ESPIRITISMO E SAÚDE

“Tudo acontece conforme a natureza”

Hipócrates

1 INTRODUÇÃO

Desde o aparecimento do homem sobre a face do planeta, a partir do momento que adquirimos a noção de autoconsciência, algumas preocupações tem sido constantes `raça humana, e entre as mesmas destacam-se: SAÚDE E DOENÇA.

Os paleoantropídeos (homens da caverna) há milhares de anos no passado, segundo as modernas pesquisas da arqueologia, e da paleontologia, já buscavam meios de “curar” doenças as mais diversas, provavelmente pelo método da experimentação, retirando da natureza ao seu redor, os “remédios” dos quais estavam necessitados.

Os ANTIGOS EGÍPCIOS possuíam uma medicina extremamente avançada, tendo desenvolvido técnicas cirúrgicas diversas, tais como: A CESARIANA, A EXTRAÇÃO DE CATARATA, COLOCAÇÃO DE PRÓTESES DENTÁRIAS, NEUROCIRURGIAS, entre outras.

Os egípcios tratavam das doenças utilizando-se, além da cirurgia, de uma sofisticada FARMACOPÉIA oriunda de seus profundos conhecimentos da botânica.

Outra antiga civilização, que na sua preocupação com a saúde do homem, desenvolveu uma medicina extraordinária, é a CULTURA CHINESA. Para termos uma idéia dos conhecimentos dos antigos chineses, por inscrições em OSSOS E CARAPAÇAS DE TARTARUGAS das dinastias Yin e Shang com 3000 anos de idade, constam registros medicinais, sanitários e uma dezena de doenças.

Antecipando a questão da doença como um problema advindo da circulação deficitária da ENERGIA VITAL, no período anteriormente citado, a medicina chinesa incluía nos seus princípios o estudo do YIN-YANG (positivo/negativo), e do sistema de CIRCULAÇÃO DA ENERGIA PELOS MERIDIANOS do corpo humano, o que resultou no surgimento da acupuntura (tratamento por agulhas).

1.1 HIPÓCRATES, O PAI DA MEDICINA OCIDENTAL

Nascido na Ilha de Cós, em 460 a.c., HIPÓCRATES é considerado o PAI DA MEDICINA, e o mais célebre médico da antiguidade.

Hipocrates iniciou o método da “observação clínica”, e com seus trabalhos e pesquisas finda-se o período da medicina como MANIFESTAÇÃO MÁGICA E DIVINA, inaugurando-se o período da medicina científica.

Ele considerava que as doenças resultam do desequilíbrio entre o que chama de “humores” O SANGUE, A FLEUMA(ESTADO DE ESPÍRITO), A BÍLIS (AMARELA) E A ATRABÍLE (BÍLIS NEGRA).

Hipócrates afirmava que, todo corpo traz em si os elementos à sua recuperação, e que a cura somente é possível a partir do conhecimento do homem como um todo. Legou à posteridade uma obra contendo 72 livros, conhecida como CORPUS HIPPOCRATICUM (coleção Hipocrática), tratando entre outras matérias, de epidemias, articulações e fraturas, tuberculose, malária, caxumba, pneumonia, etc...

A obra de Hipócrates influenciou muitas gerações posteriores de médicos, a exemplo de outra importante figura na história da Medicina, Galeno de Pérgamo (atual Turquia, que pela primeira vez demonstrou que as artérias conduzem sangue, e não ar, como se aceitava.

Muito antes do espiritismo, e das várias correntes espiritualistas surgidas nos séculos 18, 19 e 20, Galeno afirmava:

• O corpo é apenas um instrumento da alma;

• Cada organismo se constitui segundo um plano lógico estabelecido por um ser supremo, arquiteto e guia do universo.

2 SAÚDE E DOENÇA - CONCEITOS

Existem muitas definições de SAÚDE, que é um conceito muito amplo, abrangente, da natureza humana, porém, encontramos uma bem abrangente, que consta do Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde, organizado por Luís Rey (ed. Guanabara Koogan), que é a seguinte:

"saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea(grifo nosso). É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional."

Quanto ao conceito de DOENÇA, listamos alguns deles a seguir:

• Doença (do latim dolentia, padecimento) é o estado resultante da consciência da perda da homeostasia (estabilidade) de um organismo vivo, total ou parcial, estado este que pode cursar devido a infecções, inflamações, isquémias, modificações genéticas, sequelas de trauma, hemorragias, neoplasias, e outros fatores;

• Disfunção em um organismo causada por agentes externos ou não; qualquer condição mórbida ou danosa;

• Processo mórbido definido, tendo um conjunto característico de sintomas e sinais, que leva o indivíduo a tratamento médico.

