Papel e Valor das Interações Sociais - A Concepção de Vygotsky

Escrevo este artigo a título de passar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema. Embora eu tenha minha concepção ideo-lógica e educacional sobre o assunto , não quer dizer que estou, aqui, expressando o meu pensamento e/ou a minha concordância , ou não. Caso eu o faça , deixarei meu comentário no P.S.

Recentemente tem-se observado um interesse acentuado nas prespectivas socioconstrutivistas por parte de uma ampla gama de educadores . Autores como Vygotsky passaram a ser lidosom renovado interesse, na medida em que suas teotias servem de alicerce para muitas das propostas que ora sã0 discutidas , nas escolas públicas e privadas, sobre o processo da ELABORAÇÃO de CO_

NHECIMENTO. O fascínio que as idéias de Emília Ferrero exercem e sempre exerceram no cenário nacional paulista elucida este fato.

Como consequência de tal interesse , é possivel observar que vem ganhando destaque , no discurso de parcela de profissionais de

ensino o termo INTERAÇÂO-SOCIAL , entendido enquanto estratégia priviligiado para promover e/ou aprimorar a construção de conheci -

mentos por parte de estudantes e similares . Entretanto este discur-

so progressista oculta o fato de que não há consenso geral sobre as

razões pelas quais as interações sociais são valorizadas dado que não se compreendem os pressupostos teóricos que as embasam.

Como consequência as INTERAÇÕES SOCIAIS são empregadas de modo genérico , situação que em nada contribui para elucidar quais delas são realmente úteis para a situação educativa e quais delas cabe ao educador promover e/ou incentivar.

Então , quero deixar bem claro que o meu objetivo ao escre -

ver este texto é clarificar as bases teóricas que justificam a impor -

tância de se enfatizar determinadas interações sociais, entendidas entendidas enquanto condições produtoras de determinadas constru-ções cognitivas. Clarificando o papel e o valor das interações sociais

para o conhecimento e para o aprendizado , espera-se que o educa-dor possa melhor entender e melhor desempenhar sua tarefa, que é a de levar seus educandos a se apropriarem do saber.

Mas, veja bem , para tanto é importantíssimo que se aborde dois aspectos : 1- a concepção de Vygotsky sobre a transformação das funções interpsicológicas em função intrapsicológicas ( veja : INTER e INTRA) , idéias estas que se encontram na base de uma nova proposta teórica de relações entre as interações sociais e as construções cognitivas. 2- e o conceito de "interações sociais" no contexto educativo , a partir de uma reflexão sobre as pedagogias

ditas ativas, ou seja, aquelas que se enquadram dentro de uma abordagem piagetiana . ( Jean Piaget , 1896 a 1980 - matemático ,

biólogo , psicólogo , pedagogo, nascido na Suiça. ).

A CONCEPÇÂO de Vygotsky - o termp interação social está intimamente ligado à proposta de Vygotsky , em que ele adota uma visão de homem que é essencialmente social: é na relação com o próximo , numa atividade prátiaca comum , que este, por intermédio

da LINGUAGEM, acabpor se constituir e se desenvolver enquanto sujeito. Então Vygotsky acredita que o ser humano, diferentenente do animal, não se encontra limitado a sua própria experiência pessoal e/ou a seus próprios pensamentos. Ao contrário a experiência individual alimenta-se , expande-se e aprofunda-se em especial gra -ças á apropriação da experiência social que é veiculada pela linguagem . O interessante é que esse legado das gerações precedentes é , pois transmitido pela linguagem nas relações sociais

entre os homens de tal forma que as observações e conhecimentos de todos os seres humanos convertem-se, assim, em propriedade de cada um . Essa possibilidade do ser humano constituir enquanto sujeito e de se apropriar das conquistas anteriores da espécie humana está, assi, de um lado, condicionada ao desenvolvimento do

sistema nervoso e , de outro ,à qualidade das trocas que se dão entre os homens, ou seja, a qualidade do processo educativo do qual

faz parte. Daí a gente vê a necessidade das relações recíprocas exercem sobre a constituição do conhecimento dos seres humanos.

N Psicologia do Desenvolvimento , cujo maior representante é o espetacular , na m inha opinião, Jean Piaget, o conceito de desenvolvimento está, no entanto, bastante associado ao de maturação, de tal modo que processos de desenvolvimento acabam por equiparar-se tão somente a processos maturacionais .

CONTINUA...

kalena
Enviado por kalena em 20/09/2009
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