MENTES ALIENADAS - PARTE I

Recentemente, tem passado uma série de reportagens a respeito da ansiedade dos jovens dias antes do vestibular, apresentando uma série de artimanhas para fugir do nervosismo.

O que não dizem diariamente é que uma boa parte dos jovens não terminam a faculdade que escolheram, isto se deve à falta de afinidade frente ao curso escolhido. Mas por que isto acontece? por que há tanto nevorsismo antes de prestar vestibular?

A escola, principalmente o ensino médio, perdeu seu verdadeiro significado na sociedade, melhor dizendo, as pessoas esqueceram do verdadeiro sentido da escola, o ensino médio agora só é uma ponte para para a universidade, a maneira como é ensinado força a escola a assumir um papel de obrigação (isto acontece posteriormente com o emprego), de martírio, como se o indivíduo devesse sofrer para conseguir alguma coisa na vida, é ensinado desde cedo a competir, a analisar sua vaga só a partir do ponto de vista de concorrência, a ver a situação atual como crítica. Os professores serão os responsáveis por disseminar isto? o sistema de educação não presta?

A resposta é não para as duas perguntas, a situação vai além disso, não tem nada a ver com a escola, esta apenas desenvolve (pelo menos teoricamente) as faculdades mentais, a coisa toda deve ser analisada por outro ponto de vista.

Vamos lá: Qual o fenômeno dos últimos anos na internet? Quais as atrações televisivas dão mais audiência? As respostas, obviamente são fáceis, pois é o orkut e os reallitys shows, respectivamente. Porque é muito mais interessante bisbilhotar a vida do povo do que entender o verdadeiro sentido da sua. Sabia que entre os suicídios, a maior taxa está representada pela classe média alta? ora, é uma contradição, teoricamente era para ocorrer o contrário, mas alguma coisa não faz sentido nisso tudo.

Muita coisa que dizem em jornais sobre violência, é puro sensasionalismo, que induz a um ciclo vicioso, existe violência? com certeza. Existe desmatamento? obvio que sim, mas a sociedade não é um ninho de maniacos, selvagens e gananciosos como eles querem que as pessoas pensem, por incrivel que isso possa parecer. É preciso mudar a maneira como se ver o mundo, os jornais, os livros, a internet e até as novelas (por que não?). Olhem que toda essa questão começou com o vestibular.

Críticas e opiniões são bem-vindas.

Bennet Souza
Enviado por Bennet Souza em 20/11/2009
Código do texto: T1935088