Pelas definições apresentadas, concluímos que os conceitos de SAÚDE E DOENÇA abrangem, apenas em se considerando a medicina acadêmica, tradicional, um número considerável de agentes causadores e mantenedores de ambas as condições, para um ser humano.

Quando somamos aos fatores aceitos pela medicina “convencional”, à questão da existência do ESPÍRITO, preexistente e sobrevivente ao corpo físico, por conseqüência do mundo espiritual, mais a REENCARNAÇÃO, os conceitos de SAÚDE E DOENÇA são amplificados de maneira extraordinária.

3. O QUE É O HOMEM?

Para podermos falar de saúde e doença, enfocando o problema do ponto de vista da interação espírito-matéria, faz-se necessário definirmos o QUE É O HOMEM, segundo o informado pelos Benfeitores Espirituais ao mestre Allan Kardec.

A doutrina espírita estipula que o ser humano é constituído além do corpo material, e do espírito, de um corpo sutil, chamado de PERÍSPIRITO, invisível à visão comum, salvo em situações especiais.

Encontramos a definição de matéria no Livro dos Espíritos, pergunta nº 22-a: “Que definição podeis dar da matéria? A matéria é o laço que prende o espírito; é o instrumento de que esse se serve e sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação”(grifo nosso).

Os Benfeitores Espirituais conceituam o que é “espírito”, na obra citada, pergunta nº 23: “Que é o espírito? O princípio inteligente do Universo”(grifo nosso).

Na questão nº 93 do Livro dos Espíritos, item “Perispírito”, Kardec obtém da espiritualidade o seguinte esclarecimento: “O Espírito, propriamente dito, não tem nenhuma cobertura, ou como pretendem alguns, é envolvido por alguma substância? O Espírito é envolvido por uma substância vaporosa para vós, mas ainda bem grosseira para nós; é suficientemente vaporosa para poder se elevar na atmosfera e se transportar para onde quiser”(grifo nosso).

3.1 UM CONCEITO ESPÍRITA DE SAÚDE E DOENÇA

Numa síntese apertada, e baseada na concepção espírita do ser humano, podemos afirmar, que o conceito de SAÚDE para o entendimento espírita é “o funcionamento, a interação, com estabilidade dessa TRÍADE da qual todo ser humano(encarnado) é composto ESPÍRITO-PERÍSPIRITO-MATÉRIA”.

Por conseqüência, a definição de DOENÇA sob a mesma ótica é: “toda a disfunção, desajuste, desarmonia, que altera o funcionamento harmônico da TRÍADE que compõe o ser humano(encarnado), ou seja, ESPÍRITO-PERÍSPIRITO-MATÉRIA”.

3.2 ANDRÉ LUIZ E O CORPO ETÉRICO

O Espiritismo caracteriza-se, principalmente, por ser uma doutrina progressista, sem dogmas. o que possibilita o acréscimo de novos conhecimentos, que ampliam a visão do homem sobre a sua natureza, bem como do mundo material e do espiritual.

Através da psicografia de Chico Xavier, o espírito André Luiz, em suas obras “Nos domínios da mediunidade”, e “Evolução em dois mundos” afirma que além do corpo físico, vibrando numa freqüência mais acelerada – localizado entre o corpo físico e o períspirito – existe o CORPO ETÉRICO, uma cópia energética direta do corpo físico, tanto anatomicamente quanto fisiologicamente e que se sobrepõe a ele. O Corpo Etérico interage energeticamente sustentando, estimulando e energizando o corpo físico. É nele que que atuam diretamente a homeopatia e a acupuntura.

O corpo etérico seria uma espécie de condutor das energias provenientes do perispírito para o corpo físico, e das energias que o corpo físico envia para o perispírito, através da alimentação, e dos pensamentos e emoções experimentados na sua vida material.

3.3 O CORPO EMOCIONAL, PSICOSSOMA, ASTRAL, AEROSSOMA OU PERISPÍRITO

ANDRÉ LUIZ em praticamente todas as suas obras, tais como “NOSSO LAR”, “EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS”, “NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE”, e outras, também aborda a existência do Períspirito, citado por Allan Kardec, informando que “sobrepondo-se” ao Corpo Etérico, vibrando numa freqüência acima, se encontra o CORPO EMOCIONAL, também conhecido como CORPO ASTRAL. Ele está envolvido na expressão das emoções e dos sentimentos. Nele se situam os nossos padrões emocionais de reação, os sentimentos, desejos, anseios, medos e todas as emoções e dores do passado, e do presente, verdadeiro arquivo de todas as nossas vivências.

