Papel e Valor das Interações Sociais - Vygotsky - Continuação...

...a processos maturacionais. E o que isso quer dizer ? Quer dizer que , nesse sentido , a educação é encarada como um processo exterior que se baseia na maturação - ou seja , no nível de desenvolvimento alcaçado pela criança - uma vez que é este que cria condições para uma efetiva aprendizagem . Agora, veja bem , consequentemente é possível afirmar que, nas abordagens clássicas da psicologia unfantil, o desenvolvimento determina e condiciona o ensino, como se houvesse não só independência como, também, uma condição de necessidade entre os dois processos : a aprendizagem é função do nível de DESENVOLVIMENTO ou da MATURAÇÃO , devendo a Maturação , preceder sempre ao DESENVOLVIMENTO.

É bom saber, também que estes conceitos foram alvo de reflexão , em grande parte pelo acesso de obras de psicólogos soviéticos como Vygotsky , Leontiev e Rubinstein . Para esses autores , as funções psíquicas do indivíduo são construídas na medida em que são utilizadas , sempre em dependência do conteúdo objetivo a partir do qual se constroem. Este conteúdo objetivo constitui-se no LEGADO CULTURAL da humanidade, de onde se afirmar que, a construção das funções psíquicas da criança não pode ser desvinculada da apropriação da cultura humana. E como se dá , segundo os autores, essa apropriação ? Dá-se , justamente , no seio de relações INTERPESSOAIS que prevalecem na sociedade a qual a crinça pertence . Ou na sua comunidade , porque sociológicamente, falando, há muita diferença entre sociedade e comunidade . tanto na forma como no conteúdo. Desse modo podemos entender ( e não aceitar conforme a formação e a opinião do educador ) , que a apropriação cultural se dá de forma AMPLA, no e pelo processo educativo e, e de forma mais RESTRITA, no e pelo ensino por parte de addultos ou companheiros mais experientes, das conquistas das geraçõea precedentes . Daí , podemos apreender que , o desenvolvimento COGNITIVO depende tanto do conteúdo a ser APROPRIADO como das RELAÇÕES que se estabelecem ao longo do processo de ducação e ensino.

O PROCESSO DE AMADURECIMENTO na ótica dos psicólogos sovié -ticos não é anterior ao ensino ou `educação . Para eles , a criança amadurece à medida que é ensinada e educada , ou seja , à medida que sob a orientação de adultos ou companheiros mais experientes, se apropria da cultura elaborada pela humanidade. A criança se desenvolve ao ser educada e formada , de modo que a maturação se manifesta e se produz no processo de educação e ensino. Postulam , dessa maneira que, de um lado a MATURAÇÃO ( ou desenvolvimento) de outro, a EDUCAÇÃO e o ENSINO constituem uma unidade INDISSOCIÁVEL , preservando, ao mesmo tempo , a identidade de cada processo.

Aí está a concepção de Vygotsky , um dos primeiros psicólogos siviéticos a afirmar este princípio . Ele parte da constata-ção de que as possibilidades do ensino não deveriam ser definidas a partir das condições de aprendizagem apresentadas pelas crianças ,

ou seja, do nível de desenvolvimento maturacional já alcançado pe-las crianças e determnado com base naquilo que são capazes de fre-alizar sozinhas . Vygotsky estipula a necessidade de se considerar um outro nível de desenvolvimento : aquele que se refere ao que pode ser realizado com a ajuda de adultos ou companheiros mais experientes . Este último nível que Vygotsky se refere , dá o nome de DESENVOLVIMENTO POTENCIAL . E este nível pode ser identifica-do quando, aoreceber pistas, informações e orientações , a criança acaba por solucionar, na cooperação conjunta , uma dada tarefa que, de outro modo , não resolveria. Este nível de desenvolvimento

é mais indicativo dos processos cognitivos da criança , uma vez que , segundo Vygotsky , é possível se ter uma ideis mais clara das funções psicológicas que ainda não amadureceram , encontrando-se num estado embrionário ou seja , em processo de maturação.

