Filosofia Aplicada: Saber filosófico e desenvolvimento tecnológico.

http://asgrandesquestoes.blogspot.com/

Qualquer pessoa pode saber que a Filosofia serve para muitas coisas, dentre as quais, penso que seu propósito mais nobre, sutil e profundo, é em certa medida nos despertar do torpor vazio que sem se anunciar claramente, vai se instalando aos poucos, embrutecendo aos poucos, roubando a reflexão e a criatividade das pessoas, e substituindo-as por uma acomodação, uma lerdeza intelectual, uma falta de “vontade de pensar” e “vontade de crescer”. Ou seja, o que a meu ver é lindo e potente no processo filosófico, é o convite que a Filosofia nos faz para repensarmos a Vida e o Mundo, e para construirmos vidas e mundos novos.

Mas este brevíssimo texto almeja tratar de outra faceta filosófica bem menos discutida publicamente: O papel fundamental da produção filosófica no desenvolvimento do campo tecnológico. Alguns meses atrás eu estava participando de um projeto no Departamento de Física e Nuclear e Altas Energias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, quando um colega me perguntou para que servia a filosofia. Na verdade, ele se indagava se a filosofia tem alguma utilidade prática. Vivemos em uma sociedade tão mercadológica que desprezamos aquilo que não tem nenhuma utilidade prática, que não gera altas somas de investimentos, que não vende. Pois bem, muito claramente disse a ele que Filosofia é tecnicamente (e não apenas conceitualmente) fundamental para, por exemplo, ler um artigo na web, falar no celular, operar a bolsa de valores, ou desembarcar um contêiner no porto de Santos. Ele pensou que eu estava sendo irônico, mas a ironia era que eu não estava...

A questão é muito simples: Um dos ramos da Filosofia é a Lógica, e a Lógica Formal é simplesmente o alicerce fundamental da Ciência da Computação. Todos os computadores funcionam de acordo com as leis da lógica. Qualquer máquina computadorizada, no mundo inteiro, para funcionar, é programada com operações de lógica formal, e lógica formal, é Filosofia.

Roland Omnes, professor de Física da Universidade de Paris e pesquisador do CERN, Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, em sua obra “Filosofia da Ciência Contemporânea” nos esclarece alguns pontos importantes para o assunto que ora abordamos:

1.A Lógica Formal é a “Ciência dos símbolos e das relações”(Omnes, 1996, p 112)

1.2. A Lógica e a Matemática são irmãs gêmeas. A matemática contemporânea está alicerçada na lógica contemporânea: “As matemáticas de hoje repousam inteiramente em uma base axiomática. Fundamentam-se num sistema de símbolos sem relação direta com a realidade e submetido as suas próprias regras, cuja característica dominante é uma completa submissão à lógica, também ela formalizada, simbolizada.”(Omnes, 1996, p 125). (Um dos teoremas mais importantes da matemática contemporânea é o teorema de Godel, que é um teorema de Lógica, com profundas repercussões para a Matemática e a Física).

1.3. “Os computadores, no fundo, não passam de máquinas de fazer lógica formal” (Omnes, 1996, p 109). “Mas o que dirão que há de já pressuposto no funcionamento do computador? A resposta a isso é que ele funciona segundo as regras elementares da lógica formal descobertas por Frege e Peano, o que nos contentaremos em aceitar.”(Omnes, 1996, p 115).

Gottlob Frege (1848-1925) foi o filósofo que segundo muitos, mais contribuiu para o desenvolvimento da Lógica Formal, que de acordo com os tópicos de Rolnad Omnes, enumerados acima, fundamentam tanto a matemática contemporânea quanto a informática. Mas a lógica formal foi precedida por outro grande pensador, Leibniz, cujos estudos sobre as operações binárias é igualmente fundamental tanto para a lógica quanto para a informática. Todos os estudantes de informática sabem que todas as informações processadas pelos computadores, são operações binárias, tipo 0 e 1.

Não nos aprofundaremos mais sobre aqui. Este texto não e’ um manual de informática e a quem quiser saber mais, recomendo o livro de Omnes. Por hora, basta que venhamos a saber que a informática encontra-se ancorada na Lógica, que é uma área puramente filosófica, (um grande fluxo ocorre dos grandes institutos de lógica para as grandes empresas de tecnologia) e que hoje, a lógica é cadeira indispensável em qualquer curso de informática de nível superior. Sendo assim, diríamos que a filosofia é aplicada tecnologicamente na informática. Como todo o mercado mundial, toda a economia global, todos os governos do mundo, todo o comércio, a política e indústria internacionais dependem diretamente de produtos e serviços computadorizados, chego a simples conclusão de que a filosofia está diretamente ligada à dinâmica econômica mundial, gerando e atraindo bilhões de dólares por ano. A Filosofia da Lógica Formal aplicada na Ciência da Computação, é uma das maiores responsáveis diretas pelo desenvolvimento tecnológico do mundo contemporâneo, e essa é uma verdade dura e inusitada para os que pensavam que filosofia não servia para nada...

Obs: Mas insisto amigos, tecnologia realmente revela-se, muito, muito importante, mas a Filosofia serve para coisas ainda mais belas...