Labor e valor.

A vida, desde cedo, induz os homens a buscarem seus próprios destinos e eles se consolidam seguindo rumos nem sempre esperados. Há indivíduos que tentam ser um profissional e acabam se optando por cargos diferentes. Alguns desenvolvem outras aptidões paralelas se realizando e obtendo o reconhecimento público. Tudo o que é sintetizado acaba sendo divulgado e, queira o construtor ou não, outras pessoas acabam apreciando e a elas atribuindo conotações. Chamado de experiência, o decorrer dos anos vai lapidando os profissionais e eles vão sendo valorizados conforme o efeito que causam no juízo público. Dessa vivência forma-se currículo, cartão de visita do postulante. Na prática diária também pesa as influências, mas seja ela como for, depende do valor atribuído a cada feito. Porém, todo profissional, querendo ou não, ter que ir se reciclando, somando e se aperfeiçoando no dia-a-dia.

Você já parou para pensar - Quanto vale a sua obra? Tudo o que é elaborado tem um preço. Ele pode ser material ou intelectual, mas cada autor deve avaliar a seu produto. Todos se desenvolvem segundo os seus sonhos e oportunidades. Qual profissão é mais valorizada? Os médicos, os cientistas, os advogados; as funções eletivas? Quem valoriza os trabalhos? E a lei da oferta e da procura? Também é lógico que a sociedade não suportaria só doutores, engenheiros. Ela forja uma grande soma de empregos e subempregos para sustentar o brilho que ostenta. E todos são de soberba importância. O que seria das agentes de seguros se não fosse a ação presumível dos meliantes? Dos advogados sem os contraventores? Das cidades sem aqueles que cuidam limpeza, da saúde; do circo sem o palhaço? Mas a prática mostra que cada função (plagiando Eclesiastes) é requisitada no seu devido tempo.

Para analisar sua função é necessário avaliar alguns pontos. O primeiro deles é olhar para a profissão que exerce sem a visão deslumbrada ou melancólica. Outra observação é o que ela representa para a sua vida e qual é o empenho que você lhe dedica; não esquecer de que todos os benefícios adquiridos é a retribuição pelo seu esforço e estar ciente de a natureza gerou o homem não visando felicidade, mas o trabalho. Portanto, o que você conquistou ou que almeja futuramente dependerá do respeito, da diligência que você dedica a sua profissão, fruto de seus devaneios e que o contexto em que você vive permitiu realizar. Então? Já tem idéia da sua função na sociedade?... e de quanto vale a sua obra?