POR exemplo : duas crianças que se encontram num mesmo nível de desenvolvimento real __ que sozinhas dão conta de resolver as mesmas tarefas __ podem diferir entre si enormemente quanto ao nível de desenvolvimento potencial : quanto ao que conseguem realizar com ajuda . Veja , a distância entre estes 2 níveis do desenvolvimento __real e potencial __ define o que Vygotsky chama de ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL que nada mais é do que : " a distância entre o nível de desenvolvimento REAL , que se costuma determinar através da solução independente de problemas , e o nível de desenvolvimento POTENCIAL , determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes" . Este conceito é especialmente promissor na medida em que fornece , a psicólogos e

educadores , a possibilidade de pensar o desenvolvimento mental da

criança tanto retrospectivamente , pelos processos que nela já amadureceram ( Nível de D : todo bom ensino é segundo VYGOTSKYesenvolvimento Real ) , como prospecti -vamente , pelos processos que ainda se encontram em formação (nível de desenvolvimento potencial ) . Assim , facilita visualizar as possibilidades imediatas de uma certa criança , bem como a dinâmica

interna de seu desenvolvimento. Vygotsky ainda considera que as implicações educacionais do conceito de ZONA DE DESENVOLVIMEN-TO POTENCIAL são grandes . Um ensino que se apóia apenas nas funções psicológicas já desenvolvidas não é nem desejável nem pro-dutivo , do ponto de vista do desenvolvimento global: Todo bom ensino é, segundo Vygotsky , aquele que se dirige para as funções psicológicas emergentes . Assim o ensino deve incidir sobre a Zona de Desenvolvimento Potencial , estimulando processos internos maturacionais que acabam por se efetivar . Neste caso passam a constiruir a base para novas aprendizagens . A aprendizagem é um processo essencialmente SOCIAL . Por quê??? porque se dá na INTERAÇÃO com ADULTOS e companheiros mais experientes, onde o paspel da LINGUAGEM é destacado. Vygotsky ainda afirma que é na apropriação de habilidades e conhecimentos socialmente disponíveis que as funções psicológicas humanas são construídas.

Neste sentido , para haver apropriação é preciso haver também , nteriorização , ou seja, a transformação de um processo INTERpessoal, que inicialmente se manifesta numa atividade externa, em um processo INTRApessoal, onde tal atividade é reconstruída nternamente . Dessa forma , para Vygotsky "todas as funções no desenvolvimento da criança aparecem e vezes : primeiro no nível SOCIAL, e, depois no nível INDIVIDUAL . Primeiro . entre pessoas (como categoria INTERPSICOLÓGICA ) e, depois no interior da criança

( como categoria INTRAPSICOLÓGICA ) . Assim , segundo Vygotsky ,

as funçõrs psicológicas superiores, típicas do ser humano, origina m-se, sempre , nas relações REAIS entre indivíduos reais e concre ´

tos . Nesta medida , as funções psicológicas não podem ser encara-das como algo que é restrito e interno a um único indivíduo . Ao

contrário , elas devem ser buscadas entre duas ou mais pessoas , entre dois ou mais aparelhos cognitivos . Esta é a ideia chave que se encontra na origem da teoria que Vygotsky postula , de uma forma inovadora , as relações entre as interações sociais e o desenvolvi -mento cognitivo, sublinhando o papel formador das primeiras, no

que vem a ser a construção partilhada de conhecimentos.

Fico por aqui . Mas , antes quero deixar alguns conceitos que podem ajudar na interpretação da leitura. AVISO : este texto, relativamente complexo e... me cansosu muito , pra dizer averdade, é a apresentação de TEORIAS de alguns Psicólogos e Educadores. Não quer dizer se eu ACEITO ou nÂO ACEITO. É claro que tenho minha

posição definida, mas cada um que faça a avaliação . Nada é imposto. É apenas a apresentação para conhecimento , principalmente de Vygotsky . Leia Neurociência , neurolinguística . Leia também tudo o que encontrar de Piaget e Vygotsky, aqui, neste caso. Também pode se aprofundar em Relações , Interações Sociais , etc... Estudo é estudo e sempre exige muito de quem estuda. Mas esse texto é tão maravilhoso na sua essência , que tenho certeza ,o (a)estimulará para o aprofundamento vertical e horizontal . Longe, muito longe está de esgotar o assunto , claro .

INTER- sobreposto, intercalado ou ao lado = externo

INTRA - é o que fica dentro. Sim lá dentro do ser . No caso a criança ...

LINGUAGEM - Se conviver é interagir, é, certamente , também comunicar-se . E não há forma mais eficiente de comunicação que a linguagem.

INTERAÇÃO - ação entre indivíduos diversos na onvivência social . É o processo social básico .

COMUNIDADE : SOCIEDADE :

- predomínio grupal - predomínio do individual.

- vontade comum - vontade individual

- propriedade coletiva - propriedade privada

- crenças - doutrinas

- tradição - modas, novidades

- direito consuetudinário - direito escrito

OBS: se usar o método da gestalt , ficará muito mais fácil ler o texto e assimilar os conceitos . FICO POR AQUI... até .

Callena - 23/09/2009

kalena
Enviado por kalena em 24/09/2009
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