CARLOS DOLEZEL, REFLEXÕES (algumas palavras)

Conheci Carlos Dolezel, em formato de livro, (prosa e poesia) numa visita ao amigo Oswaldo Abreu, amigo também do escritor.

Não resisto à poesia e para ela dediquei toda a atenção na obra mencionada. Carlos Dolezel é carioca, advogado pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, da Universidade Gama Filho (turma de 1971), membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; pós-graduado em Direito Tributário pelo Núcleo de Estudos da UERJ. E mais, e mais.

É poeta. Pronto. Na dedicatória do seu livro Reflexões, diz:

“Para refletir sobre algo, é necessária a inspiração, que muitas vezes surge num átimo, num ‘insight’. Mas, para refletir sobre amor é indispensável uma musa”. Afirma claramente dedicar sua obra “Àquelas musas que, em algum momento povoaram o imaginário dos poetas, levando-os a transcender”.

O prefácio à obra Reflexões é de Sérgio Sklar, que sentencia ser “Exatamente o aspecto formal do amor que se destaca da busca em relação à beleza, aguça para Dolezel a curiosidade literária de qualquer investigador das palavras”.

Nessa infindável investigação da palavra, Dolezel presenteia musas e a própria Poesia, personificada em poemas, a exemplo deste de suave gosto e que lembra Pessoa:

ILUSÃO

Na vida tudo é ilusão

inclusive o amor,

o sonho e a paixão.

O sonho ilude a alma,

O amor engana o coração.

A paixão, traiçoeira,

Engana os dois,

a alma e o coração.

Assim viver é se iludir

E pensar que sente

Sem verdadeiramente sentir

A obra de Carlos Dolezel (1a. edição) foi publicada pelo IBDF, Rio de Janeiro, 1998.