BELOS EXEMPLOS

Há alguns dias, viajando de Mogi das Cruzes para Salesópolis, tive a surpresa de encontra jovens alegres e dispostos, mesmo depois de encarar uma viagem de 43 km. De estrada em reforma num ônibus nada confortável.

Saindo por volta das 12 h., de Salesópolis, depois de 1 hora e meia, enfrentando horas de estudos técnicos, voltando ao lar com o ônibus previsto para as 19 horas, que saiu costumeiramente atrasado.

Se vocês pensaram que eles viajaram quietos ou só conversavam, se enganaram redondamente.

Mesmo sob solavancos a cada parada solicitada pelos passageiros, os jovens desta história se esbaldaram ao som de velhas e novas canções do gênero sertanejo, numa viagem musical incrível.

Desde os grandes clássicos, como Cabocla Teresa, onde até a parte declamada não foi esquecida, até os atuais sucessos do chamado “sertanejo universitário” os jovens desfilaram belas canções arrancando risos da “platéia” quando não alcançavam o tom ou erravam a letra.

Lamentei profundamente quando um deles, imitando um locutor famoso fez o “encerramento” da apresentação e desceu no ponto da antiga Estação Rodoviária.

Foram mais de 70 minutos de enlevo e encantamento, que me fizeram viajar literalmente ao meu tempo de estudante, quando enfrentava, em outras condições, o mesmo percurso e também participava de “rodas de viola “ e serestas, já que freqüentava o período noturno.

E me perguntei:

Porque será que poucos jovens teem essa preocupação?

Outros tantos são levados pelos caminhos do vício e prostituição e outros indesejáveis a seus pais e familiares, sem contar o esquecimento da figura familiar que alguns deles não conhecem.

Se pudéssemos incentivar tais hábitos certamente teríamos um belo futuro para nossos jovens,

Bendita hora que decidi ir a Mogi para presenciar um espetáculo e tanto. O retorno ao passado valeu! Parabéns, meus jovens há menos tempo que eu e que Deus abençoe!

Carvalho Santos
Enviado por Carvalho Santos em 05/10/2009
Código do texto: T1849057