4. A VISÃO DA MEDICINA PSICOSSOMÁTICA SOBRE AS DOENÇAS

Em geral, os profissionais de saúde ainda fazem a distinção entre as doenças psicossomáticas e outras de fatores genéticos, acidentais, ambientais ou orgânicos e, neste caso limitam as manifestações psicossomáticas exclusivamente nas alterações com causas de origem psicológicas.

Aceitando que a mente, por não conseguir resolver ou conviver com um determinado conflito emocional, passa a produzir mecanismos de defesa com o propósito de deslocar a dificuldade e/ou "ameaça" psíquica para o corpo. Com isso, acaba drenando, na forma de doença e seus respectivos sintomas, problemas psicológicos. Neste sentido, entre várias doenças aceitas como psicossomáticas podemos citar:

• Artrite

• Câncer e todos os tipos de doenças auto-imunes

• Manchas no corpo

• Gastrite

• Úlcera

• Asma

• Praticamente todos os transtornos de pele

• Alergias variadas

• Rinites

• Impotência sexual

• Muitas disfunções oftálmicas

• Hipertensão arterial

• Fibromialgia

O surgimento dos sintomas depende e varia de três fatores interdependentes:

1. Qualidade de vida, incluindo hábitos alimentares, atividades físicas, sedentarismo, etc.

2. Herança genética, que pode deixar os indivíduos mais predispostos para desenvolverem alguns tipos de doenças.

3. Fatores psicoafetivos de acordo com o manejo das emoções, dos traumas e dos sentimentos de abandono, rejeição, inclusão, culpa, etc.

4.1 A VISÃO DA DOENÇA NA MEDICINA TRADICIONAL, NA PSICOSSOMÁTICA E NO ESPIRITISMO

A medicina tradicional reduz a doença a questões de ordem genética, da qualidade de vida, e agentes patológicos diversos (vírus, fungos, bactérias), descartando a possibilidade de haver uma causa além da matéria densa, para os males de quaisquer espécies.

Na medicina psicossomática admite-se, além das causas defendidas e aceitas pela medicina tradicional, que a mente pode produzir determinados doenças, pela persistência de estados emocionais conflituosos.

O Espiritismo leciona que, o desequilíbrio entre os diversos corpos do homem, quer sejam oriundos de comportamentos inadequados desta vida atual, presente, ou de vidas passadas, poderá provocar doenças dos mais diversos tipos, sejam elas “físicas”, “emocionais” ou “mentais”.

4. SAÚDE E DOENÇA – ENCARNAÇÃO, DESTINO E LIVRE-ARBÍTRIO

No meio espírita, e no meio espiritualista, em geral, existe a noção equivocada de que a doença é um mecanismo de cobrança dos erros do passado – principalmente quando congênitas, crônicas, e as que levam rapidamente ao desencarne -, que surge para “quitarmos” nossos débitos com a lei divina

Na pergunta nº 132 do Livro dos Espíritos, Kardec questiona sobre qual seria o objetivo da encarnação? A resposta cristalina é : “- A lei de Deus lhes impõe a encarnação com o objetivo de faze-los chegar à perfeição ...”. Em nenhum momento aparece a palavra quitação de débitos, sofrimento, fado, dor, doença ou qualquer outro termo, que signifique “FATALIDADE”.

Chegamos à estágios evolutivos melhores por intermédio das escolhas, que vamos fazendo por todas as nossas existências, acertamos e erramos, e mesmo quando surge o ônus existencial da doença, por opções compo

rtamentais desequilibradas, a forma como “vemos” a questão será decisiva, da seguinte maneira:

• Escolhemos ver a doença como punição divina, como um carma, um fardo, uma fatalidade irremediável, entregando-nos à noção de que estamos sendo castigados pela lei, por isso, merecemos sofrer, numa atitude sado-masoquista?

• Escolhemos ver a doença como oportunidade de mudarmos a forma como nos relacionamos conosco próprios, e com o universo ao nosso redor, mobilizando nossas energias interiores para melhorar nossa qualidade de vida, e conseguirmos, até mesmo a cura, numa postura assertiva?

