe causam desejo. Diz que conseguiu o equilíbrio cortejando a insanidade, fazendo assim uma referência ao tempo em que usava drogas. A letra trás a idéia de que ele foi abandonado por alguém de quem ele gostava muito, dizendo que o outro mudou de idéia, e que de alguma forma ele o enganou ''Quando foi que competimos pela primeira vez?''. Mostra o desespero ''Antes eu sonhava, agora já não durmo'', afirma que já esqueceu, porém que ele pode mudar de idéia ''Até penso duas vezes se você quiser ficar''. Termina dizendo que as coisas continuam como eram antes ''Enquanto o caos segue em frente Com todas calma do mundo''.

Vento no litoral trás a morte impressa na letra ''Já que você não está aqui... '' Música com tema forte e difícil de ser cantada pelo público devido aos agudos alcançados por Renato. É uma declaração de como devemos ser fortes ao perdermos alguém de nossa estima. Na música vem confesso que é muito difícil de não pensar no outro, porém, ele faz de tudo para não lembrar. O fato de ter perdido alguém por quem sente muito carinho faz com que cada ambiente em que ele conviva lembre-o. E ele faz de tudo para tentar esquecer ''E o vento vai levando tudo embora''.

O Mundo anda tão Complicado é a música mais rápida do CD. Fala do amor, agora eles estão juntos, da mudança das duas vidas que vão morar juntas, e todas as diferenças existentes. Conta que embora o mundo esteja tão complicado ele está muito feliz por eles estarem juntos.

L'âge D'or é a última música cantada do CD, ela expressa o interior de Renato e diz um pouco das coisas que ele passa nas suas letras ''Contra minha vontade sou teimoso, sincero'', de sua carreira ''Se a sorte foi um dia alheia ao meu sustento Não houve harmonia entre ação e pensamento'', confessa que acredita em misticismo ''Acho tocante acreditares nisso. '', admite o uso de drogas e a mudança de vida ''Já tentei muitas coisas, de heroína a Jesus'', confessa que no estágio que está ele sabe que irá morrer ''E não tem mais volta'', termina o CD falando de como faz letras para as suas músicas serem sucesso ''O maior segredo é não haver mistério algum''.

Come Share my Live o encerramento do CD não poderia ser diferente, com uma música novamente instrumental, a tradução, não exata, no português de seu nome é “Venha para a Vida”, única melodia que não teve a participação dos integrantes da Legião na sua composição, trata-se de uma música do folclore americano, não possui ano de sua autoria e nem créditos de quem a produziu.

O encarte do CD é finalizado com a frase “Such psychic weaklings hás Western civilization made of so many of us” de Brian Jones, escrita em 1967 que tem como significado “Tanta fraqueza psíquica têm a civilização ocidental feita como muitos de nós.” Além da frase de Renato Russo “Bem vindos aos anos setenta!”.

MiNestor
Enviado por MiNestor em 24/06/2006
Código do texto: T181556