Todo cambia

 

Cambia lo superficial
cambia también lo profundo
cambia el modo de pensar
cambia todo en este mundo

Cambia el clima con los años
cambia el pastor su rebaño
y así como todo cambia
que yo cambie no es extraño

Cambia el mas fino brillante
de mano en mano su brillo
cambia el nido el pajarillo
cambia el sentir un amante

Cambia el rumbo el caminante
aunque esto le cause daño
y así como todo cambia
que yo cambie no extraño

Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia

Cambia el sol en su carrera
cuando la noche subsiste
cambia la planta y se viste
de verde en la primavera

Cambia el pelaje la fiera
Cambia el cabello el anciano
y así como todo cambia
que yo cambie no es extraño

Pero no cambia mi amor
por mas lejos que me encuentre
ni el recuerdo ni el dolor
de mi pueblo y de mi gente

Lo que cambió ayer
tendrá que cambiar mañana
así como cambio yo
en esta tierra lejana

Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia
Cambia todo cambia

Pero no cambia mi amor...

 
Gracias a la vida ( tributo a Mercedes Sosa)

Mercedes se foi numa manhã de domingo primaveril.Não podia ser diferente.Creio que no céu uma legião de anjos prepararam um belo hino para recebê-la.Difícil será para o coro angelical selecionar o repertório, afinal são tantas e preciosas suas canções que até para o Criador não será fácil a escolha. Mas os serafins e querubins vão dar conta do recado e a receberão com todas as honrarias.

Aqui ficaremos nós, seus fãs, seus seguidores na arte e na ideologia libertária.Somos agora órfãos dessa artista ímpar que com sua voz forte, com sua figura imponente, com seu coração imenso, com sua mente iluminada lutou como poucos em prol dos oprimidos das Américas.Sua música era (e é para sempre) universal.

Quem, como eu, cresceu ouvindo as canções de Mercedes , que se encantou e se enterneceu com as letras de Violeta Parra, não tem como não sentir a dor da despedida,o vazio que fica quando alguém querido se vai.

Também foi com ela que aprendi a aprimorar a minha visão de mundo, que passei a enxergar os "sem vez e voz" que ela defendia tanto com sua arte. Foi ao som das canções da "La Negra",como era conhecida por sua longa cabeleira negra e por sua origem ameríndia, que tentava cantar com o meu portunhol bizarro, que me percebi com um pensamento político de esquerda,que passei a me posicionar politicamente,que passei a perceber o quão injusto era o planeta.

Com Mercedes tive a dimensão do quanto o Poder nas mãos erradas era o grande MAL,o que causava as absurdas injustiças sociais, a miséria, o preconceito e as guerras. Mercedita foi a minha grande inspiração.

Felizmente Mercedes se foi num momento em que a sua amada América (ou Américas) já não está mais tão abandonada e sem visibilidade.Os povos que ela representava (e seguirá sendo seu grande ícone) já ostentam um orgulho próprio de quem se reconhece como ser humano.Na exata medida que as ditaduras foram caindo,uma a uma, e governos de esquerda foram ocupando o poder,a situação dos países da América do Sul,principalmente, vem melhorando.Falta muito,mas as vozes dos oprimidos já se fazem ouvir.

Mas, apesar da orfandade, o seu legado é de tamanha magnitude, que a gente vai enxugar as lágrimas da saudade e sempre que ouvirmos a sua voz, a emoção virá do coração e colocará em nossos lábios um doce sorriso de eterna gratidão.E quando repetirmos como uma prece :"Gracias a la vida que me ha dado tanto, me ha dado la risa y me ha dado el llanto, así yo distingo dicha de quebranto..."  lembraremos certamente de darmos  graças a Deus por nos ter dado essa inigualável mulher, guerreira em todos os sentidos e uma artista única.

Vaya con Dios, linda Mercedes!
amarilia
Enviado por amarilia em 04/10/2009
Reeditado em 06/10/2013
Código do texto: T1847328
Classificação de conteúdo: seguro