Loterias Associadas

Loterias Associadas

Armstrong

As loterias de números praticadas no Brasil e em alguns outros países só costumam premiar os acertadores de determinadas quantidades de dezenas. Assim se premiam, por exemplo, os acertadores de seis, cinco ou quatro dezenas de uma modalidade de loteria na qual sejam sorteadas combinações do universo de 60 dezenas combinadas seis a seis. Essa prática, apesar dos possíveis investimentos sociais praticados por alguns países, não é justa com a economia de regiões mais pobres. Justamente nessas regiões vivem os que mais sonham e, consequentemente, os que mais apostam na possibilidade de acerto do grande prêmio de uma loteria. A idéia exposta a seguir pode tornar mais atrativas as loterias de números, bastando-se ratear uma parte do prêmio líquido entre os apostadores que acertarem O MAIOR NÚMERO DEZENAS sorteadas e que APOSTAREM EM AGÊNCIAS LOTÉRICAS situadas em Pequenas Áreas (micro-regiões do país praticante de loteria) que se associariam, em numeração, às dezenas sorteadas. Os prêmios aos acertadores tradicionais seriam mantidos e não poderiam ser cumulativos.

No Brasil, por exemplo, poder-se-ia dividir o espaço geográfico em Grandes Áreas perfeitamente identificadas por suas Latitudes e Longitudes variando de 5 em 5 graus. Cada Grande Área deveria ser dividida em até 100 Pequenas Áreas, também perfeitamente identificadas por suas Latitudes e Longitudes variando de meio em meio grau das latitudes e longitudes das grandes áreas onde estivessem situadas.

Todas as Agências Lotéricas seriam identificadas como instaladas na Grande Área “x” e Pequena Área “y” tal como fosse dividido um país praticante de loterias de números. Assim, em cada sorteio de uma modalidade de loteria de números, além dos prêmios convencionais pagos aos apostadores que mais fizessem pontos, deveriam ser identificadas as apostas vencedoras do Prêmio Associado às micro-regiões. Com essa finalidade, em cada sorteio, bastaria sortear-se uma Grande Área do espaço geográfico e identificarem-se as correspondentes Pequenas Áreas nelas situadas, possuidoras de mesma numeração das dezenas sorteadas. Em casos de regiões de fronteira onde não fosse possível associar as micro-regiões às dezenas sorteadas, poder-se-iam sortear diretamente as SEIS Pequenas Áreas objeto de premiação.

Dessa forma, apostadores que, por exemplo, fizessem apenas TRÊS PONTOS em uma loteria que só premiasse quem acertasse QUATRO ou mais pontos poderiam ter uma chance a mais. Por outro lado, as economias de cidades situadas em micro-regiões com poucas oportunidades de se ganhar dinheiro poderiam ser estimuladas e, quem sabe, ter um pouco mais de sorte. Pouco custa tentar.