Existe receita pra ser feliz?
 
Ah, essa tal felicidade!Mote dos poetas, tema de novela, assunto de pesquisa científica ou de dissertação filosófica.A ciência até tentou descobrir a capsula da felicidade.Acreditou-se num dado momento que alguns remedinhos fossem capazes de transformar um deprimido crônico numa pessoa alegre e saltitante.Mas o resultado obtido atraves de um tratamento medicamentoso sempre foi e é apenas paliativo e circunstancial, apesar de importante.Fato é que ninguém quer estar triste e, justamente pela negação da tristeza, a humanidade anda cada vez mais acabrunhada, cabisbaixa, desiludida.

Não dá pra negar a existência dos sentimentos humanos, não dá também pra varrer pra debaixo do tapete o lado obscuro de cada um de nós e suas consequências.Assim, quando apontamos os defeitos do outro, é bom que a gente repense nossas atitudes para avaliar se não incorremos também no mesmo erro ( se é que podemos reduzir qualquer atitude ao conceito de erro ou acerto) .Acho que todo mundo tem suas esquisitices, seus desvios de comportamento. A perfeição com certeza pertence à esfera divina e está bem longe de nós. Por isso, a felicidade pode também sumir de nossas vidas se a gente não resgatar a simplicidade em sua acepção mais verdadeira.

O que precisamos realmente para ser feliz? À medida que vamos nos distanciando de tudo aquilo que nos diferencia do outro: posição social, diplomas, conta bancária, conforto,religião, gênero, etnia, e nos conectamos ao que nos irmana:espiritualidade, valores morais e éticos, cidadania, emoções, vamos perceber que a felicidade é muito mais viável do que se imagina, que ela é antes de tudo conciliadora e não egoísta.Que não dá pra ser feliz sozinho.E aqui me refiro não somente ao(à) parceiro (a) amoroso(a), ao (à) amante, mas ao próximo.

Não acredito em nenhuma receita pra ser feliz, mas creio e muito que ações assertivas para o bem-comum, o exercício da empatia como norma de vida, mais uma constante atenção e cuidado com as nossas relações afetivas podem sim nos garantir muitos momentos ricos e lindos de genuína felicidade.
amarilia
Enviado por amarilia em 30/09/2009
Reeditado em 11/08/2013
Código do texto: T1840017
Classificação de conteúdo: seguro