Ninguem merece o titulo brasileiro

Eu sei que o São Paulo estava desfalcado contra o Botafogo, mas, convenhamos, o líder do campeonato - e que pode ser tretacampeão brasileiro - não pode ficar satisfeito com o que jogou no Engenhão. O Jason quase morreu do coração com o que viu.Deu sorte de assistir, na mesma rodada, o Flamengo se engasgar com o Goiás, diante de quase 100 mil torcedores no Maracanã, e permaneceu líder.

O que vou dizer aqui pode parecer um paradoxo, porque, pela primeira vez, desde que começou a ser disputado em pontos corridos, seis times (São Paulo, Flamengo, Inter, Palmeiras, Atlético-MG e Cruzeiro) têm chances matemáticas de ser campeão, a duas rodadas do fim. E mais: não lembro de um campeonato brasileiro com uma mobilização popular tão grande.

Mas os pretendentes ao título são tão imprevisíveis quanto inconfiáveis. Além da decepção do São Paulo na rodada de ontem, podemos lembrar aqui “apagões” dos outro cinco candidatos, como Barueri 2×0 Flamengo; Inter 0×1 Botafogo; Palmeiras 2×2 Sport; Atlético 0×1 Inter (com a torcida do Galo gritando “timinho, timinho”); e Cruzeiro 2×3 Fluminense.

Os matemáticos garantem que o São Paulo tem 53% de chance de ganhar o título, Flamengo 32%, Inter 9% e Palmeiras 6%. Há até a possibilidade de o campeão (no caso do tricolor) sair com uma rodada de antecedência, mas é melhor não apostar.

Até parece que ninguém merece o título de 2009.

Marcondes Brito
Enviado por Marcondes Brito em 23/11/2009
Código do texto: T1939647