Kardec questiona os espíritos sobre a FATALIDADE na questão nº 851, do Livro dos Espíritos, e obtém como resposta que “a fatalidade existe unicamente pela escolha que o espírito fez, ao encarnar, desta ou daquela prova para sofrer. Escolhendo-a, institui para si uma espécie de destino que é a conseqüência mesma da posição em que vem a achar-se colocado. Falo das provas físicas, pois pelo que toca às provas morais e tentações, o Espírito, conservando o livre-arbítrio quanto ao bem e ao mal, é sempre senhor de ceder ou resistir...” (grifos nossos).

A resposta reproduzida acima, derruba a noção de DOENÇA COMO FATALIDADE, DESTINO, SINA, CASTIGO, porque a espiritualidade esclarece que toda prova (doenças, acidentes, eyc ...) pela qual o espírito passe ao encarnar É FRUTO DA SUA ESCOLHA, de acordo com a POSIÇÃO EM QUE SE ACHE COLOCADO (grau de evolução).

Ainda nos referindo à resposta citada, analisando a expressão nela contida “FRUTO DA SUA ESCOLHA”, vemos surgir o conceito magno de LIVRE-ARBÍTRIO, que aplica-se a tudo em nossas vidas, inclusive na delicada questão da SAÚDE-DOENÇA.

O Codificador obtém da espiritualidade a seguinte resposta à pergunta nº 843: “O homem tem o livre-arbítrio dos seus atos? Já que tem a liberdade de pensar, tem também a de agir.Sem o livre-arbítrio o homem seria uma máqunia” (grifo nosso).

A importância da resposta dada pelos espíritos a Kardec é colossal, porque na expressão “SEM O LIVRE-ARBÍTRIO O HOMEM SERIA UMA MÁQUINA”, encontra-se a diretriz libertadora, dinâmica, pró-evolutiva do ser humano, que pode assim escolher, mesmo quando confrontado por desequilíbrios orgânicos, emocionais, psicológicos ou espirituais: BUSCAR A SAÚDE, OU SER VENCIDO PELA DOENÇA!

5. ROTEIRO À SAÚDE DO CORPO-MENTE-ESPÍRITO

Sugerimos a adoção de algumas atitudes, posturas, para aqueles que desejam manter a saúde, e para os que estão enfrentando desequilíbrios, retornarem, oportunamente, ao estado saudável, quais sejam:

• Abra a sua mente para o novo, porque a mente aberta, permite que você CRIE, CRESÇA, ENCONTRANDO NOVOS CAMINHOS NA SUA VIDA;

• Quem se conhece, vive melhor, em qualquer idade e situação, por isso, procure conhecer-se, conhecer o seu interior, lembre-se da afirmação filosófica: CONHECE-TE A TI MESMO!;

• Supere o péssimo hábito de viver no passado, ou viver ansioso com o futuro: O TEMPO PRESENTE É TUDO O QUE O HOMEM POSSUI DE CONCRETO;

• Não culpe os outros por seus fracassos, derrotas, problemas, assuma o comando da sua vida. PERDOE A TODOS, E PERDOE-SE, TAMBÉM;

• Fortaleça seus laços de família, amizade, ou seja, evite o isolamento constante, doentio, porque a CONVIVÊNCIA É ESSENCIAL PARA A SAÚDE DO CORPO E DO ESPÍRITO;

• Faça da meditação ou da oração, dependendo da sua escolha, uma forma de conexão diária com as energias superiores, PORQUE NA MEDITAÇÃO E NA ORAÇÃO ATINGIMOS ESTADOS ELEVADOS E BENÉFICOS DE CONSCIÊNCIA:

• Alimente-se de forma adequada, usando o princípio defendido pelo pai da Medicina, Hipócrates, que afirmava: FAZE DO TEU ALIMENTO, O TEU REMÉDIO;

• Saia do seu casulo, do seu mundo, olhe em volta, e veja, há muita coisa a ser feita no planeta. SEJA ÚTIL, DEDIQUE-SE A ALGUMA CAUSA HUMANITÁRIA, EM PROL DO SEU PRÓXIMO. Isso aumenta o bem estar, e nos transmite uma imensa satisfação interior;

• Crie o hábito de manter-se com expectativas positivas, sempre, PORQUE AS EXPECTATIVAS POSITIVAS, GERAM ENERGIAS POSITIVAS, QUE ATRAEM COISAS POSITIVAS;

• Finalizando, lembre-se de que sempre receberemos amparo, em qualquer situação, primeiro do Criador Universal, dos nossos parentes e amigos encarnados, e lógico, dos nossos benfeitores e amigos espirituais: A AJUDA VIRÁ SEMPRE, NA HORA E LUGAR CERTO, TENHA ESPERANÇA, SEMPRE.