CIUME OU INVEJA

Ao ver a polêmica causada pelo último livro do grande Escritor português José Saramago intitulado “Caim”, resolvi ver no dicionário e pesquisar como  era denominado  “ciumes” e  em sua maioria, as definições e explicações, a mais convincente para mim foi a que definiu ‘’CIUME’’ COMO SENDO O SENTIMENTO EXARCEBADO DE POSSE.

Aí eu me pergunto: posse de quê? Do homem pelo próprio homem, isto cairia no regime escravagista e não seria permitido por lei. Mas do ciume o pior é  a vigília  24  horas por dia por parte de quem não tem confiança em si mesmo. É aquela pessoa que vigia  bolsos e bolsas do companheiro (a), que faz comentários inoportunos e até  chega a perder a compostura. Quando uma pessoa chega neste estado pode perfeitamente ocorrer  um  infortúnio, até com morte ou  o aparecimento da  depressão, (hoje controlada pelo Psiquiatra ou Psicólogo). Devemos ter em mente que se queremos ser felizes, temos que aceitar a pessoa  como ela é e nunca  como queremos que ela seja. 


Não li ainda o livro do consagrado autor português. O autor parece-me  ser  “ateu” e já teve problemas  com a Igreja. Pelas Crônicas, faz um passeio  com “Caim” e mostra seu caráter um pouco diferente do Velho Testamento, embora  Caim, não tenha nenhum caráter, pois ciúme ,inveja e falta de caráter andam juntos.


A lenda de Caim e Abel :


O homem conheceu Eva. Ela deu a luz à Caim e depois à Abel,  irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava o solo. Passado o tempo, Caim apresentou seus produtos  do solo em oferenda  a Deus e Abel  as primícias e as gorduras de seu rebanho. Deus  se agradou da oferenda de Abel, mas não se agradou de Caim e suas oferendas. Caim ficou muito irritado e com o rosto abatido. Deus então dirigiu - se a Caim: “Por que está irritado e por que teu rosto está abatido? Se estivesses bem disposto não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto, não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?” Entretanto Caim disse a seu irmão Abel: “Saiamos”. E, como estavam em campo, Caim lançou - se sobre o irmão Abel e o matou.

A  lenta de Isis e Osíris

Diz a lenda, que Osíris era filho do Deus Seb com a deusa Nut. Tornou-se  Rei do Egito e  introduziu o culto à Maat, como forma de conservar o equilíbrio e a ordem no Egito. Deixou  sua mulher Isis governando e saiu para implantar a civilização no restante do mundo. Quando  voltou  foi assassinado por seu irmão Seth, que escondeu seu corpo dentro de uma Arca e o atirou nas águas do Rio Nilo. Tudo isto  pelo ciúme ou inveja da vitoria  do irmão na  sua peregrinação pelo mundo e pelo sucesso de seu governo.

Otelo :

Otelo General Mouro é prisioneiro pela cor de sua pele. É tolerado por seus dotes militares, mas não aceito pelos Venezianos e nutrem por ele sentimentos racistas. Para dissimular sua insegurança, comporta-se de modo grosseiro e impulsivo, a ponto de intimidar sua própria mulher Desdêmona. A insegurança de Otelo o deixa receptivo às intrigas de Iago,  que desperta  seus ciúmes insinuando um romance entre Desdêmona e Cássio. O ciúme se intensifica ao longo da peça e culmina com o assassinato de Desdêmona por Otelo. É  em Otelo, que se encontra a mais popular definição de ciúme: ciúme é um monstro de olhos verdes.

Concluindo, podemos afirmar que o ciúme esta intimamente relacionando à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme, mas ambas um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo de outra pessoa. Quanto mais baixa a auto-estima, mais propensa  está a pessoa de sofrer com um dos  dois sentimentos.
 
 
 
 

 

 
 

                              

Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 21/10/2009
Reeditado em 21/10/2009
Código do texto: T1879174
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.